Typcal, startup de proteínas alternativas, é selecionada em projeto da Ambev e premiação da KPMG
Foodbiotech é pioneira na categoria mush-based na América Latina e foi escalada para o Projeto 100+ Labs Brasil, da Ambev, e no prêmio Global Tech Innovator 2023, da KPMG
Setembro de 2023 – Criada em 2019, a Typcal está em crescimento acelerado e tem como foco desenvolver o mercado de proteínas alternativas. Neste ano, a marca anunciou uma tecnologia de fermentação inédita na América Latina, que utiliza como matéria-prima o micélio (a raiz do fungo). Ou seja, a Typcal está criando uma nova categoria no mercado nacional: a mush-based. Com essa nova frente, a empresa visa desenvolver o mercado B2B como um novo player de ingredientes, fornecendo matérias primas à base de fungos para grandes marcas de alimentos.
Para desenvolver a proteína mush-based, a Typcal criou um processo exclusivo de fermentação de biomassa, que é conduzido dentro de biorreatores e propicia criar cortes em apenas 24 horas – um processo muito mais rápido e escalável do que qualquer outra proteína do mercado. Pela inovação que está trazendo, a marca foi selecionada em dois importantes projetos recentemente – que permitirá alavancar a revolução que está propondo para o futuro da alimentação. São eles:
Projeto 100+ Labs Brasil, da Ambev
Junto com outras 21 startups, a Typcal irá participar da 5ª edição do programa 100+ Labs Brasil. A iniciativa é uma co-realização da USAID e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), execução do Quintessa, em parceria com PepsiCo e Unilever, com o apoio da Ball e Valgroup e o apoio institucional da Libra Branding, Machado Meyer e Pacto Global. Seu objetivo é incentivar projetos e soluções que podem gerar resultados positivos para o meio ambiente, para a sociedade e para o seu próprio negócio.
Nesta primeira fase – o Intensive Learning – foram selecionadas 22 startups com foco em desenvolvimento de embalagens sustentáveis, reciclagem, recuperação ambiental, economia circular,gestão de sustentabilidade de fornecedores, cadeia de produção de produtos e turismo na Amazônia, gestão de pessoas com foco em Diversidade e Inclusão, tecnologia de apoio ao agricultor/agrônomo, e inovação em cuidado e gestão hídrica. Todas elas, com o apoio dos parceiros do projeto, terão a oportunidade de refinar suas soluções em um processo com oito semanas de duração.
Os empreendedores e empreendedoras passarão por workshops sobre temas relevantes para o desenvolvimento do negócio e aprimoramento das suas propostas a serem implementadas junto à Ambev ou organizações parceiras. O objetivo é encontrar ideias inovadoras que possam auxiliar a Ambev, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), PPA e parceiros a atingirem as suas metas de sustentabilidade por meio da implementação de piloto.
Além da implementação do piloto, as soluções selecionadas terão a possibilidade de receber suporte individual de um gestor do Quintessa, acessar a rede de executivos da Ambev e parceiros, acadêmicos, especialistas, investidores, líderes de sustentabilidade corporativa e grandes players do mercado. Além disso, terão a oportunidade de participar de encontros e mentorias com fundos de investimento e escritório jurídico especializado. Também serão consideradas candidatas potenciais para receber investimentos e avançar na sua internacionalização por meio do programa global 100+ Accelerator.
Entre os negócios selecionados estão: Biome4All; ConnectFARM; Krilltech NanoAgtech; PretaTerra; ACAI MAPS; Apoena Industrial Ltda; Braziliando; Deveras Amazônia; DINAM; Taberna da Amazônia; HUMMA+; PlurieBR; Se Candidate, Mulher!; Typcal; BioUs Biotech; Mush; Wastebank WB; Ceres Seeding; NeoWater; Octa; SQUAIR; e Gedanken.
Prêmio Global Tech Innovator 2023, da KPMG
A KPMG divulgou a lista das 10 startups brasileiras finalistas da etapa nacional do Prêmio Global Tech Innovator 2023. A iniciativa reconhece startups inovadoras, de rápido crescimento, e as apoia para progredirem nos negócios. Na próxima fase seletiva, quando será escolhida a vencedora nacional, cada startup fará um pitch e passará por uma sabatina de um corpo de jurados especialistas do ecossistema.
Conheça as finalistas, em ordem alfabética: Cromai; Eco Panplas; Glia Innovation; Klavi; Pix Force; Planty Biotech; SDW – Sustainable Development and Water For All; TideWise; Trakto; e Typcal.
Sobre a Typcal
A Typcal é uma foodbiotech voltada ao consumo saudável. Criada em 2019 como 100 Foods, a startup fez a primeira rodada de captação anjo em abril de 2020. Nos dois anos seguintes, expandiu a atuação para outros territórios e desenvolveu a linha de produtos análogos à base de plantas. Em 2022, a empresa finalizou a rodada seed e fez um rebranding, com a mudança de nome e visual. Diante da nova estratégia, Bernardinho e Bruninho passaram a integrar a empresa como sócios. Em 2023, a empresa está trazendo ao mercado uma nova tecnologia de fermentação de micélio (fungo comestível) – inaugurando a categoria mush-based no Brasil.
Autor:
Juan Perez