20.1 C
São Paulo
terça-feira, 25 de junho de 2024

Primeiro curso de oratória para crianças e adolescentes é criado em São Paulo

Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, explica que a oratória pode ser
desenvolvida em qualquer fase da vida e aponta a importância de investir nesse aprendizado

São Paulo, agosto de 2023 – A partir de outubro, a Vox2You em São Paulo irá oferecer curso de oratória para crianças e adolescentes. São três possibilidades: de 7 a 9 anos (kids), de 10 a 12 anos (kids 2) e de 13 a 17 anos (teens). Com uma didática diferenciada para cada grupo e aulas presenciais, serão cursos regulares, totalizando oito meses de aulas, divididos em dois blocos, com 20 aulas em cada bloco. 

A oratória é uma habilidade muito importante para uma pessoa e pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida, inclusive na infância. Alguns estudiosos chamam o período de ‘janelas da oportunidade’, que consistem nas chances que a criança tem para se desenvolver, especialmente nos aspectos: sensorial, motor, cognitivo, emocional e social. Ou seja, tais fases impactam no desdobramento de todo o potencial comunicativo.

Dados do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais afirmam que o cérebro humano funciona como uma espécie de esponja na infância. De acordo com especialistas, este período é um dos mais importantes para o estímulo do potencial infantil. Porém, vale destacar que com o passar dos anos, tal flexibilidade vai diminuindo, e após os 11 anos, a criança continua a aprender, mas não no mesmo ritmo e com todo o potencial de antes.

Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo, explica que pelo fato da infância ser o período de maior exposição de estímulos e cenários, estes elementos podem facilitar o desenvolvimento da comunicação e oratória, pois seja verbal ou não verbal, o ato de se comunicar é algo que ocorre independentemente da idade.

Segundo Fran, com o passar do tempo e conforme vão crescendo, algumas habilidades são amadurecidas com mais facilidade do que outras. “As crianças vivem diversas situações, que geram experiências diferentes para cada indivíduo. Um exemplo disso é o medo de falar em público, que na grande maioria das vezes, se desenvolve na infância, devido a traumas que são adquiridos”, destaca.

Diante desta situação, a especialista ressalta que o primeiro passo é buscar entender quais são as dificuldades apresentadas pela criança quando se trata de comunicação, para que seja possível identificar as causas e recorrer a iniciativas que ajudem a resolver o problema. É importante destruir estigmas para priorizar o aperfeiçoamento da oratória, especialmente nas crianças.

Por essa razão, Fran acredita que os cursos de oratória são fundamentais para ajudar no desenvolvimento da comunicação, tanto para crianças quanto para adolescentes. “Os cursos permitem trabalhar diversos aspectos, desenvolver habilidades e assim conseguir promover uma evolução de maneira geral. Afinal, quanto mais cedo aprenderem sobre oratória e comunicação, mais preparados para um grande futuro estarão”, finaliza.

Mais informações e inscrições dos cursos de oratória para crianças e adolescentes no site.

Sobre Fran Rorato

Fran Rorato é atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo. Ao longo da carreira atuou como apresentadora em programas de TV na Record, RedeTV e É+TV e liderou projetos de treinamentos e mentorias voltados para oratória. Atualmente é reconhecida pelo mercado como uma das maiores especialistas do país em comunicação. 

Com conhecimento e prática, idealizou e fundou a 2Talk Show, empresa de agenciamento e direção artística de palestras, a construção de “palestra show”. A empresária é também conselheira da Vox2You, primeira e maior rede de escolas de oratória da América Latina, com 145 unidades distribuídas em todo território nacional. Fran lidera a operação de São Paulo que reúne três franquias: Moema e Itaim (operando) e Paulista (em fase de projeto criativo – layout da escola). É formada em Artes Cênicas, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro; graduada em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e cursou Psicanálise no Instituto Brasileiro de Psicanálise. 

Autora:

Alice Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio