26.5 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

ESG: Inteligência Artificial é aliada para eficiência energética e sustentabilidade

– Automation Fair 2023 destaca novas tecnologias que estão acelerando megatendências de sustentabilidade ao redor do mundo.

A Inteligência Artificial (IA) está abrindo um novo campo de soluções para a sustentabilidade na indústria, oferecendo ao setor ferramentas disruptivas para eficiência energética, com alto impacto para redução de emissões de gases poluentes.

O tema foi um dos destaques de sustentabilidade da Automation Fair 2023, feira de inovação e tecnologia da Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital.

Soluções de eficiência energética trazidas pela IA incluem a identificação de pontos de perda de energia em plantas industriais e recomendações de economia de energia baseadas em dados processados em tempo real.

“Por meio de Machine Learning e Inteligência Artificial, empresas podem usar de forma autônoma diferentes fontes de energia ao longo do dia, de acordo com o contexto específico das tarifas, ou com o desempenho de painéis solares. Isso impacta não apenas o consumo, mas também a geração de energia,” explica Tom O’Reilly, vice-presidente de sustentabilidade da Rockwell Automation.

O portfólio de soluções para sustentabilidade industrial da Rockwell Automation inclui produtos e serviços voltados à gestão eficiente de energia em unidades fabris, com monitoramento, análise e ferramentas para o controle das operações baseado em dados gerados em tempo real.

Para as empresas, os benefícios incluem ganho energético em unidades ou plantas, diminuição de riscos relacionados à infraestrutura, além de redução de custos com manutenção e compliance regulatório.

“Temos clientes que nos procuram dizendo que têm uma meta de descarbonização, sabem que precisam investir em energia renovável, mas não sabem realmente como alocar os seus recursos para atingir isso. Então, o trabalho que fazemos aqui na Rockwell é levar nossa expertise para entender onde estão as melhores oportunidades de eficiência energética no chão de fábrica,” afirma O’Reilly.

Hidrogênio verde é megatendência em sustentabilidade

Algumas das megatendências em sustentabilidade apresentadas durante a Automation Fair incluem iniciativas voltadas para produção de hidrogênio verde, que é obtido através da eletrólise da água e sem emissões de CO2.

De acordo com O’Reilly, outra megatendência para o setor são as mudanças regulatórias e novas obrigatoriedades de compliance para industrias ao redor do mundo. Essas mudanças incluem novas regras para divulgação de informações, atingindo diferentes elos da cadeia industrial, como fornecedores e prestadores de serviços.

ESG demanda cooperação empresarial

A Rockwell Automation é pioneira em sustentabilidade industrial, oferecendo sistemas de última geração para diminuir o desperdício e sugerir melhorias na utilização de recursos, como energia e água.

Mas a complexidade dos desafios de sustentabilidade demanda também cooperação entre empresas e países, segundo O’Reilly. “Para impulsionar a sustentabilidade em escala global na indústria, todos nós precisamos estar juntos. Trata-se de colaboração, comunicação, trabalho conjunto, e isso inclui até mesmo trabalhar com nossos concorrentes. Por isso, nós assumimos um papel de liderança no Fórum Econômico Mundial, falando sobre sustentabilidade e produtividade na indústria de ponta.”

A sustentabilidade industrial é um dos principais destaques de negócio da 32ª edição da Automation Fair, feira anual que deve receber mais de 10 mil pessoas entre 6 e 9 de novembro em Boston, nos Estados Unidos.

Sobre a Rockwell Automation

Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial, acesse o link.

Autora:

Maria Luísa Mello

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio