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quarta-feira, 4 de junho de 2025

EQUOTERAPIA: IMPACTOS TERAPÊUTICOS PARA CRIANÇAS COM TEA E NECESSIDADES ESPECIAIS

LUCAS ADLER SILVA

Ex-cavaleiro da Polícia Militar de Minas Gerais e fundador do Centro “Únicas Habilidades”

RESUMO

A equoterapia é uma intervenção terapêutica reconhecida por sua eficácia no apoio ao desenvolvimento motor, emocional, social e cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades especiais. Com base em minha vivência como cavaleiro da Polícia Militar de Minas Gerais e na fundação do centro “Únicas Habilidades”, este artigo apresenta os benefícios da equoterapia e discute os avanços já alcançados no Brasil e nos Estados Unidos, com respaldo em evidências científicas recentes.

Palavras-chave: equoterapia; autismo; desenvolvimento infantil; terapia assistida por cavalos; inclusão.

1 INTRODUÇÃO

A equoterapia, conhecida internacionalmente como riding therapy ou equine-assisted therapy, é uma abordagem terapêutica interdisciplinar que utiliza o cavalo como agente promotor de saúde e educação. Aplicada especialmente a crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o TEA, sua prática tem se expandido em escala global, com resultados expressivos na melhora da qualidade de vida de pacientes e familiares.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O cavalo promove estímulos tridimensionais que simulam o padrão da marcha humana. Essa movimentação estimula o sistema nervoso central e contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio postural e percepção corporal (ANDE-BRASIL, 2017). Os benefícios, no entanto, vão além do físico: há melhora nas habilidades sociais, na regulação emocional e na comunicação funcional (MELLO; SIQUEIRA, 2022).

3 MÉTODO

Inicialmente, este artigo combina experiência prática e fundamentação teórica. Para ilustrar, relato minha atuação direta nas sessões de equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, bem como a fundação do centro “Únicas Habilidades”. Além disso, realizo revisão bibliográfica com base em publicações científicas nacionais e internacionais entre 2020 e 2025.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Impactos Clínicos Documentados

Estudos recentes demonstram que a equoterapia tem efeitos significativos sobre diversas dimensões do desenvolvimento infantil:

  • Motores: melhora do equilíbrio, tônus muscular, postura e coordenação (MEERA et al., 2024). Uma revisão com 12 estudos confirmou que crianças com TEA apresentaram progressos significativos nessas áreas.
  • Sociais e Comunicacionais: segundo XIAO et al. (2023), após 10 a 12 semanas de equoterapia, crianças com TEA demonstraram aumento de interações sociais, contato visual e comunicação funcional.
  • Comportamentais e Emocionais: redução dos níveis de hiperatividade, irritabilidade e comportamentos repetitivos foi identificada em estudos controlados (GABRIELS et al., 2015; ZOCCANTE et al., 2024).
  • Cognitivos: em estudo com 123 crianças com TDAH, a equoterapia demonstrou ganhos nas funções executivas e autoestima (AVIV et al., 2020), com melhora significativa na atenção e organização.

Com base nos resultados apresentados, esses dados confirmam que a equoterapia deve ser considerada uma prática baseada em evidências e, por conseguinte, complementar ao tratamento multiprofissional de crianças com TEA e outras condições do neurodesenvolvimento.


4.2 Números no Brasil e nos Estados Unidos

De acordo com a ANDE-Brasil (2025), existem atualmente aproximadamente 480 centros de equoterapia em funcionamento no Brasil, atendendo milhares de pessoas por ano com equipe multidisciplinar.

Nos Estados Unidos, a PATH International contabiliza 767 centros credenciados com cerca de 71 mil praticantes anuais e mais de 7.700 cavalos terapeutas (PATH INTERNATIONAL, 2025). A equoterapia está integrada a programas públicos de saúde e educação especial.

5 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E AÇÕES PRÁTICAS

Com base na minha experiência como cavaleiro da Polícia Militar de Minas Gerais, atuei ativamente nas sessões de equoterapia da Cavalaria e, como resultado, presenciei avanços transformadores em crianças com autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down.

Inspirado por essa vivência, fundei o centro “Únicas Habilidades”, com o objetivo de ampliar o acesso à equoterapia de qualidade. Nosso centro oferece acompanhamento técnico, ambiente seguro e sensível às particularidades de cada paciente, em um modelo integrado a outras abordagens terapêuticas.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A equoterapia representa uma ferramenta terapêutica de alto impacto e baixo risco. Além disso, sua capacidade de promover o desenvolvimento integral de crianças com necessidades especiais está amplamente documentada e reconhecida. Portanto, investir na criação de novos centros, na formação de profissionais e na inclusão dessa abordagem nas políticas públicas é fundamental para ampliar os benefícios a mais famílias.

REFERÊNCIAS

ANDE-BRASIL. Manual de Equoterapia. Brasília: Associação Nacional de Equoterapia, 2017.

AVIV, L. et al. Therapeutic horseback riding to improve executive functions in children with ADHD. Journal of Attention Disorders, v. 24, n. 12, p. 1672-1680, 2020.

GABRIELS, R. L. et al. Pilot study measuring the effects of therapeutic horseback riding on school-age children and adolescents with autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 6, n. 2, p. 578–588, 2015.

MEERA, K. et al. Equine-assisted services for motor outcomes in autistic children: a systematic review. Autism – Open Access, 2024.

MELLO, C.; SIQUEIRA, R. Equoterapia e TEA: efeitos e desafios. Revista Brasileira de Terapias Assistidas, v. 10, n. 2, p. 120-135, 2022.

PATH INTERNATIONAL. Annual Report 2025. Disponível em: https://www.pathintl.org/. Acesso em: 10 maio 2025.

SILVA, L. A. Relatos de práticas terapêuticas na Cavalaria da PMMG. Belo Horizonte: Arquivo pessoal, 2023.

XIAO, Y. et al. Effects of equine-assisted activities and therapies on social function in autism spectrum disorder: a meta-analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 12, p. 8343-8357, 2023.

ZOCCANTE, L. et al. Effectiveness of equine-assisted activities in promoting adaptive behavior in children with autism spectrum disorder. Children, v. 11, n. 12, p. 1494, 2024.

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