19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Círculos da vida

E mais uma semana se inicia. E com ela, mil e uma novas oportunidades…

Sim, cada amanhecer nos traz novas oportunidades de realizações… cada novo dia é uma miríade de novos projetos que se formam em nossa mente. Vamos realizar todos eles a contento? Dificilmente. Talvez cheguemos perto de concretizar uma ou duas das inspirações que tivemos… muitas vezes, nem isso…

E porque é tão difícil assim realizarmos nossos projetos, dar forma aos nossos sonhos? Bem, aí há muitas variantes… a principal é que nenhum projeto pode ser levado à frente sem algum sacrifício pessoal…  e muitas vezes o momento não permite ao postulante ser tão abnegado ao ponto de abrir mão de algumas coisas… mesmo porque muito daquilo que ele teria que deixar de lado não depende de sua vontade…

Vivemos em sociedade… pertencemos a vários círculos, e em cada um temos nossas responsabilidades, nossos deveres. E não podemos faltar com estes, sob pena de fazermos todo um sistema ruir. Exagero? Nem um pouco…

O círculo primordial é, sem dúvida, a família. Cada indivíduo desempenha seu papel nesse grupo, e sua atuação é crucial para mantermos os objetivos do mesmo… quando um dos membros deixa de cumprir com sua parte, os outros tem que se adaptar e sanar a falta que houve no grupo… é a versatilidade dos membros entrando em ação…

E isso se aplica a todos os outros círculos dos quais fazemos parte… porque todos esses círculos são mais que a simples reunião de pessoas com objetivos semelhantes… esses círculos tem vida própria, e de certa forma dominam as pessoas que fazem parte dos mesmos…

Não importa se é um grupo de amigos, a escola, um clube, uma empresa… todos esses círculos tem uma vida independente, onde a pessoa nada mais é que apenas uma célula que compõe esse corpo… e quando essa célula deixa de responder a contento, tem que ser descartada e o grupo tem que suprir a falta desta…

É… viver é mais complicado do que parece. Temos mil e uma regras para seguir, e os nossos projetos somente serão passíveis de realizar se estiverem alinhados com as necessidades do grupo… e se formos nós as pessoas escolhidas no grupo para realizá-los… caso contrário…

Tania Miranda
Tania Miranda
Trabalho na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e minha função é "Agente de Organização Escolar", embora no momento esteja emprestada para o TRE-SP, onde exerço a função de "Auxiliar Cartorário". Adoro escrever, e no momento (maio de 2023) estou publicando meu primeiro livro pela Editora Versiprosa...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Reflexões

Brincar de “Poliana”

A batalha da vida

Quem somos nós?

Patrocínio