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sábado, 20 de julho de 2024

Quer mais resultados? Mais feedbacks

Dentre as novas práticas para avaliar o desempenho da empresa e aprimorar o relacionamento entre líderes, gestores e colaboradores estão os feedbacks contínuos, em detrimento dos tradicionais feedbacks anuais. Essa demanda se faz necessária porque em um cenário instável, o planejamento anual das empresas não basta, os ajustes precisam ser feitos em prazos menores.

Se os ciclos longos de planejamento por si só já não servem mais, então o ciclo de feedbacks também precisa ser ajustado. Não dá mais para a organização determinar suas ações para um ano e esperar este mesmo tempo para corrigir comportamentos inadequados e/ou reforçar atitudes desejadas por parte de seus colaboradores.

Desde a década de 1990, John Kotter e outros autores vêm falando da aceleração da mudança no mercado, na economia etc. Nesse sentido, os ajustes na gestão precisam ser constantes e mais frequentes. Por isso, mais do que nunca o planejamento baseado no método OKR – Objectives and Keys Results – Objetivos e Resultados Chaves, se apresenta como uma solução urgente e duradoura para companhias de todos os portes. Tal possibilidade parece que já foi entendida pelo mercado, haja vista que a busca pela sigla OKR aumentou em mais de 100 vezes no Google

Por que o OKR é ainda mais eficiente neste momento? Por três razões principais: porque oferece a possibilidade de planejamento de curto prazo, ajuste de rota frequente e por envolver os colaboradores no processo.

É preceito da gestão por OKRs que o planejamento de longo prazo seja desdobrado em ciclos menores, tendo como ponto de atenção o engajamento dos colaboradores em torno dessa agenda. Estipular metas para um trimestre, por exemplo, permite que a companhia avalie os resultados quase que em tempo real e corrija a rota, caso não tenha alcançado a meta prevista, ou ainda, que tenha encontrado novas dificuldades ou oportunidades, diante deste momento de instabilidades e incertezas.

Do mesmo modo que a companhia ajusta suas metas, também o colaborador pode fazê-lo em relação às suas atitudes e necessidades em torno das atribuições que podem mudar com mais frequência. Como é princípio do OKR comunicar a equipe os novos rumos da gestão, o profissional tem constantemente a chance de alinhar seus comportamentos, atitudes e necessidade de capacitação, se mantendo alinhado aos rumos e anseios da companhia.

Autor:

Pedro Signorelli tem 20 anos de experiência no mercado corporativo, tornou-se especialista na implementação do método OKR. Em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão. Até o momento, desenvolveu mais de 60 projetos para empresas do Brasil e do exterior. Mais informações acesse o site.

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