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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pesquisa: Restaurantes devem lidar com o aumento na procura por alimentos mais saudáveis

Pesquisa da Kerry aponta que 65% dos consumidores estão procurando função no que comem e bebem

São Paulo, Outubro de 2022 – Na hora da compra, os consumidores de produtos alimentícios de bares e restaurantes costumam procurar ofertas de alimentos e bebidas motivados pelo desejo, pela preferência individual ou até mesmo pelo preço. No entanto, cada vez mais pessoas estão recorrendo a elas como uma forma de melhorar seu estilo de vida, expandir a energia muscular, fornecer benefícios nutricionais ou mesmo melhorar a sua saúde intestinal. 

Sintetizando esse cenário, um estudo da Kerry descobriu que 65% dos consumidores procuraram função no que comem e bebem, essa mudança perpassa especialmente pelos consumidores mais jovens da Geração Z e millenials. Para esses jovens, já se foi o tempo em que aparência, sabor, textura e cheiro eram as únicas variáveis ??que pensassem na hora de escolher o que comer.

Obviamente, a pandemia acelerou essa tendência que aos poucos vinha se consolidando, em grande parte por conta da democratização da informação. Os consumidores mais reticentes, que não depositavam confiança nas recomendações de médicas e outros profissionais da saúde, podem usar agora recursos online para descobrir mais sobre diferentes alimentos e ingredientes. Isso pode ser visto através de pesquisas online por superalimento, de uma maneira mais prática e credível.

Sendo assim, os fabricantes que procuram revigorar suas vendas e lucros devem procurar trazer benefícios adicionais aos seus produtos. Afinal, as reivindicações funcionais não são mais um nicho, mas estão se tornando cada vez mais uma necessidade. “À medida que se procura cada vez estilo de vida, com muitos visando atitudes mais holísticas em relação à dieta e estilo de vida, os bares e restaurantes têm de se adaptar a incorporarem novos produtos mais saudáveis, com aqueles com base plantas, verduras e legumes. Entre nossos pratos principais temos diversas opções que enveredam por esse caminho, buscando alinhar o paladar e a saúde”, comenta Lucas Bustamante, sócio do Bangalô Bar, restaurante com clima praiano, localizado no Alto de Pinheiros.

É importante dizer que deleites mais indulgentes também são um lugar onde os fabricantes podem adicionar funções, apesar de não poderem ser falsos quanto ao promoverem-no como algo mais “saudável”. Entretanto, ao invés disso, existe a possibilidade de destacar os melhores ingredientes e como eles contribuem para a saúde geral. Para que isso ocorra há a necessidade iminente de buscar trazer nutrientes aos pratos e oferecê-los dado as devidas providências quanto a produção e distribuição. Nada de mudanças radicais, mas passos precisam ser dados, começando pela responsabilidade informacional desses produtos.

Autor:

Adriano Silva

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