Conviver é difícil, no local de trabalho essa tarefa é mais árdua, isso porque cada pessoa tem a sua individualidade, e dentro do mesmo espaço isso extrapola de forma que a as pessoas acabam enxergando as coisas sob a sua concepção, deixando de ver o outro com empatia.
Daí surge às fofocas, que quando leves e não causam nenhum constrangimento, passam despercebidas. Contudo, quando as fofocas causam mal estar, e mancha a imagem de alguém, vira crime de difamação, punível pelo Código Penal.
O grande mal do século nas relações de trabalho é a fofoca, aliado na maioria das vezes ao assédio moral. Mas conforme a expressão idiomática portuguesa, “deve se cortar o mal pela raiz”.
Disseram algo de você. Quem disse? E o que disseram? Dependendo da situação e se o que disseram não pode ser provado e o que foi dito gerou constrangimento, cabe uma queixa crime por difamação e de repente uma ação por dano moral, se houver algum abalo emocional.
A gestão de conflitos que envolvem a fofoca no trabalho é uma tarefa árdua, lidar com a situação exige cautela, discernimento, e acima de tudo justiça.
Importante destacar que quem se envolve em fofocas precisa se auto afirmar em alguma coisa, porque o profissional que é produtivo não tem tempo para essas coisas, ao contrário está focado no seu crescimento e na instituição.
Uma dica, ao menor sinal de fofoca afaste se. Vieram lhe falar algo de alguém, aplique a regra das 3 peneiras. A regra das três peneiras é uma metáfora atribuída a Sócrates, que ensina a importância de filtrar a informação antes de transmiti-lá. As peneiras representam critérios: verdade, bondade e utilidade. Antes de compartilhar algo, deve-se perguntar se é verdadeiro, se é bom e se é útil.
A metáfora das três peneiras é um guia para a comunicação responsável e para a tomada de decisões, que pode ser aplicada tanto na vida pessoal como profissional.
Primeira Peneira: Verdade: É importante verificar se a informação é verdadeira, se é factualmente correta e se tem base sólida.
Segunda Peneira: Bondade: A informação deve ser boa, não prejudicial ou maliciosa. Deve contribuir para o bem-estar e para a harmonia.
Terceira Peneira: Utilidade: A informação deve ser útil, ou seja, relevante e com um propósito. Não deve ser meramente um rumor ou uma fofoca sem valor.
Ao aplicar a regra das três peneiras, evita-se a propagação de informações falsas, prejudiciais ou inúteis, contribuindo para uma comunicação mais honesta e construtiva.
Então, ao menor sinal de fofoca aplique a regra das 3 peneiras, o ambiente de trabalho harmonioso se faz com pessoas conscientes de seu papel enquanto ser humano que está em plena evolução, manter esse processo depende de cada um de nós.
Autora:
Odalina Emiko Aoki Alves
Pedagoga/Advogada
Pós-Graduada Em Educação Profissional/Pós-Graduada Em Direito Ambiental
Pós-Graduada Em Direito Do Trabalho E Previdênciário/Pós-Graduanda Em Direito Médico E Da Saúde.