RESUMO
O presente artigo tem por objetivo de ressaltar o desafio do supervisor escolar no ambiente escolar e identificar, e analisar sua atuação. Em seguida descrever seu papel no exercício de sua função dentro espaço escolar e sua importância no processo educativo onde é essencial seu trabalho para o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem dos educandos, acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação, promover reunião, discussão e debate com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo, estimular o professor a desenvolver com entusiasmo sua atividade e ainda buscando uma escola de qualidade. Os aspectos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica. Portanto, saliento que os resultados com o trabalho do supervisor escolar são evidente melhora o desempenho do professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno, espaço mais participativo e inclusivo com a comunidade escolar e um ambiente democrático. Pode-se concluir com as devidas observações no qual foi feita durante este trabalho que o supervisor escolar vive com dificuldades em executar seu papel no ambiente escolar visto que acaba desempenhar outras funções que não são de seu oficio como ir para sala de aula cobrir professores faltosos, fica na secretaria e biblioteca com isso dificulta a execução e eficiência de seu trabalho no processo educacional. Sendo que, o supervisor escolar se esforça e promove ações para contribuir com o cumprimento do projeto político pedagógico da escola permite a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Supervisor escolar. Ambiente Escolar. Processo de ensino e aprendizagem.
Autor:
Salvador Rodrigues Monerão