14.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Liderança Feminina em Evidência no Agronegócio: sucesso do Agrotalk Business  – Edição Mulheresd do Agro 2025

 Entre os 150 convidados, produtores rurais, políticos e representantes internacionais   

  São Paulo, 9 de agosto de 2025 – O Agrotalk Business – Edição Mulheres do Agro 2025, realizado na noite desta sexta-feira (08/08) na capital paulista, destacou a crescente relevância da liderança feminina no agronegócio, um dos setores mais vitais da economia brasileira. O evento reuniu entre importantes figuras do setor, Ana Lucia Viana, Adida Agrícola na Embaixada do Brasil em Washington, D.C.; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; a deputada federal Ana Paula Junqueira (PP); Carol Paiffer, investidora e membro do time de “sharks” do Shark Tank Brasil desde 2020; Lydia Sayeg, gemóloga e empresária à frente da Casa Leão Joalheria, além das painelistas Ana Paula Nunes, Diretora da Aprosoja São Paulo e Brenda Engelhard, VP da Engelhard Group.

Aryane Garcia, presidente da Agrotalk Meeting, plataforma responsável pela organização dos encontros, enfatizou a relevância do evento ao propor uma reflexão abrangente acerca de temas diplomáticos e econômicos que fortalecem a participação das mulheres em um setor estratégico. “Eventos como o Agrotalk Business são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do país. Eles geram oportunidades e ampliam estratégias de negócios que podem ser verdadeiros catalisadores para as empresas e todos os participantes”, afirmou.   

Além de promover um espaço para debates, o Agrotalk Business também fomenta a pluralidade de ideias no agronegócio. “Este evento é um momento essencial de interação para todos que atuam, não apenas para a economia, mas também para a segurança alimentar da população. Neste ano, foi imprescindível abordarmos a atuação das mulheres no campo, no mercado financeiro, internacional e na política onde todas vem conquistando espaços de maneira significativa”, acrescentou. 

Ana Lucia Viana destacou que, apesar do progresso da presença feminina no agronegócio, ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Nós, mulheres, temos a responsabilidade de apoiar outras a ocuparem posições de liderança, assim como conquistamos as nossas. Uma das atividades das adidâncias agrícolas é abertura de novos mercados e tratativas que ampliem o comércio brasileiro”, comentou.

Para a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, encontros como o Agrotalk Business são essenciais para troca de ideias e fortalecimento de redes de apoio entre produtoras. “Uma ajuda a outra, e isso reflete diretamente no crescimento do setor. Minas Gerais tem se destacado com políticas públicas que defendem os interesses das mulheres do campo”.

 A diretora da Aprosoja São Paulo, Ana Paula Nunes, garantiu que a instituição colabora com os produtores rurais associados orientando sobre práticas sustentáveis e reforçou a importância do turismo rural no estado de São Paulo. “O beneficiamento de lúpulo é um trabalho que iniciamos em Araraquara com um olhar também para a produção de cerveja, além de outras oportunidades turísticas como Rota do Vinho, Rota do Café, entre outras”, destacou.  

No debate sobre a internacionalização do mercado, a vice-governadora Celina Leão imprimiu críticas contundentes às altas taxas impostas ao Brasil, “Precisamos responsabilizar os líderes da oposição que não atuam como diplomacia e não resguardam a segurança jurídica do nosso país, praticamente inviabilizando as relações comerciais com outras nações”, afirmou.

Por sua vez, Carol Paiffer, presidente e diretora da área de Investimentos da Atom Participações S.A., afirmou que a comunicação do agronegócio precisa ser aprimorada para enaltecer as atividades do setor. “O agro não é um vilão; nosso setor é um dos maiores contribuidores da produção mundial. Precisamos comunicar as informações de forma adequada, sem recortes que validem eventos isolados; nossa área possui um potencial imensurável para impulsionar o país e, com a participação das mulheres, esse potencial será ainda maior.” 

Para o próximo encontro, a organização se prepara para lançar um novo projeto, ampliando o número de produtores rurais e empresas parceiras do setor, com a intenção de apresentar avanços na comunicação do agronegócio e atrair novos investimentos, inovações e a abertura de novos mercados.  

Sobre a Agrotalk Meeting 

O Agrotalk Meeting é uma plataforma pioneira que discute o futuro do agronegócio no Brasil, com foco na integração do setor agropecuário com cadeias produtivas globais, como agricultura, tecnologia, educação, construção civil, economia e terceiro setor. A plataforma inclui eventos como Agrotalk Business, Agrotalk Experience, Agrotalk Mind e Agrotalk Show, e a obra literária “Da Porteira Para o Mundo”, sobre produtores rurais relevantes que moldaram a economia nos últimos 60 anos.

Sobre a AGX Estratégias e Aryane Garcia

 A AGX Estratégias, sob a liderança de Aryane Garcia, é uma agência referência em organização de eventos e marketing. Desde 2007, Aryane tem participado de eventos com grande impacto internacional, como o Brazilian Day e a New York Fashion Week. Com mais de 20 anos de experiência, ela também ocupa o cargo de vice-presidente do Núcleo Jovem Jornalista na Associação Paulista da Imprensa e é membro da Associação Brasileira de Imprensa Internacional, com sede em Miami  

Autor:

Dmitry Goes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio