Este mês, o espetáculo para crianças Amazônia – um olhar sobre a floresta vai ser apresentado gratuitamente ao ar livre em quatro espaços públicos de Porto Alegre que foram atingidos pelas enchentes no ano passado. As duas primeiras sessões serão no dia 19 de junho, quinta-feira, às 10h e às 14h, no Parque Marinha do Brasil, próximo ao canhão e à Praça do Espelho D´Água. Depois, haverá exibições na Praça do Tambor (20/06, sexta-feira, às 10h e às 14h), no centro da cidade; na Praça Lampadosa (26/06, quinta-feira, às 10h e às 14h), no bairro Sarandi; e na Praça São Geraldo (27/06, sexta-feira, às 10h e às 16h30min), no bairro São Geraldo. Em cada um desses locais, uma apresentação terá audiodescrição.
Dirigida por Camila Bauer, a montagem reúne dança, teatro e formas animadas para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. A peça do Coletivo Gompa propõe uma reflexão sobre as consequências do desmatamento e da poluição por meio de luzes, sons, encantamentos, bonecos e objetos que se transformam constantemente e são manipulados pelo elenco, formado por Fabiane Severo, Alexsander Vidaleti, Thiago Ruffoni e Letícia Paranhos.
— É importante alertar sobre a importância de cuidarmos da natureza, como o risco de desmatamentos e o descarte correto de lixo. Também estamos levando um pouco de cultura para esses locais e democratizando as Artes Cênicas de forma gratuita para que todos tenham acesso. É ter um novo olhar sobre esses espaços — explica Fabiane Severo, bailarina e produtora do espetáculo.
Com direção de movimento de Carlota Albuquerque, a produção conta com forte apelo visual e não tem diálogos. Em cena, uma diversidade de texturas, com a mescla de objetos infláveis, marionetes e materiais criados por Élcio Rossini, que assina a cenografia e os objetos cênicos. Um mosaico que possibilita diferentes moldes no espaço, construindo um espetáculo plasticamente desafiador.
A trama mostra a saga dos heróis, os bichos, questionando também como cada um de nós pode colaborar para a preservação e restauro dos ecossistemas. A encenação possui grande ênfase nas sonoridades da mata, evocando a potência da Amazônia Brasileira e tem a trilha sonora composta por Álvaro RosaCosta. Na equipe, há ainda outros nomes de peso da cena artística gaúcha, como Ricardo Vivian, responsável pela iluminação.
Essa temporada de apresentações ao ar livre integra o projeto Amazônia – um novo olhar sobre a floresta, que é financiado pelo Edital SEDAC PNAB 26/2024 — Artes Cênicas.
> FICHA TÉCNICA:
Encenação: Camila Bauer; Direção de Movimento: Carlota Albuquerque; Elenco: Fabiane Severo, Alexsander Vidaleti, Thiago Ruffoni e Letícia Paranhos; Trilha Sonora: Álvaro RosaCosta; Preparação Musical, voz e piano: Simone Rasslan; Iluminação: Ricardo Vivian; Cenografia e objetos: Élcio Rossini; Criação de onças: Rossana Della Costa; Identidade Visual: Luiza Hickmann; Fotos: Adriana Marchiori; Gravação em Vídeo: Tom Peres e Rodrigo Waschburger; Músicas: Oratório (Álvaro RosaCosta e Ronald Augusto) – Nheengatu (Álvaro RosaCosta, Leandro Maia e Simone Rasslan); Produção e Realização: Coletivo Gompa.
>> SERVIÇO:
> 19/06, Parque Marinha do Brasil, próximo ao canhão e à Praça do Espelho D´Água, às 10h e às 14h;
> 20/06, Praça do Tambor (centro de Porto Alegre), às 10h e às 14h;
> 26/06, Praça Lampadosa(Sarandi), às 10h e às 14h;
> 27/6, Praça São Geraldo(São Geraldo), às 10h e às 16h30min;
> Em cada dia de exibição, sempre haverá uma sessão com audiodescrição.
> Classificação etária: livre
> Duração do espetáculo: 40min
