22.4 C
São Paulo
sábado, 15 de junho de 2024

Green card é realidade possível para profissionais qualificados 

Visto EB-2 é a melhor alternativa de migração para os Estados Unidos para médicos, advogados, engenheiros, dentistas e especialistas com experiência comprovada 

O sonho americano de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, que muitos ainda veem como uma conquista inatingível, é algo cada vez mais possível de ser atingido por profissionais brasileiros qualificados e experientes. São médicos, advogados, engenheiros, dentistas e vários outros especialistas com habilidades excepcionais comprovadas, independente da oferta prévia de uma vaga no mercado de trabalho americano. Os que se encontram nesta condição de ser um profissional com anos de experiência reconhecida e qualificação têm a oportunidade de aplicar para o Visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) independente de já terem garantida uma vaga de trabalho no país.  

São aceitos para esta categoria de visto bacharéis com mais de cinco anos na área ou ainda mestres e doutores. Neste caso, ao solicitar a dispensa por interesse nacional, o proponente deve apresentar em detalhes a sua trajetória profissional para mostrar o quanto todo o seu conhecimento obtido ao longo da carreira pode ser um diferencial para os Estados Unidos. 

A isenção em função do interesse nacional atende a critérios subjetivos, o que torna cada caso migratório particular. E esse é apenas mais um dos motivos que justificam a contratação de uma empresa especializada com advogados licenciados em imigração nos Estados Unidos para realizar todo o processo para a obtenção do visto americano.  

 “Algumas exigências precisam ser cumpridas, tais como apresentar o diploma educacional na área, possuir licença profissional e ter acumulado resultados profissionais significativos, além da comprovação de remuneração compatível no Brasil. Cartas de recomendação são ainda bem-vindas, pois são uma prática muito comum nos Estados Unidos no acesso a escolas e universidades, e também possuem um peso importante na aplicação ao visto EB-2. Todo este processo, essas orientações e acompanhamento são oferecidos pelos nossos advogados”, destaca o advogado licenciado nos Estados Unidos, Brasil e Portugal Vinícius Bicalho, CEO da Bicalho Consultoria Legal e membro da Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA – American Immigration Lawyers Association). 

Bicalho Consultoria Legal

Bicalho reforça a importância de contar com um advogado licenciado para definir e elaborar toda a estratégia do processo migratório. “O Visto EB-2 leva em consideração os planos profissionais ou o plano de negócios de acordo com o que o proponente vislumbra para atuar no país. De forma geral, a expectativa é de que todo o processo dure aproximadamente 20 meses, mas este trâmite pode ser acelerado, por exemplo, se for feito o pedido de ‘premium process’. Neste caso, o proponente pode ter aprovada a sua solicitação da petição inicial em até 45 dias, reduzindo significativamente todo o caminho em busca do green card”, completa. 

A aplicação para o Visto EB-2 é realizada ainda no Brasil e uma das etapas é a entrevista final de imigração que o candidato realiza no Consulado do Rio de Janeiro, única cidade do Brasil onde acontecem os processos de visto de imigrante. Quem já estiver nos Estados Unidos, seja com visto de estudante ou outro visto de trabalho, pode requerer um ajuste de status enquanto aguarda o green card pelo EB-2. 

“O cenário de crise econômica e política no Brasil, em contraste com o de oportunidades nos Estados Unidos, costuma contribuir para o aumento do interesse não apenas na economia americana, mas também no desejo de residir legalmente no país, internacionalizando negócios, no caso dos que possuem suas empresas, ou levando a carreira para um outro patamar, quando se trata de profissional experiente”, comenta Renato Oliviera, CEO da Be Internacional, empresa pertencente ao grupo Bicalho.  

A EMPRESA 

A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).   

Autora:

Rachel Motta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio