Jornal Tribuna

Atriz Vanderléia Will promove duas oficinas gratuitas de Palhaçaria em Florianópolis

Por edicao·
Atriz Vanderléia Will promove duas oficinas gratuitas de Palhaçaria em Florianópolis

Inscrições para os módulos Iniciante e Avançado seguem abertas até 16 de fevereiro no @pedeventoteatro

A Cia Pé de Vento Teatro está com inscrições abertas até 16 de fevereiro para duas oficinas gratuitas de palhaçaria conduzidas pela atriz e palhaça Vanderléia Will, referência na palhaçaria feminina e artista com mais de 30 anos de trajetória. As atividades fazem parte do Treinamento em Palhaçaria e Comicidade 2026 e oferecem dois módulos, Iniciante e Avançado, voltados a pessoas com diferentes níveis de experiência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram da companhia, o @pedeventoteatro.

Segundo Vanderléia, a proposta é oferecer um percurso formativo contínuo, que permita ao participante desenvolver seu palhaço ou palhaça ao longo de quatro meses. “A arte da palhaçaria é pesquisa, entrega e escuta. Ela se constrói no tempo, no encontro e na disposição de investigar o próprio ridículo com coragem e afeto. Não existe um caminho fechado para se tornar palhaço ou palhaça, existe um processo vivo, feito de tentativas, erros, descobertas e riso verdadeiro. Por isso, propomos uma oficina continuada, que acompanha cada participante em seu próprio ritmo, respeitando seus tempos, suas fragilidades e sua forma única de estar em cena”, destaca a artista.

O Treinamento em Palhaçaria e Comicidade, módulo Iniciante, será realizado no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, entre março e junho de 2026, sempre das 14h às 17h, nas quartas-feiras. Essa oficina, que é voltada a maiores de 18 anos e sem necessidade de experiência prévia, apresenta fundamentos da palhaçaria, como jogo cômico, escuta, corpo, ridículo, presença e descoberta do próprio palhaço ou palhaça. Esta formação integra o Projeto Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento – Ano II, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo do Fort Atacadista e apoio da DAC/UFSC.

Já o Módulo Avançado, que é destinado a artistas com experiência prévia em palhaçaria ou comicidade, aprofunda a pesquisa técnica e criativa, estimula a criação de números e cenas e trabalha o refinamento da relação com o público, culminando em apresentações abertas. O módulo foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio do Edital nº 045.000/SMLCP/2024. A realização é da Cia Pé de Vento Teatro, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. As aulas acontecem no Teatro da UBRO, localizado no Centro da Capital, das 18h às 21h, nas quartas-feiras, entre março e junho de 2026.

O processo seletivo para os dois módulos será realizado por análise de formulário, por isso, o envio da inscrição não garante vaga, apenas a participação na seleção. O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro no perfil @pedeventoteatro, e as aulas começam na quarta, dia 4 de março e seguem até 28 de junho de 2026.

Sobre a artista

Vanderléia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderleia também é criadora e atua nos espetáculos: “Dona Bilica Naquele Tempo” ( 2014 – direção Renato Turnes ), “Desajustada” (2021 – direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e “A Mulher Invisível” (2025 – direção Renato Turnes – Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024).

Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.

Autor:

Juliano Zanotelli

Comentários

Deixe um comentário