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domingo, 29 de junho de 2025

Fofoca no trabalho: o mal do século

          Conviver é difícil,  no local de trabalho essa tarefa é mais árdua, isso porque cada pessoa tem a sua individualidade, e dentro do mesmo espaço isso extrapola de forma que a as pessoas acabam enxergando as coisas sob a sua concepção,  deixando de ver o outro com empatia.

          Daí surge às fofocas, que quando leves e não causam nenhum constrangimento, passam despercebidas. Contudo, quando as fofocas causam mal estar, e mancha a imagem de alguém, vira crime de difamação, punível pelo Código Penal.

          O grande mal do século nas relações de trabalho é a fofoca,  aliado na maioria das vezes ao assédio moral. Mas conforme a expressão idiomática portuguesa, “deve se cortar o mal pela raiz”.

          Disseram algo de você. Quem disse? E o que disseram? Dependendo da situação e se o que disseram não pode ser provado e o que foi dito gerou constrangimento,  cabe uma queixa crime por difamação e de repente uma ação por dano moral, se houver algum abalo emocional.

          A gestão de conflitos que envolvem a fofoca no trabalho é uma tarefa árdua, lidar com a situação exige cautela, discernimento, e acima de tudo justiça.

          Importante destacar que quem se envolve em fofocas precisa se auto afirmar em alguma coisa,  porque o profissional que é produtivo não tem tempo para essas coisas,  ao contrário está focado no seu crescimento e na instituição.

          Uma dica, ao menor sinal de fofoca afaste se. Vieram lhe falar algo de alguém,  aplique a regra das 3 peneiras. A regra das três peneiras é uma metáfora atribuída a Sócrates, que ensina a importância de filtrar a informação antes de transmiti-lá. As peneiras representam critérios: verdade, bondade e utilidade. Antes de compartilhar algo, deve-se perguntar se é verdadeiro, se é bom e se é útil.

          A metáfora das três peneiras é um guia para a comunicação responsável e para a tomada de decisões, que pode ser aplicada tanto na vida pessoal como profissional. 

Primeira Peneira: Verdade: É importante verificar se a informação é verdadeira, se é factualmente correta e se tem base sólida.

Segunda Peneira: Bondade: A informação deve ser boa, não prejudicial ou maliciosa. Deve contribuir para o bem-estar e para a harmonia.

Terceira Peneira: Utilidade: A informação deve ser útil, ou seja, relevante e com um propósito. Não deve ser meramente um rumor ou uma fofoca sem valor.

          Ao aplicar a regra das três peneiras, evita-se a propagação de informações falsas, prejudiciais ou inúteis, contribuindo para uma comunicação mais honesta e construtiva.

          Então,  ao menor sinal de fofoca aplique a regra das 3 peneiras,  o ambiente de trabalho harmonioso se faz com pessoas conscientes de seu papel enquanto ser humano que está em plena evolução, manter esse processo depende de cada um de nós.

Autora:

Odalina Emiko Aoki Alves

Pedagoga/Advogada

Pós-Graduada Em Educação Profissional/Pós-Graduada Em Direito Ambiental

Pós-Graduada Em Direito Do Trabalho E Previdênciário/Pós-Graduanda Em Direito Médico E Da Saúde.

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