O pequeno apartamento que abrigava a família Gimenes em São Paulo (SP), na Zona Leste, serviu de laboratório para que Rodrigo Gimenes, aos 13 anos, visse na tecnologia uma forma de facilitar a vida das pessoas. Duas décadas depois, Rodrigo concilia a paixão pelo automobilismo com o propósito que guiou a sua trajetória profissional desde o primeiro contato com o computador, no início dos anos 2000: ajudar profissionais autônomos e pequenos empresários a ingressarem no mundo digital com inteligência artificial.
A trajetória, iniciada em noites em claro estudando por conta própria como utilizar programas como Excel, Word, Power Point e Photoshop, pavimentou o caminho até a fundação das startups VideoFlex, CapitalFlex e Robotizia, todas desenvolvidas através do grupo ReportFlex de Tecnologia, do qual Rodrigo Gimenes é fundador e CTO. O grupo é conhecido pelo extenso portfólio de produtos de inteligência e automação de dados para clientes como Goodyear, Honda, Nestlé-Nespresso, Itaú, Mapfre, Nivea, Gol, entre outras.
Para 2023, o empresário tem uma meta clara – já em execução. A partir de suas startups, quer dar tração a um ecossistema de soluções em marketing digital para empresários, que muitas vezes atuam sozinhos ou com pequenos times e enfrentam dificuldades para ser competitivos na internet. “A inteligência artificial (IA) entra como braço direito na operação de micro e pequenas empresas gerando conteúdos em segundos, vídeos com atores digitais ou avatares dos empresários, automações e anúncios com algoritmos focados em conversão”, explica Gimenes.
. Vocação despertou na adolescência
Rodrigo Gimenes cresceu junto de quatro irmãos e seus pais em um apartamento de dois quartos na Zona Leste da capital paulista. Seu pai era ajudante de entregador em uma lavanderia multinacional e, aos poucos, foi progredindo na carreira até chegar ao cargo de supervisor de vendas. Foi nesta época, em 2001, que a família teve o seu primeiro computador. “Meu pai precisava constantemente apresentar os números de vendas, fechamentos, criar apresentações. Eu via todo aquele esforço do meu pai e me sentia mais do que na obrigação de ajudá-lo da mesma forma que ele ajudava e se dedicava a nossa família”, lembra o empresário.
Usando a internet depois da meia-noite, que segundo as palavras de Gimenes “era mais barato”, ele começou a estudar por conta própria como utilizar o pacote Office. “Abria a própria ‘ajuda’ dentro do Excel e tentava criar fórmulas, indicadores e gráficos. Depois de conseguir montar os indicadores, eu não me contentava em criar apresentações no Power Point, eu queria montar a melhor apresentação visual para o meu pai. Pesquisei muito e aprendi a criar imagens e apresentações no Photoshop com 14 anos”.
As soluções criadas por Rodrigo contribuíram para que seu pai progredisse e chegasse ao cargo de gerente geral de uma das filiais da lavanderia no Brasil. A família apostou no talento do filho, investiu em seus estudos, e aos 17 anos Rodrigo estagiava na área de Business Intelligence, desenvolvendo relatórios e automações de negócios para clientes como Goodyear e Honda.
As três horas de deslocamento diário via transporte público para chegar ao trabalho e na faculdade, poucas horas de sono e vontade de explorar novas possibilidade para si e para os clientes motivaram Rodrigo a empreender ainda jovem. Com 19 anos, ele abriu o seu primeiro CNPJ e iniciou um novo capítulo.
Conciliando as aulas na FIAP (onde se formou em Administração – Gestão de Sistemas de Informação) com os desafios de abrir o próprio negócio, Rodrigo Gimenes conquistou espaços e prestou serviços de inteligência de dados e automação de negócio gerando lucro para grandes empresas, entre elas Nestlé-Nespresso, Becton Dickinson, Unicid, Johnson Controls Tyco, Itaú, Brasanitas, Abbott, Banco do Nordeste BNB, Mapfre, Nivea, Sem Parar e Gol.
Sua nova posição lhe permitiu acesso a um networking que possibilitou transformar a paixão pelo automobilismo no ‘lado B’ de sua vida. Desde 2017, ano em que se afiliou à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Rodrigo é piloto e atuou nas categorias Copa Clássicos, Fórmula Vee, participou de treinos da Fórmula 3 e hoje está na Fórmula 1600.
. Negócios digitais do absoluto zero com auxílio de IA
Mesmo em boa fase, Rodrigo Gimenes sentia que era preciso fazer mais por pessoas que, assim como o seu pai, poderiam alçar voos mais altos na carreira e em seus empreendimentos se tivessem mais familiaridade e acesso a soluções de tecnologia.
Em 2022, após participar de mentorias, decidiu focar neste público e entender quais eram as suas dores. “Resolvi fundar a VideoFlex, uma startup que cria vídeos humanizados com atores digitais que seguem o script escrito pelo usuário. O empresário pode criar vídeos explicativos sobre um produto ou serviço utilizando os atores digitais da plataforma ou a própria imagem sem precisar gravar. A IA faz com que o avatar fale o texto por você”, explica Gimenes.
Após a validação do modelo de negócio, outra demanda veio dos usuários: a dificuldade para encontrar temas e criar scripts para os vídeos, assim como transpor o bloqueio para produzir textos com foco em publicações em sites, anúncios e redes sociais, imprescindíveis para que qualquer negócio marque o seu espaço no mercado digital.
“Criamos a Robotizia, uma plataforma de inteligência artificial que gera textos automaticamente a partir da breve descrição do negócio e de seu segmento. A Robotizia sugere pautas, cria conteúdos e mapeia o público-alvo, gerando economia de tempo para o pequeno empreendedor ao passo em que melhora a conversão e performance on-line do negócio com uma escrita criativa e persuasiva”, pontua Rodrigo.
A startup Robotizia está disponível e em operação no mercado brasileiro (http://www.robotizia.io). Atualmente, está na fase de captação de investimentos em parceria com a 49 Educação, que participa do processo de aceleração. O objetivo é conseguir recursos para aumentar o time e expandir para o mercado internacional.
Em paralelo, Rodrigo Gimenes lançou o projeto Marketing do Futuro, pelo qual dá mentoria para empreendedores melhorarem as suas estratégias de conteúdo e, até mesmo, criarem o seu próprio negócio digital a partir do absoluto zero. “Para 2023, além das mentorias, planejo criar outras duas plataformas para complementar o nosso ecossistema de marketing digital e integrar todos os processos necessários para ajudar qualquer pessoa a criar sua presença no mercado digital de uma forma muito mais simples e rápida”, conclui o empresário.
Autora:
Grayce Rodrigues