Terrace Golf, de Fernando Luiz Dal Bosco, leva primeiro lugar no Prêmio CASACOR SC / UNIVALI
O Prêmio CASACOR SC / UNIVALI – Edição Itapema 2025 foi entregue em cerimônia realizada na noite de sábado, 26, no Residencial Villa Maiorca, sede da mostra, em Itapema. O primeiro lugar ficou com Fernando Luiz Dal Bosco, autor de Terrace Golf. Em segundo, Loft Negroni, de Maicon Buzzi e Maicom Jacobus, e em terceiro, Estar de Encantos DECA, de Bianca Rieg. O prêmio ofereceu duas menções honrosas, para Bistrô CASACOR, de Jennifer Ryberg e Loft Kaá, de Jackson e Evelyn Zacharias. Também foi entregue o Prêmio CASACOR SC Cumprimento de Prazos para Matheus Xavier, pelo ambiente Território de Encontros.
Segundo a organização, o objetivo do prêmio foi valorizar os projetos e os profissionais, reconhecendo a excelência, a criatividade e o rigor técnico das propostas apresentadas. A organização do concurso foi feita pelo NCPro, Núcleo de Concursos de Projeto da UNIVALI, em parceria com a CASACOR SC.
Diretora da CASACOR SC, Francis Bernardo, com professores da UNIVALI, Eduardo Lopes e Alessandra Devitte – Foto/Carlos Alves
A noite teve a presença da professora Alessandra Devitte, coordenadora do Curso de Design de Interiores da Univali, que representou o professor Carlos Barbosa (ausente devido a compromissos previamente agendados) e do Arquiteto Eduardo Lopes – Professor da UNIVALI, que representa o NCPro Núcleo de Concursos de Projeto, o laboratório responsável pela organização do concurso.
O professor Eduardo Lopes afirmou que trata-se de um concurso de caráter técnico, com avaliação baseada em critérios objetivos e especializados, que busca destacar soluções com aderência ao tema central da CASACOR 2025, bem como projetos comprometidos com a qualidade do ambiente construído e a sustentabilidade.
Professor da UNIVALI Eduardo Lopes fala sobre o processo de premiação ao lado da diretora de CASACOR SC, Francis Bernardo – Foto/Carlos Alves
“O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), reafirma seu compromisso com o fomento ao debate qualificado sobre arquitetura, design de interiores e práticas sustentáveis no cenário contemporâneo”, disse Lopes.
Neste ano, o tema da CASACOR 2025, “Semear Sonhos”, propõe um olhar sobre o papel da arquitetura e do design no futuro das cidades e das formas de habitar. Apoiado em três pilares — sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes —, o tema convida os profissionais a pensarem em soluções que transcendam o individual, fomentando a criação de espaços conectados com a natureza, com as pessoas e com o conhecimento compartilhado entre diferentes áreas.
A proposta é cultivar uma visão de mundo mais colaborativa, resiliente e regenerativa, onde as cidades possam funcionar como florestas, e onde sonhar coletivamente seja o ponto de partida para transformar realidades.
Explicou o professor Eduardo que, no contexto do Prêmio CASACOR SC / UNIVALI – Edição Itapema 2025, a aderência do projeto à temática “Semear Sonhos” foi o critério mais relevante entre os diversos parâmetros de avaliação. “Embora outros aspectos técnicos e conceituais também sejam considerados, o alinhamento com os valores e provocações trazidos pelo tema será essencial para destacar propostas que realmente dialoguem com os desafios e possibilidades do nosso tempo”, disse.
Critérios
O Prêmio CASACOR SC UNIVALI – Edição Itapema 2025 possui cinco critérios de avaliação, organizados por nível de relevância, que puderam ser utilizados como forma de desempate.
– Aderência ao tema Semear Sonhos;
– Funcionalidade;
– Estética;
– Sustentabilidade;
– Qualidade na Execução.
Júri
O júri foi composto por cinco profissionais arquitetos, sem relações familiares e/ou comerciais com os participantes do concurso, garantindo isonomia no processo de julgamento. Foram eles:
– Arq. Marina Otte, Professora UNIVALI
– Arq. Rudinei Carlos Scaranto Dazzi, Professor UNIVALI
– Arq. Ana Carina Zimmermann, CAU/SC
– Arq. Larissa Moreira, IAB/SC
– Arq. Maria Aparecida Cury Figueiredo, ASBEA/SC
A diretora da CASACOR SC, Francis Bernardo, fez um agradecimento especial aos jurados. “São especialistas que nos concederam seu tempo para fazer suas análises e trazer este resultado que hoje apresentamos aqui. Muito obrigada”, disse.
Premiação
Os premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar e o vencedor do Prêmio Cumprimento de Prazos receberam troféu CASACOR SC / UNIVALI e certificado de participação. Menções honrosas receberam certificados e todos os profissionais receberam, além de certificados, um presente especial: um quadro com foto de Lio Simas de seus ambientes, como réplica da capa do Anuário CASACOR.
“Queremos aqui agradecer imensamente a participação da Univali e das entidades CAU, Asbea e IAB. Sem vocês, não teríamos feito este concurso. Em nome da equipe CASACOR SC, a quem também agradecemos, muito obrigada”, disse Francis Bernardo, antes da entrega. “Queremos dizer a todos os nossos profissionais desta edição, da nossa alegria em retomar a premiação e poder valorizar projetos com a qualidade que vocês fizeram. Agradecemos de coração a todos pelo empenho, dedicação e respeito à marca CASACOR SC durante os processos desta edição em Itapema”, declarou, emocionada.
Resultados
Menção Honrosa para Jennifer Ryberg, pelo Bistrô CASACOR – Foto/Carlos Alves
Menção Honrosa 1 – Bistrô CASACOR I Café + Restaurante, de autoria de Jennifer Ryberg – Ryberg Arquitetura. Jennifer Ryberg é arquiteta e urbanista, natural de Buenos Aires e residente em Itapema há mais de 20 anos. Especialista em negócios imobiliários, lidera o Ryberg Arquitetura há 14 anos, com foco em projetos completos — do conceito à execução. Em sua segunda participação na CASACOR, leva sua visão sensível e estratégica para a criação de espaços que acolhem, emocionam e despertam memórias. Mãe de três crianças, equilibra com leveza a intensidade da profissão com um olhar profundamente humano e autêntico para a arquitetura.
Menção Honrosa para Jackson e Evelyn Zacharias, por Loft Kaá – Foto/Carlos Alves
Menção Honrosa 2 Loft Kaá, de autoria de Jackson e Evelyn Zacharias – Studio Kaza Arquitetura – Os arquitetos Jackson Zacharias e Evelyn Zacharias são formados em Arquitetura pela Sociesc, em Joinville, em 2016. Jackson fez especialização em iluminação pela Faculdade de Belas Artes de SP e Evelyn se especializou em arquitetura de luxo também pela Belas Artes de SP. O casal de arquitetos, em 2016, fundou seu próprio escritório, “STUDIO KAZA Arquitetura”, onde se especializou em projetos residenciais de alto padrão, com sedes em Itapema e Curitiba. É a terceira participação em CASACOR.
Matheus Xavier recebe Prêmio CASACOR SC Cumprimento de Prazos, de Francis Bernardo – Foto/Carlos Alves
Prêmio da equipe CASACOR SC – Cumprimento de prazos – Território de Encontros – Matheus Xavier – Aos 29 anos, Matheus Xavier acumula seis anos de atuação no mercado de arquitetura residencial e corporativa. Formado desde 2019, em 2024 estreou na CASACOR Santa Catarina. Em 2025, retorna para sua segunda participação na mostra, reafirmando seu compromisso com uma arquitetura autoral, afetuosa e profundamente conectada com o viver contemporâneo. Matheus Xavier é natural de Brusque (SC) e está há seis anos à frente do escritório que leva seu nome, com sede na mesma cidade e atuação em todo o Brasil.
Bianca Rieg, terceiro lugar por Estar de Encantos DECA – Foto/Carlos Alves
Terceiro lugar – Estar de Encantos DECA, de autoria de Bianca Rieg – Bianca Rieg Arquitetura – A arquiteta Bianca Rieg é natural de Guabiruba/SC. É formada há 11 anos pela Universidade FURB, com escritório localizado na Praia Brava, em Itajaí. Participa pela segunda vez da CASACOR SC, a convite da Deca, com um ambiente que valoriza sensações, cores e afetos. Seu escritório desenvolve projetos residenciais e comerciais, marcados por uma assinatura única e contemporânea.
Segundo lugar, Maicon Buzzi com Francis Bernardo e Eduardo Lopes – Foto/Carlos Alves
Segundo lugar – Loft Negroni, de autoria de Maicon Buzzi e Maicon Jacobus – Maicom Jacobus é engenheiro civil e arquiteto, com sólida formação acadêmica e ampla experiência em obras de alto padrão. Com MBA em Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos, atua hoje com foco em arquitetura autoral. Maicon Buzzi é arquiteto formado pela Univali, tem mais de 300 mil m2 projetados. Referência em projetos residenciais e prediais, vem aprofundando sua atuação na arquitetura de interiores, unindo design contemporâneo e conforto. A dupla é estreante em CASACOR.
Primeiro lugar, Fernando Luiz Dal Bosco, por Terrace Golf – Foto/Carlos Alves
Primeiro lugar – Terrace Golf, de autoria de Fernando Luiz Dal Bosco – Fernando Luiz Dal Bosco, 39, nascido em Caçador/SC, é formado em gastronomia pela Universidade do Paraná, em Maringá. Foi fazer um estágio na área de gastronomia na Itália em Milão, e cursou design de interiores no Istituto Marangoni. Depois deste curso foi morar em Balneário Camboriú, abrindo escritório e a loja de objetos de decoração Acervo Dal Bosco, que completa este ano, 20 anos. É sócio proprietário da loja de móveis planejados Evviva Balneário Camboriú. Está em sua oitava CASACOR.
Sobre Itapema
Com localização privilegiada no litoral norte de Santa Catarina, Itapema é uma cidade que une qualidade de vida, desenvolvimento e vocação turística. Um dos destinos de sol e mar mais visitados do estado, recebe mais de 1,5 milhão de turistas por ano e registra uma das maiores valorizações imobiliárias do Brasil. Com economia em expansão, infraestrutura moderna e belezas naturais preservadas, Itapema é hoje um polo em crescimento — pronto para viver o futuro.
Patrocínios, fornecedores e apoios
DECA – Patrocínio master
BRB – Banco oficial
CORAL – Tinta oficial
GANDIN CONSTRUTORA – Patrocínio local
VOLVO – Carro oficial
ITAPEMA BEACH – Hotel Oficial
CINDAPA – Fornecedor oficial (segurança e tecnologia)
ELETTROMEC – Fornecedor oficial (eletros)
IBEV ELEVADORES – Fornecedor oficial
REVEEV – Fornecedor oficial
SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina – Fornecedor oficial
SEANET – Fornecedor local (Internet)
FAVRETTO – Apoio de divulgação
VEJA – Parceiro de mídia
SERVIÇO:
O quê: CASACOR SANTA CATARINA | Itapema 2025.
Quando: Até 10 de agosto.
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h.
Onde: Residencial Villa Maiorca – Avenida Nereu Ramos, 3096, Meia Praia – Itapema.
Mais informações: https://casacor.abril.com.br/pt-BR
Autora:
Alessandra Cavalheiro