28.6 C
São Paulo
terça-feira, 16 de abril de 2024

Tripé da seguridade social

Na atualidade podemos assim dizer que um braço do tripé da seguridade social, a PREVIDÊNCIA SOCIAL, está enfartando e no leito de UTI metaforicamente se assim podemos dizer, precisa urgentemente de uma intervenção para poder retornar a sua linha de base, e prestar um melhor atendimento aos cidadãos que fazem as suas contribuições e no momento estão requerendo os seus direitos constituídos e assegurados  por lei.

 Nos últimos tempos temos visto rotineiramente pela TV e mídias sociais que o INSS no Brasil inteiro entrou em colapso, as filas físicas e virtuais são imensas, e diante de tantos relatos de dor, sofrimento e escassez financeira dos pacientes pode se constatar que é quase uma odisséia conseguir um atendimento. 

O prazo que era de 45 dias da entrada a concessão, agora não há como mensurar o período de espera, há que haver um conjunto de ações voltadas ao atendimento ao cidadão com a máxima urgência, pois a fome e a miséria e a privação financeira não espera, é impiedosa e tira a dignidade da pessoa humana, piorando ainda mais a sua condição de saúde física, psíquica e social.

É possível observar que se não houver uma mudança de pensamentos, hábitos e comportamento por parte da sociedade, uma visão holística no tripé da seguridade social por parte das autoridades de governo, e quebra de paradigma, em um tempo não muito distante é bem provável que teremos um blecaute sem precedente, e todos estaremos desprovidos de cobertura.

Investir em prevenção, qualidade de vida, lazer, emprego, educação, moradia, saneamento e empoderamento, para que a pessoa humana, para que ela seja autora e protagonista da sua própria vida, é o caminho para desafogar todo o sistema de uma forma geral.

Uma rede de atendimento compreendendo Saúde, Assistência Social, e INSS que investe no despertar da consciência, e focada na prevenção sistêmica obtém muito mais sucesso e eficácia, ao contrário será o mesmo que enxugar gelo, e de certa forma o (a) Assistente Social é peça fundamental, a mola propulsora para que esta articulação e transformação aconteça.

 Neste Contexto um trabalho articulado e em conjunto envolvendo os três braços do tripé com planejamento, e metas pré-estabelecidas quem sabe em 15 ou 20 anos teremos ao mínimo estabilizado esta problemática, que no momento este caos só será equilibrado com mutirão de atendimento, aumento de mão de obra profissional e quem sabe  recursos tecnológicos (telemedicina) para dar suporte e resguardar as vidas e a dignidade da pessoa humana.

Autora:

Marta Germano:  Esposa, Servidora Pública, Cuidadora Infantil de 0 a 7 anos, Técnica em Enfermagem, Acadêmica de Serviço Social, e uma apaixonada estudante informal da Psicanálise.

2 COMENTÁRIOS

  1. Só funcionará se os políticos considerados fichas sujas sejam realmente impedidos de ser votados. Mas como a maioria botou a favor 330 votos contra foi 90 .esse Brasil não está certo nunca na área de saúde previdência e assistência social.SAUDE porque os políticos não tem acesso aí SUS. Previdência social eles nunca receberão o teto máximo preconizado .ASSISTENCIA SOCIAL para eles serve ora cabide de emprego e lavagem de dinheiro das pro.euras damas ou substitutas. SEGURUDADE SICIAL NO BRASIL SEMPRE VIVEU EM CRISE .QUEROMS POLITICAS VOLTADA PARA O POVO E NAO PARA IS POLÍTICOS

  2. Infelizmente nosso país tem que mudar muito para que as coisas funcionem de fato… além de, tirar um pouco dos salários de políticos e investir nesses programas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio