Candidatos têm até o dia 16 de junho para se inscreverem para o Exame Nacional do Ensino Médio; Estratégia Vestibulares dá dicas de como estar preparado para a prova
O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é um dos principais vestibulares do país, possibilitando a milhares de estudantes uma vaga em universidades públicas e privadas. Com inscrições abertas somente até o dia 16 de junho, os estudantes devem se atentar aos prazos e já começar a construir um plano de estudos para que possam estar preparados o suficiente no dia do exame.
Para Daniel Reis, coordenador pedagógico do Estratégia Vestibulares, ao seguir algumas dicas básicas, é possível estar preparado para o exame de maneira assertiva e produtiva, a fim de alcançar o objetivo final.
Planejamento de estudos
O primeiro passo é fazer um planejamento dos estudos. “A ideia do ciclo de estudos, com a alternância de matérias, é extremamente benéfica para a fixação do conteúdo. Também é preciso estar atento à criação de uma rotina diária, com o acompanhamento de conteúdo estudado e quantidade de exercícios resolvidos por dia”, pontua o especialista.
Conhecimento em atualização
Segundo Reis, também é importante manter o conhecimento sempre vivo na cabeça. Para isso, é fundamental que o candidato tenha um contato quase que diário com as disciplinas que estarão na prova, para que assim não esqueça os conteúdos que já foram estudados e trabalhados.
Atenção às fases de estudos
“É de suma importância que o estudante siga a três fases básicas de estudos, que são a criação da base, consolidando a teoria e tendo os exercícios como forma de reforçar todo o conteúdo; ter um tempo maior praticando exercícios e revisando a teoria já estudada, e a revisão do conteúdo e resolução de muitos exercícios”, ressalta.
Como fazer a inscrição do Enem 2023?
O aluno deve acessar a Página de Participante do Enem e clicar em “Inscrição”, informar o CPF e confirmar os seus dados pessoais. Depois disso, caso exista a necessidade de atendimento especial ou especializado, o mesmo deve ser apontado no momento da inscrição, como a necessidade de indicar a opção de língua estrangeira de sua preferência.
O próximo passo é informar a situação atual no Ensino Médio, responder o Questionário Socioeconômico, colocar um telefone fixo e/ou celular e um e-mail para contato, indicar em qual cidade você fará a prova e enviar uma foto obrigatória.
Se o candidato não estiver isento, ele deve apenas confirmar seus dados para o pagamento da taxa de inscrição e pronto, inscrição realizada. A taxa de inscrição do Enem 2023 é de R$85 e o pagamento deve ser realizado até o dia 21 de junho.
Preparação avançada para o exame final
Apesar das provas acontecerem somente em novembro, o Estratégia Vestibulares já oferece diariamente aulas gratuitas sobre todas as matérias em seu canal no YouTube voltadas aos conteúdos da prova para auxiliar os vestibulandos durante todo o processo.
Além disso, como a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com livros digitais, correção ilimitada de redações, fórum de dúvidas, simulados com questões inéditas, questões comentadas e mapas mentais. O candidato pode conferir todas as informações do Enem no link https://vestibulares.estrategia.com/curso/pacote-intensivo-para-enem-2023/
“O Estratégia Vestibulares dispõe de diversos recursos educacionais visando auxiliar os alunos na tão sonhada conquista de uma vaga na universidade, e queremos fazer isso de forma acessível. Por isso, além das aulas gratuitas no YouTube, buscamos explorar diversos formatos de conteúdo, para contemplar os diferentes tipos de estudantes. Além disso, os materiais disponibilizados pelo Estratégia são construídos minuciosamente com base nos vestibulares e provas do Enem de anos anteriores”, afirma o coordenador pedagógico.
Autora:
Caroline Almeida