Redesenho da marca celebra transformação, continuidade e fortalece missão de democratizar o acesso à cultura
Atuando há quase uma década na cena cultural mineira, a BALAIO PRODUÇÕES apresenta sua nova identidade visual, que marca o início de um novo ciclo e reafirma o compromisso da produtora com a promoção da arte, da cultura e da transformação social. Mais do que uma mudança estética, o redesenho da logomarca reflete a trajetória, o amadurecimento e a expansão da BALAIO.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com a designer Michelle Rocha, a partir de um processo criativo que envolveu troca com profissionais da área e avaliação coletiva. As novas cores, formas e tipografia traduzem visualmente os pilares da produtora: pluralidade, criatividade e conexão com o território.
“A marca antiga foi fundamental na nossa história, mas sentimos que era hora de comunicar ao mundo quem somos hoje. A nova identidade traduz nossa evolução, sem perder nossa essência: seguimos firmes no propósito de criar experiências culturais potentes, acessíveis e conectadas com as pessoas”, afirma André Luiz Costa, fundador e diretor executivo da BALAIO.
A atualização da marca também simboliza a ampliação dos projetos, das parcerias e do olhar atento às demandas contemporâneas, reafirmando a BALAIO como uma das referências na mídia independente e na produção cultural de Minas Gerais. O lançamento oficial da nova identidade acontecerá em evento no dia 17 de junho de 2025, às 20h, na Casa Outono, em Belo Horizonte.
Sobre a BALAIO PRODUÇÕES
Fundada em 2015, a BALAIO PRODUÇÕES nasceu com o propósito de promover arte, cultura, esporte, lazer e experiências em contato com a natureza. Desde então, atua na criação e realização de projetos que fortalecem a expressão cultural e a democratização do acesso à arte, sempre com foco na diversidade e na valorização dos saberes locais.
Com uma trajetória marcada pela originalidade, pela escuta ativa e pela proximidade com o público, a BALAIO se consolidou como uma produtora que conecta artistas, territórios e comunidades, impulsionando a cena cultural mineira e contribuindo para a formação de novos públicos.
Principais Marcos da Trajetória
• A história começou em 2015, com a publicação do primeiro vídeo de entrevistas, que teve como convidado o artista Renegado.
• No ano seguinte, em 2016, vieram os primeiros passos na cobertura do Carnaval de Belo Horizonte e a criação de três projetos que se tornaram referência: “Papo de Atleta”, “A Arte Está nas Ruas” e “Cantos de Minas”, valorizando a cultura, o esporte e a música mineira.
• Em 2020, foi lançado o projeto “História da Música”, aprofundando a pesquisa e a divulgação da trajetória de artistas e gêneros musicais.
• No ano seguinte, 2021, estreou o projeto “Literatura Falada”, que une literatura e audiovisual, e veio também o reconhecimento com o 4º lugar no Prêmio APPERJ, na categoria Produção Cultural.
• O ano de 2022 marcou a expansão dos horizontes, com os lançamentos dos projetos “Destinos” e “Trilhas e Cachoeiras”, além da conquista da certificação como parceiro do Grupo Santa Casa BH.
• Em 2024, mais um projeto inovador entrou no ar: “Uma Música Por Dia”, que reforça o compromisso com a difusão da música brasileira.
• Já em 2025, a trajetória ganha ainda mais força com a realização do Pré-Carnaval do Balaio, abrindo o calendário do Carnaval de Belo Horizonte, e de três edições do Esquenta Carnaval do Balaio. Além disso, houve participação na produção artística do Gonçalo Folia, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), e os lançamentos do Podcast Da Gente e do Samba Da Gente. Para coroar essa caminhada, veio o reconhecimento como finalista do Prêmio Profissionais da Música (PPM)


Serviço
Lançamento da nova identidade visual da BALAIO PRODUÇÕES
Atrações musicais: Michelle Oliveira, Maicon Sousa e Gugu de Souza
Terça-feira, 17 de junho de 2025 – A partir das 20h
Casa Outono
Rua Outono, 571 – Carmo
Autora:
Luciana Braga