23.9 C
São Paulo
sábado, 27 de julho de 2024

Baterias: cada vez mais importantes

A cada ano, o mundo depende cada vez mais de baterias. Os elétricos ultrapassaram 10% das vendas globais de veículos em 2022 e estão a caminho de chegar a 30% até o final desta década.

A transição para os veículos elétricos exigirá muitas baterias – e baterias melhores, mais baratas e que agridam menos o meio ambiente quando se tratar da obtenção de matérias primas para sua fabricação e no seu descarte.

Para otimização do uso de energia eólica e solar, também serão necessários bancos de baterias para armazenar a energia proveniente dessas fontes.

A maioria dos veículos elétricos hoje é alimentada por baterias de íon-lítio, uma tecnologia de décadas que laboratórios das universidades e de  empresas procuram tornar melhores em todos os sentidos, pois uma coisa é certa: as baterias desempenharão um papel fundamental na transição para energia renovável e para os veículos elétricos.

Este ano deve nos trazer muitas novidades na área de baterias.

Autor:

Vivaldo José Breternitz.  Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio