19.9 C
São Paulo
terça-feira, 5 de agosto de 2025

Seguro D&O: proteção financeira para diretores e executivos

Seguro D&O protege administradores, diretores e outros executivos diante de acusações feitas por terceiros

Também conhecido como Seguro de Responsabilidade Civil de Executivos e Diretores, o Seguro D&O (Directors and Officers) é voltado para pessoas físicas que ocupam altos cargos na gestão de uma empresa. Profissionais que se encontram em cargos de poder são os mais expostos a danos em situações que não correm como o planejado, visto que são os responsáveis pela equipe.

A contratação do seguro D&O, além de ser uma demonstração de cuidado aos funcionários de uma empresa, permite que estes tomem decisões com mais tranquilidade. Perante um equívoco, um membro da gestão pode sofrer um grave prejuízo financeiro, seja por conta de uma indenização a ser paga, por gastos jurídicos ou outros. Em contextos mais drásticos, como no caso de um executivo ser o alvo de uma reclamação movida por um órgão governamental, existe o risco do profissional ter seu patrimônio pessoal bloqueado, ou ainda a sua liberdade restringida.

Qual é a importância do Seguro D&O?

Esse produto funciona como uma proteção ao patrimônio do segurado diante de ações de órgãos oficiais e regulação, clientes, administradores ou liquidatários. Administradores, diretores, gerentes ou quaisquer outros membros do conselho podem ser beneficiados – o tamanho da empresa e a atividade desenvolvida não são pré-requisitos para a contratação. Com o seguro, os membros de um conselho administrativo podem exercer suas devidas funções com tranquilidade, ainda que ocorra um eventual erro por parte da equipe e seus membros sejam responsabilizados judicial ou administrativamente pelo ocorrido. A depender da apólice contratada, cobre-se a responsabilidade civil do profissional e os custos judiciais e extrajudiciais.

Em um exemplo prático, a descoberta de uma fraude contábil pode resultar em diversas perdas financeiras, como a queda do valor das ações de uma empresa, na qual os acionistas são prejudicados. Nesse caso, o diretor financeiro – ou outros executivos – pode encarar um processo judicial no qual um terceiro prejudicado alega negligência ou imperícia por parte do profissional durante a supervisão. Nessa situação, seria necessário despender uma quantia significativa de dinheiro para proteger os membros do conselho e para pagar a indenização requerida pelo terceiro. A contratação do seguro é uma solução para problemas como esse, poupando dinheiro e tempo do segurado.

Gabriela Heinen, especialista em responsabilidade civil na Genebra Seguros, afirma que, “ao contratar esse seguro, o profissional se resguarda de prejuízos que poderiam comprometer sua estabilidade financeira e sua carreira. Isso é especialmente relevante em um mundo onde a litigiosidade está em ascensão e onde o custo de uma ação judicial pode ser exorbitante.”

O que o Seguro D&O cobre?

Essa modalidade do Seguro de Responsabilidade Civil possui coberturas básicas e adicionais.

Coberturas Básicas:

  1. Perdas indenizáveis;
  2. Reembolso à sociedade.

Coberturas adicionais:

  1. Multas e penalidades civis;
  2. Fiança e caução judicial;
  3. Bloqueio e indisponibilidade de bens;
  4. Danos morais causados a terceiros;
  5. Custos adicionais relacionados a processos judiciais;
  6. Extradição;
  7. Proteção da imagem pessoal;
  8. Custos de investigação.

Como contratar o Seguro D&O?

Sua contratação é rápida e fácil. São requisitadas algumas informações acerca da empresa, como tamanho, setor de atuação, número de funcionários e outros, bem como as necessidades específicas do contratante. Em seguida, é feita uma análise de risco. A proposta e o valor final são personalizados para cada caso.

Segundo Heinen, o produto “proporciona tranquilidade ao profissional, permitindo que ele concentre seus esforços no exercício de sua atividade sem a constante preocupação com possíveis reclamações. Essa segurança é um diferencial importante em mercados competitivos, onde a confiança do cliente é fundamental para o sucesso profissional.”

Desse modo, o seguro D&O funciona como uma proteção ao patrimônio dos membros do conselho de uma empresa, independentemente de seu porte. Frente a atos de negligência, imperícia ou imprudência, um profissional que ocupa um cargo de poder encontra-se em uma posição de vulnerabilidade e é essencial estar resguardado. Alguns benefícios dessa modalidade são a proteção financeira contra reclamações de terceiros, a cobertura de honorários advocatícios e custos de defesa e a tranquilidade para executivos exercerem suas funções com segurança. 

Website: https://www.genebraseguros.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio