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quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Como lidar com a ansiedade dos jovens em concursos e vestibulares?

Psicóloga explica os desafios vividos por alunos e candidatos

Na reta final do ano, é comum que estudantes e jovens em fase de concursos, vestibulares e provas lidem com mais um grande desafio a ser trabalhado: a ansiedade. Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, marcado para 09 e 16 de novembro na maioria dos municípios do país – exceto as cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, devido à COP 30 -, é observado um aumento significativo nos níveis de ansiedade. Outro evento importante, em Juiz de Fora, é o calendário das provas do PISM [Programa de Ingresso Seletivo Misto], da UFJF, em que candidatos encaram um processo de seleção para as vagas oferecidas na instituição pública, com datas de provas agendadas para 06 e 07 de dezembro de 2025.

A psicóloga clínica e escolar, Elismara Vaz Talmas, que integra o grupo de apoio da Rede de Ensino Apogeu, explica que a pressão por resultados, a carga intensa de estudos e as incertezas sobre o futuro geram impactos emocionais, que se não forem bem administrados, podem comprometer o desempenho acadêmico e a saúde mental. “A ansiedade é a resposta adaptativa natural. Sendo assim, ela pode nos auxiliar ou prejudicar, dependendo da intensidade. Geralmente, a ansiedade se revela por meio de sinais corporais, como: sudorese, taquicardia, respiração ofegante, queda de cabelo, entre outros. Pode se manifestar, também, por sinais emocionais como irritabilidade, medo do fracasso, choro desmedido, preocupação exagerada com o futuro, mudanças na percepção, memória e concentração do aluno”, relata.  A profissional detalha algumas estratégias que podem ajudar a transformar a pressão e sobrecarga em motivação. “A ansiedade pode e deve ser vista como um fator motivacional também. Algo que nos impulsiona a realizar uma tarefa. A questão é reestruturar nossa forma de olhar a situação e pensar no problema como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento pessoal.  Uma dica é reproduzir algumas situações de prova em casa, como o tempo e o número de questões e, quem sabe, fazer anotações diárias descrevendo objetivos e metas para aquela semana. Sugiro, ao final dela, revisitar o que o aluno conseguiu alcançar e reestruturar os pontos que ainda não conseguiu”, comenta.

O cansaço e o estresse são inevitáveis nesta reta final do ano, porém, algumas ações podem ajudar a lidar com esta situação. Graduada em Psicologia, com Pós-graduação em Educação Infantil e Creche e Mestra em Letras, Elismara possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia do Esquema. Além de professora no Ensino Superior e Pós-graduação, atualmente, atua em clínica e como psicóloga escolar da rede de ensino, com atendimentos e dicas aos alunos. “Dormir bem no dia anterior à prova; tomar um café reforçado; almoçar bem; dar preferência a alimentos leves e saudáveis; deixar o material previamente organizado; chegar cedo ao local de prova, evitando correria e estresse; começar pelas questões mais fáceis para garantir tempo e agilidade; fazer pequenas pausas conscientes, prestando atenção no ritmo da respiração e tomar cuidado com a postura, pois, afinal, são muitas horas sentado são alguns conselhos”, explica. “Geralmente, eu oriento a técnica do 3-3-6, ou seja, o aluno vai inspirar lentamente pelas narinas contando mentalmente até 3. Em seguida, segura a respiração por 3 segundos e libera o ar bem devagar contando mentalmente até 6. Essa técnica é simples e auxilia na regulação das emoções“, destaca. 

Segundo a psicóloga, a família e a escola têm papéis cruciais no sucesso do nosso aluno. “À família cabe apoiar, acolher, ter escuta empática para os medos e anseios do filho, legitimar seus sentimentos e, principalmente, dar suporte emocional. Já em relação à escola, não só neste dia, mas durante o ano, promover momentos de relaxamento, socialização além de dicas de prova, orientações de como manter uma rotina de estudos e buscar fortalecer o vínculo entre professor e aluno, pois isso faz toda diferença” conclui.

Sobre a Rede de Ensino Apogeu

Com 25 anos de história, a Rede de Ensino Apogeu é uma instituição tradicional de alta performance, reconhecida nacionalmente como referência em educação de excelência, do berçário ao pré-vestibular. Sinônimo de qualidade e infraestrutura, é reconhecida pelo atendimento individualizado, disciplina, ensino de alto nível e pelos seus resultados concretos: aprovações expressivas nos vestibulares mais concorridos do Brasil, ENEM, destaques em concursos militares e olimpíadas acadêmicas, além de formação integral dos mais de 5 mil alunos atendidos, com atividades multidisciplinares, ética e disciplina. 

Transformar vidas por meio da educação é a missão da Rede de Ensino Apogeu, que surgiu em 2000, na cidade de Juiz de Fora [MG], onde, atualmente, integra cinco unidades escolares: Global School Cidade Alta, Zona Norte, Santo Antônio I e II e a Global School Ferreira Guimarães. A expansão de suas escolas parceiras em Divinópolis, Pará de Minas, Petrópolis, Pouso Alegre, Ubá, Ouro Fino, Três Corações, Matias Barbosa, Lima Duarte, Santos Dumont e Ponte Nova é um grande passo para transformar sua própria história e a sociedade ao seu redor.

Autor:

Guilherme Schröder

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