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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Inteligência Artificial e as novas categorias de mercado

De acordo com o Gartner, líder global em pesquisa e consultoria, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) está entre as principais tendências tecnologias para este ano. A consultoria identificou que as evoluções tecnológicas devem impactar de forma considerável os negócios, bem como, criar novas oportunidades e categorias de mercado, como o segmento high ticket, a venda de produtos e serviços de alto valor agregado, impulsionado pelo digital e aliado às novas tecnologias apresentam grande potencial para os próximos anos. 

Ainda segundo o Gartner a adoção da IA pode contribuir para acelerar e escalar ainda mais rápido os negócios. Até 2026, a IA generativa deverá mudar significativamente 70% do design e do esforço de desenvolvimento de novos aplicativos da web e de aplicativos móveis. Entre as principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2024 estão: Gestão da Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM), Gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM), Tecnologia sustentável, Engenharia de plataforma, Desenvolvimento aumentado com IA, Plataformas do setor na nuvem, Aplicativos inteligentes, IA generativa democratizada e Força de trabalho conectada aumentada. 

A IA também tem transformado o marketing cada vez mais estratégico aos negócios, como os novos recursos tecnológicos com a  automação nos processos de análises de dados, assim como na personalização de conteúdo, essa abordagem permite mais agilidade na tomada de decisões dentro de uma operação. Os dados coletados de forma analítica aliado aos algoritmos preditivos se transformam em indicadores de comportamento ou novos padrões de consumo e compra, informações imprescindíveis para qualquer operação independente do segmento de atuação ou área de interesse.  

Em outro estudo, o Panorama de Marketing, realizado pela RD Station em parceria com as empresas TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, aponta que 73% dos profissionais na área de marketing destacam a Inteligência Artificial como principal tendência para o próximo ano. Um exemplo de adoção da IA tem sido destaque tem sido o uso do ChatGPT, chatbot baseado em inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI.

As campanhas de marketing, na era da Inteligência Artificial, estão mais sofisticadas que as ferramentas baseadas em IA otimizam os mecanismos ou motores de busca, o que ajuda a potencializar os resultados, também conhecido pela sigla SEO  — Search Engine Optimization. A IA também deve ser utilizada no reconhecimento de imagem e vídeo facilitando a identificação de produtos em imagens, monitoramento de marca em vídeos e análise de sentimentos em conteúdo visual.

Ainda que as novas tecnologias permitam impulsionar e escalar os negócios, elas devem ser entendidas como o meio, o caminho para aprimorar a experiência de um serviço ou produto. O que determina o sucesso de um modelo de negócio está mais associado ao valor dele para quem adquire ou consome um serviço ou produto, essa relação nunca cessa é contínua, é ela que torna algo promissor e escalável e, quem sabe, até mesmo perpétua. 

Autor:

Henrique Marinho é consultor e estrategista digital, líder no mercado brasileiro do high ticket no perpétuo, uma metodologia de negócios para comercialização de produtos e serviços de alto valor agregado. Ele é também fundador da HM Marketing Digital,  empresa de educação corporativa voltada para líderes e empresários que desenvolvem ou buscam atuar no setor de  produtos e serviços high ticket.

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