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segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Habilidades e Competências Gerenciais

Quais as Principais Habilidades Gerenciais? Por Que o Gerente Necessita Ser Organizado? O Que é Uma Competência Gerencial?

As modernas corporações vivenciam tempos em que não podem mais se dar ao luxo de estacionarem economicamente e, nesse cenário, o Gerente se tornou a mola-mestre na busca pelos resultados desejados.

Porém, muitos desses profissionais talvez nem imaginem que sejam praticamente obrigados a possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes.

A) As Principais Habilidades Gerenciais são:

  • Planejamento e Organização: O Gerente deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as com eficácia.
  • Julgamento: O Gerente deverá ter a capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
  • Comunicação Oral: Um Gerente deve saber se expressar verbalmente com bons resultados em situações individuais e grupais, apresentando suas idéias e fatos de forma clara e convincente.
  • Comunicação Escrita: É a capacidade gerencial de saber expressar suas idéias clara e objetivamente por escrito.
  • Persuasão: O Gerente deve possuir a capacidade de organizar e apresentar suas idéias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las.
  • Percepção Auditiva: O Gerente deve ser capaz de captar informações relevantes, a partir das comunicações orais de seus colaboradores e superiores.
  • Motivação: Importância do trabalho na satisfação pessoal e desejo de realização no trabalho.
  • Impacto: É a capacidade de o Gerente criar boa impressão, captar atenção e respeito, adquirir confiança e conseguir reconhecimento pessoal.
  • Energia: É a capacidade gerencial de atingir um alto nível de atividade (Garra).
  • Liderança: É a capacidade do Gerente em levar o grupo a aceitar idéias e a trabalhar atingindo um objetivo específico.

B) As Principais Competências Gerenciais Estão Subdividas em Quatro Áreas:

– Planejamento: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você considera a experiência da sua equipe na formulação dos seus planos?
  • Você conhece os objetivos da sua empresa e, conseqüentemente, as metas da sua equipe?
  • Você programa suas atividades diárias?
  • Você obtém sucesso no atingimento dos seus objetivos?
  • Você interpreta e explica as políticas e os procedimentos da empresa aos seus colaboradores?

– Organização: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Seus subordinados têm conhecimento de suas atribuições?
  • Seus subordinados se mostram colaborativos no desenvolvimento de suas atividades?
  • Você segue a organização formal da empresa?
  • Você organiza os trabalhos da sua área conforme os objetivos da empresa?
  • Você se concentra em trabalhos gerenciais como planejar, organizar, liderar e controlar?

_ Liderança: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você procura ouvir a opinião das outras pessoas (colegas e/ou subordinados) antes de decidir?
  • Você conhece os interesses, as necessidades e as aspirações de seus colaboradores?
  • Você se preocupa sistematicamente com o treinamento do seu pessoal?
  • Você põe suas decisões em prática?
  • Você tem a certeza de entender os pontos de vista dos seus colaboradores?

_ Controle: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você fixa padrões de desempenho para seus subordinados?
  • Você comunica esses padrões a eles?
  • Seus colaboradores compreendem e aceitam esses padrões?
  • Você informa aos seus colaboradores sobre os resultados obtidos por eles, a tempo de poderem corrigir seu próprio trabalho?
  • Você se reúne com sua equipe para rever os planos e os resultados conseguidos?

Além disso, o Gerente também deverá ser capaz de transmitir e receber mensagens adequadamente, ensinar e instruir seus colaboradores, administrar a disciplina, julgando e conciliando os interesses das pessoas envolvidas.

http://www.profigestaoblog.blogspot.com

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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