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domingo, 29 de junho de 2025

5 passos para ter visibilidade e manter uma boa reputação online

Diante das incontáveis transformações digitais em todos os setores econômicos no mundo, o segmento de saúde é impactado, todos os dias, por novas tecnologias e, claro, tem se adaptado. Por isso, não é exagero dizer que 2023 é o ano das clínicas médicas. 

Isso porque a chamada digitalização da saúde já não é mais o assunto atual e tem sido incentivada pela demanda que parte do chamado Paciente 5.0, ou seja, cada vez mais antenado, engajado e que faz questão de segurança, flexibilidade e novas tendências.

Segundo dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, apenas 17% das clínicas e hospitais ainda não oferecem nenhum serviço online aos pacientes. Além disso, o estudo indica que a agenda de papel é utilizada por 10% dos entrevistados e o Google Calendar, por exemplo, contempla 12% de usuários.

Por isso, se torna cada vez mais imperativo que clínicas e hospitais apostem em estudos, estratégias e ações para gerenciar sua reputação online e visibilidade. Vale lembrar que, no mundo atual, a reputação online de uma clínica médica é tudo o que se refere à marca e aos serviços oferecidos por ela na internet, impactando o atendimento aos pacientes e a imagem da empresa a longo prazo. 

Passar a levar cada vez mais em consideração as estratégias da reputação online é fundamental para a sobrevivência de um negócio de saúde. Isso porque, segundo pesquisas da Doctoralia, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet e 80% escolhem um especialista com base na avaliação de outros pacientes.

Existem cinco passos fundamentais para criar e manter uma boa reputação online. Confira:

  • Esteja onde o paciente está: antes de gestores apostarem, cegamente, em alguma rede social, é preciso analisar, de forma cuidadosa, onde está o público-alvo e como ele consome informação. Portanto, vale um estudo minucioso e ir além do básico, afinal, os canais digitais não devem focar apenas na divulgação dos serviços e comunicação com os pacientes, mas também facilitar os agendamentos de consultas;
  • Melhore, cada vez mais, a experiência: experiência é palavra de ordem para quem deseja se destacar em ambientes cada vez mais competitivos. Aqui vale o destaque que nesse segmento, a experiência do paciente nada mais é do que o conjunto de interações entre ele e a clínica e, quando bem aplicada, poderá entregar um aumento da rentabilidade; mais produtividade para a equipe de atendimento; comunicação próxima e eficaz; retenção de clientes; redução de prejuízos; e feedbacks mais frequentes e positivos;
  • Incentive pesquisas de satisfação: na nova era, é mais do que necessário saber a opinião (sincera) dos pacientes. Portanto, médicos e gestores de clínicas e hospitais devem incentivar a participação e respostas em pesquisas de satisfação. Somente assim, eventuais erros poderão ser notados e rotas corrigidas;
  • Elimine as dúvidas: gestores de saúde devem oferecer diversos canais de comunicação direto entre médico e paciente, sem que seja necessário o compartilhamento do telefone pessoal de especialistas. Dessa forma, a clínica consegue se aproximar dos pacientes, gerando credibilidade e estreitando os laços, além de evitar que eles saiam com mais dúvidas do que quando foram procurar por ajuda médica;
  • Invista no marketing médico: por fim, aposte (tempo e budget) no conjunto de ações e estratégias que visam atrair, conquistar e fidelizar pacientes, por meio da construção de autoridade e fortalecimento da reputação no setor de saúde. Somente assim será possível obter um fortalecimento de autoridade no mercado.

 Sobre a Doctoralia

A Doctoralia, empresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 15 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para consultórios. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

Autora:

Luiza Fidelis

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