19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 24 de junho de 2024

A utilização das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos de aprendizagem

Este artigo parte da crença de que o avanço das tecnologias de informação e comunicação resultou em um número significativo de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, desde suportes materiais até métodos instrucionais e modelos conceituais de aprendizagem. Seja por meio de celular ou computador, ou tv via satélite, as diferentes tecnologias estão modificando a forma de produzir conhecimento em sala de aula. Os alunos se tornam cada vez mais inteligentes, vão ficando cada vez mais atualizados produzindo informação e solucionando problemas de forma independente. Já alguns professores são responsáveis por preparar diferentes oportunidades de aprendizagem. O uso da tecnologia no Brasil não é a realidade em todas as escolas, estima-se que cerca de 86% das escolas localizadas em áreas urbanas possuem acesso a internet e apenas 16% possuem o mesmo acesso a internet em áreas rurais.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Professor.

Autor:

José Rinaldo Domingos de Melo

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. A Mídia educação tem vantagens e desvantagens, sendo o EAD ensino a distância já existente a séculos, no inicio por cartas, depois rádio, TV, e por fim a Internet, veja que vantagens como alcançar alunos em locais de difícil acesso, ou cidades pequenas sem muitos recursos e comércio e escolas, a tecnologia funciona para levar conhecimento a todos cantos do planeta, porém a tecnologia é muito caro, tem que ter uma estrutura de sinal, a tecnologia muda a todo instante, hoje você compra um celular, depois de 2 anos a tecnologia muda e te obriga a comprar outro, por exemplo, a EAD funciona muito bem igual a presencial no caso de ensino aprendizado, o que vai valer é a força de vontade do aluno, não importando se midiática ou presencial, a EAD também reduz custos de deslocamentos, mais também gera o sedentarismo, uma outra vantagem do ensino aprendizado a distância sendo assíncrona na maioria dos casos, ou seja o aluno escolhe e assume a responsabilidade de estudar a hora que lhe for mais adequada a sua rotina diária, já no síncrono, tem o compromisso de estar logado tecnologicamente ao vivo com o professor, ou em tal reunião, ou palestra por exemplo, a pandemia quebrou o paradigma que online não tem como ensinar, que EAD pela internet é uma farsa, pelo contrário é uma solução em tempos atuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio