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quarta-feira, 4 de junho de 2025

Questão de diplomas universitários falsificados, escândalo acadêmico!

O dilema de diplomas surgido no meio universitário marroquino, surte críticas por parte da sociedade civil e parlamento, meios dos corruptos agir nas cidades de Agadir, Rabat; Fes, Tanger, apesar do controle das autoridades da educação e governamental, após o debate sobre o assunto de corrupção; reflexão sobre títulos e diplomas em troca de dinheiro, abusos e vantagens em detrimento da imagem da universidade marroquina; do ensino; de professores e dos estudantes. 

Perante esta onda, uma equipe de pesquisadores marroquinos e estudiosos apresentaram  um sistema inovador, saída do problema; “BlockMEDC”, ferramenta capaz de ajudar as autoridades a proteger diplomas universitários digitais, técnica americana e ocidental, contra as falsificações, adulterações e modificações dos diplomas universitários.

Este projeto científico publicado no site “IEEE Access”, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos dos Estados Unidos, no âmbito da Visão Digital 2030; onde o Marrocos posicionado com sua  estratégia “Pacte ESRI 2030”, buscando modernizar o ensino superior e o setor de pesquisa científica por meio da integração de tecnologias digitais avançadas.

Tal equipa pesquisadora e disciplinadora, contou com Pr Mohamed Ferticho, da Escola Nacional de Inteligência Artificial e Digitalização da cidade de Berkane (Universidade Mohammed I), Pr Ismail Lamakal, pesquisador de doutorado da Universidade Mohammed I, Pr Khaled El Makkawi e Zakaria El Alali, professores pesquisadores da Faculdade Polidisciplinar de Nador (Universidade Mohammed I), e Pr Yassin Melih, professor pesquisador da Universidade Sultan Moulay Slimane de Beni Mellal.

Este projeto de pesquisa foi inspirado como uma necessidade urgente de melhorar a segurança e a eficiência do atual sistema de certificação digital do Marrocos;  face ao aumento de ataques cibernéticos desde 2025.

Tal projeto coincide com o último ataque cibercrime, do Fundo Nacional de Seguridade Social, motivo das confidências informações de milhões de indivíduos, espalhadas pelos principais sites governamentais  (DdoS).

Os relatórios internacionais apontam Marrocos como um dos principais alvos de ataques cibernéticos na África, razão pelo qual  o interesse do governo marroquino em redobrar seus esforços cada vez mais importante; implementar uma estratégia abrangente de segurança cibernética, aprimorar as capacidades de combate; ameaças e desafios, integrar  tecnologias avançadas,  inteligências artificiais e blockchain, no sentido do reforço à infraestrutura digital nacional.

Este sistema da tecnologia blockchain, segundo o relatório dos Estados Unidos, é concebido sob contratos inteligentes na rede Ethereum, armazenamento descentralizado IPFS, reforça da segurança e transparência na emissão, na gestão e verificação da autenticação dos títulos acadêmicos.

Este projeto BlockMEDC tem sido considerado também uma ferramenta ideal; face aos desafios do sistema atual, em termos de falsificação, de corrupção e de lentidão manual; da tomada de decisão, de interoperabilidade entre as universidades marroquinas e estrangeiras.

Tal sistema é utilizado nos principais países europeus, permitindo a emissão automática e imediata de certificados digitais, possibilitando requerimentos acadêmicos, teses e trabalhos científicos protegidos, contra qualquer adulteração e falsificação; e descentralização dada tecnologia blockchain.

Lembra-se que  um pedido de patente no Escritório Marroquino de Propriedade Industrial e Comercial (OMPIC) tem sido depositado, a título do apoio do Reitor da Universidade Mohammed I, permitindo aos professores monitorar a integridade das notas dos alunos antes e depois do processo de deliberação, quando a emissão de certificados digitais, de qualificação universitária.

Foi um dos objetivos mais importantes deste sistema de inteligência artificial, é de reduzir os custos administrativos e ambientais, quanto aos documentos em papel, anulando os custos de certificados universitários do único aluno, do nível bacharelado ao doutorado, sem ultrapassar o custo de 5 dirhams, em termos de sustentabilidade ambiental e prioridade na visão digital do Marrocos 2030..

OS pesquisadores marroquinos preocupam apesar de tudo isso  sobre  enquadramento do  superior e de outros níveis, um verdadeio escopo para o ensino pré-universitário, caso do sistema Massar, delimitando a verificação de contas e avaliações, dada plataforma  digital, planejamento e melhoramento em relação aos pais e estudantes em termos de  notas; avaliações; exames, presenciais  e faltas .

Assim este sistema de blockchain só  pode ajudar a integrar  outros setores,  saúde e energia, justica; forma de resiliência da infraestrutura digital no Marrocos; contra à “cooperação efetiva,  gasto financeiro e logístico do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa Científica e Inovação, bem como do Ministério da Transição Digital e  Reforma Administrativa, no sentido da implementação do projeto BlockMEDC e  da emissão de certificados e diplomas digitais nas universidades marroquinas”.

Coordenadores de Mestrado preocupados com a imagem das instituições acadêmicas

A Faculdade de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais de Agadir, uma das universidades mais importante do sul, conheceu nos últimos meses a eclosão do escândalo dos “Diplomatas Gilch”, motivo da demissão dos coordenadores de mestrado.

Tal  Universidade Ibn Zohr, através da decisão do reitor da faculdade, demitindo tanto o coordenador do Mestrado em Direito Digital e Inovação como o coordenador do Mestrado em Ciências Criminais e  Segurança, objeto de críticas por parte do escritório do Sindicato Nacional do Ensino Superior da referida faculdade, cuja preocupação traduz “graves violações e práticas irresponsáveis ​​da faculdade; minando a essência da gestão acadêmica e princípios de transparência, de legitimidade e boa governança”.

O combate à corrupção pela corrupção, foi uma forma de denúncia pelos parlamentos marroquinos,  exigindo uma investigação imparcial e transparente; face às violações e práticas desonestas, em detrimento de professores honestos  e com competências, reconhecimentos  e profissionalismo.

Questionando sobre a lealdade e honestidade nas universidades marroquinas,  dos desvios, de corrupção, do favoritismo e dos espólios, sobre

a poeira jogada nos olhos, e desviar a atenção dos reais problemas sobre a infraestrutura, família versus escola,  faculdade versus governo sociedade civil; na visão real 2030?.

Autor:

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, pesquisador dos assuntos de Mercosul e Marrocos

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