Inscrições para a prova vão até o próximo dia 25 de agosto e as provas serão realizadas no dia 01 de outubro
São Paulo, agosto de 2023 – A Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro – está na fase final de inscrição para o 45° exame de certificação CFP® (Certified Financial Planner), certificação internacional de distinção que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal no próximo dia 25 de agosto. As provas estão previstas para o dia 01 de outubro.
Conhecida internacionalmente, a certificação no Brasil é de responsabilidade direta da Planejar, que adaptou o Programa Detalhado do Exame de Certificação CFP® aos padrões e à legislação brasileira, de forma a testar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional em uma gama extensa de produtos e serviços, do mercado brasileiro e internacional.
Apesar disso, é importante que se diga que o certificado segue os padrões mundiais definidos pelo FPSB (Financial Planning Standards Board), os quais visam garantir ao público acesso aos serviços de um profissional competente, ético e que possui comprovada experiência prática na prestação de serviços de planejamento financeiro pessoal.
Para receber a certificação CFP® é necessário que se cumpram quatro etapas: tendo seu início no exame, depois educação, experiência profissional e ética respectivamente. Além disso, é importante ressaltar que a partir da edição anterior do Exame, o curso “Plano Financeiro” também se tornou parte do processo, se tornando um requisito obrigatório, visando o desenvolvimento de um plano financeiro mais estruturado para um cliente, que reflitam, os seis pilares principais do Planejamento Financeiro.
Adicionalmente a esses princípios básicos, o curso tem como objetivo a inclusão de outros assuntos que sustentam esse processo como a análise da gestão financeira de um indivíduo ou uma família; o conhecimento de fundamentos de economia e finanças e a aplicação e avaliação de métodos de análise de investimentos.
Desse modo, para que os interessados em se certificar e estejam aptos aos requisitos, podem se inscrever pelo site oficial da Planejar.
Autor:
Adriano Santos