Há quem diga que tem pessoas com mais facilidade de escrever, mas a verdade é que, com boas dicas e prática, é possível, sim, produzir uma excelente redação.
O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, e ainda dá tempo de se preparar e arrasar. Nada melhor do que aprender com o primeiro professor do Brasil que tirou nota máxima na redação.
Vinícius Oliveira, mais conhecido como Profinho, compartilha as suas 10 principais técnicas:
- Busque preencher as 30 linhas da redação. Embora o ENEM exija que o aluno escreva pelo menos 7 linhas, é importante desenvolver bem o texto.
- Divida o seu texto em 4 parágrafos. O primeiro será a sua introdução, o segundo e o terceiro os de desenvolvimento dos seus argumentos e o último será a conclusão. Redações com 3 parágrafos não costumam ser bem aceitas pelos corretores.
- Inicie os parágrafos do desenvolvimento e da conclusão com conectivos: expressões utilizadas para ligar os parágrafos. “Diante desse cenário”, “nesse sentido” e, “portanto”, são os conectivos mais frequentes nas redações nota 1000.
- Mostre o seu conhecimento de mundo na redação. Filmes, livros, citações e fatos históricos são exemplos desse conhecimento, também chamado de repertório sociocultural.
- Cada parágrafo deve ser dividido em pelo menos 2 períodos. Não é adequado que você faça um parágrafo inteiro com uma única frase. O ideal é que você divida o seu parágrafo em 4 frases separadas por ponto.
- Comece a redação na linha 1 e não pule linhas. No Enem não é obrigatório fazer título.
- Na introdução, deixe clara a sua opinião sobre o tema proposto. Lembre-se de que a redação do ENEM é argumentativa, ou seja, a defesa de um ponto de vista é obrigatória.
- Desenvolva pelo menos 2 argumentos que sejam capazes de sustentar a sua opinião. Para evitar que o seu texto fique vago e superficial, traga exemplos concretos relacionados ao tema.
- Na conclusão, dê uma solução que seja capaz de resolver ou diminuir os problemas relacionados ao tema. Essa solução vale 200 pontos e recebe o nome de proposta de intervenção.
- Não se esqueça de que a redação deve ser escrita com caneta preta. Canetas de outras cores não são permitidas.
Autor:
Professor Vinícius Oliveira
Instagram: @profviniciusoliveira
Youtube: ProfViniOliveira
Parabéns pelo artigo e por compartilhar as dicas!!