Acontece na Marina Itajaí a primeira Semana de Vela, que começou na segunda-feira e segue até domingo com programação que vai de treinos funcionais e palestras educativas incluindo nomes de peso como a do paralímpico Flavio Reitz. O evento encerra no domingo (05/10) com o tradicional Circuito de Regatas Marina Itajaí, que deve reunir cerca de 120 velejadores e 30 embarcações em Itajaí.
Começou nessa segunda-feira (29, )a primeira Semana de Vela da Marina Itajaí A programação é gratuita e diversificada, com atividades esportivas, culturais e de lazer, com destaque para palestras, ações interativas com o público e regatas. A agenda também inclui uma travessia entre Florianópolis e Itajaí e o encerramento do circuito de regatas, realizado ao longo do ano em cinco etapas.
“A Semana de Vela reforça o posicionamento da Marina Itajaí como um dos principais polos náuticos do país, e fomenta atividades que incentivam o esporte, valorizam a tradição marítima e contribuem para o desenvolvimento do setor. Esta é mais uma iniciativa que passa a integrar o calendário de eventos náuticos da região”, destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.
Confira o cronograma da 1ª Semana de Vela Marina Itajaí
As atividades iniciaram na segunda-feira, na Marina Itajaí, com treinamento funcional ao ar livre com profissionais da academia Vibe Studio. Nesta terça-feira (30/09), a programação integra ações da Associação de Surf e Praias de Itajaí (ASPI), que envolvem atividades de primeiros socorros, exposição do museu de pranchas e bate-papo com atletas. Às 14h, crianças do Parque Dom Bosco participam de uma palestra educativa sobre a preservação dos oceanos e costas. A agenda conta com uma oficina sobre regatas, marcada para às 19h, seguida de um talk com especialistas sobre motores e eletrônicos a bordo.
Na quarta-feira (1º/10), a programação conta com o Match Race, uma disputa direta entre veleiros, além de passeios gratuitos com vagas limitadas das 13h às 16h e da reunião de comandantes que antecede a regata de travessia Florianópolis–Itajaí.
Já na quinta-feira (02/10), a programação da ASPI retorna a partir das 9h30, com atividades de primeiros socorros, exposição do museu de pranchas e bate-papo com atletas locais. No período da tarde, o público poderá vivenciar uma experiência cultural a bordo da tradicional canoa baleeira da ANI (Associação Náutica de Itajaí), responsável por preservar a memória e a prática desse patrimônio histórico da região. A programação encerra às 19h com um talk do atleta paralímpico Flavio Reitz, que compartilhará sua trajetória no esporte e a importância da superação.
A sexta-feira (03/10) tem novamente o treinamento funcional ao ar livre com o Vibe Studio.
No sábado (04/10), será realizada a regata de travessia Florianópolis-Itajaí, em parceria com o Iate Clube Veleiros da Ilha. O encerramento da Semana de Vela Marina Itajaí será no domingo (05/10). Além disso, a partir das 9h, tem aulão de alongamento pré-regata, café da manhã seguido de um talk sobre os benefícios do alongamento e da massagem relaxante pós-regata, além da reunião de comandantes.
A programação será concluída com a tradicional Regata Marejada, etapa final do Circuito de Regatas, com a expectativa de receber 120 velejadores e 30 embarcações. Os competidores disputam R$ 30 mil em prêmios, além de troféus e medalhas. Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuíno Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.
Mais informações: https://www.marinaitajai.com/