Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô, mas que calor ô ô ô ô ô ô … o feriado mais esperado do ano está chegando, o carnaval, gerando muita expectativa em todos os setores, pois de fato, será o primeiro Carnaval sem o impacto da pandemia.
Segundo estudo da Scanntech, o carnaval do ano passado registrou uma evolução significativa nas vendas de cervejas, energéticos e misturas alcoólicas quando comparado com a venda média do ano. O consumo de cerveja teve um aumento de 34,8%, energéticos de 31,2% e misturas alcoólicas (drinks industrializados) de 55,8%. A venda de cervejas e misturas alcoólicas superaram inclusive o forte aumento verificado durante o período da Copa do Mundo.
Em janeiro de 2023 essas bebidas também registraram crescimento em relação ao mesmo período de 2022, com aceleração das vendas de cervejas e misturas alcoólicas.
Comparando carnaval x a média do ano em 2022, é possível perceber o crescimento, acima da média nacional, das vendas de cervejas no período do carnaval no interior de Sergipe, Região Metropolitana de Florianópolis e Maceió. Os energéticos crescem acima da média nacional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Florianópolis, no interior do Rio Grande do Sul e na região Sul de Santa Catarina. Já misturas alcoólicas superam a média nacional em quase todas as regiões analisadas, exceto na Região Metropolitana de Salvador.
Autor:
Gabriel Godois