13.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de julho de 2024

“Parcerias Público-Privadas: Um Farol Ético para Combater a Corrupção e Impulsionar o Desenvolvimento do Brasil”

Lendo notícias aleatórias, comparei-me com a seguinte reportagem: “Prefeitura de Guarulhos conclui leilão de PPP modelado pelo BNDES para novo hospital infantojuvenil”. Não muito distante disso, sentado à mesa de reunião de uma grande organização, ouvi de um CEO uma abordagem mais estratégica e comercial sobre o assunto expressa em uma única frase: “Vamos investir pesado nas PPPs, pois esse modelo visa combinar os recursos, a expertise e eficiência do setor privado com os objetivos e as responsabilidades do setor público.” Em seguida, ele destacou a importância de investir consideravelmente nas PPPs, ressaltando que estas têm sido aplicadas em diversos setores, como infraestrutura de transporte, saneamento básico, saúde, educação e segurança pública.

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) têm se mostrado cada vez mais relevantes no atual cenário em que o orçamento público é limitado, diante do contexto atual, a maior participação da iniciativa privada pode ser uma saída para que o governo encontre os recursos necessários para investir em infraestrutura. As PPPs permitem combinar os recursos, a expertise e a eficiência do setor privado com os objetivos e as responsabilidades do setor público, acelerando a entrega de projetos, compartilhando riscos e melhorando a qualidade dos serviços.

Como conciliar uma série de fatores, como contratos bem modificados, capacidade técnica e institucional do setor público, transparência e mecanismos eficientes de controle e fiscalização, com a necessidade de transparência e equidade dessas parcerias, considerando os desafios que o país enfrenta na relação à corrupção? O Brasil obteve uma classificação desfavorável no ranking de percepção de corrupção, ocupando a 94ª posição em um índice que avalia a integridade no setor público em 180 países, de acordo com a Transparência Internacional. Essa colocação destaca a existência de questões que precisam ser abordadas para fortalecer a confiança nas instituições e garantir um ambiente propício ao sucesso das PPPs.

Resolver os desafios relacionados à corrupção e garantir o sucesso das Parcerias Público-Privadas (PPPs) processos específicos e complexos que exigem uma abordagem multifacetada. Este empreendimento se configura como um compromisso de longo prazo, exigindo ações coordenadas de diversos setores da sociedade. Além disso, é imprescindível o respaldo de líderes empenhados na promoção da ética, transparência e responsabilidade.

Sem dúvidas, no labirinto complexo das instituições humanas, onde interesses e propósitos se entrelaçam erguer alicerces sólidos se torna uma demanda crucial. Assim como um navegante busca uma estrela-guia no meio da escuridão do oceano, instituições bem intencionadas também irão precisar de um farol forte e reluzente de princípios éticos para iluminar suas jornadas. A batalha contra a corrupção, envolta em sombras e sutilezas, assemelha-se a uma busca pela verdade nas profundezas do conhecimento.

Almejo com fervor a possibilidade de compartilhar de mais mesas de deliberação como essa, nos quais as ideias reverberam em reflexões e onde os questionamentos, como galáxias intermináveis, enchem o horizonte intelectual com a promessa de uma jornada intelectual enriquecedora. E, em um futuro próximo, anseio por poder ler nas páginas dos jornais sobre o florescimento ininterrupto do Brasil, um país que não apenas superou as adversidades, mas também trilhou um caminho de desenvolvimento robusto e incessante.

Autora:

Josane Gonzaga é terapeuta, compositora e escritora com 9 livros publicados.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio