A natureza ortográfica da língua portuguesa no Brasil é predominantemente fonêmica. Isso implica em dizer que a língua possui caráter unificador, que converte as menores unidades sonoras da fala em sistemas de escrita para formar e diferenciar palavras da língua, com o propósito estabelecer um complexo de elementos comuns na escrita. É por meio desta natureza fonêmica da língua, que é possível aos indivíduos expressarem, pelos sons que produzem, as ideias e emoções.
Faz-se necessário destacar que frente à riqueza lexical da língua portuguesa, os fonemas exercem o papel contrastivo, ou seja, capaz de distinguir significado e, portanto, invariável. Se tomarmos como exemplo as palavras gato e pato, podemos observar que a substituição do elemento inicial resulta em mudança de significado e, consequentemente, no surgimento de uma nova palavra.
O caráter fonêmico da ortografia da língua portuguesa garante a unidade do sistema de escrita. Se o sistema ortográfico fosse construído predominantemente pela diversidade linguística da fala, isto é, da fonética, haveria um comprometimento quanto a unidade da língua. A palavra “menino”, por exemplo, se escrita de acordo com a língua falada, obteria diversas formas como “menino”, “meninu”, “minino” ou “mininu”. Diante do exposto, conclui-se que essa variedade que compõe a língua falada apenas é atenuada pela ação da natureza predominantemente fonêmica da ortografia da língua portuguesa.
BIBLIOGRAFIA
MONTEIRO, Ana. “Sebra – ssono – pessado – asado” O uso do ´s´sobre a Ótica daquele que aprende. In: MORAIS, Artur Gomes (org.). O aprendizado Da ortografia. Belo Horizonte, Autêntica, p. 43-60, 2005.
BISOL, L.(org.). Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
MIRANDA, A.R.M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a fonologia. Cadernos de Educação (UFPel), v. 35, 2010. p. 359- 405.
MIRANDA, A.R.M. FONOLOGIA. Glossário Ceale. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/fonologia#:~:text=Os%2 0fonemas%2C%20por%20seu%20car%C3%A1ter,no%20sistema%20ortogr% C3%A1fico%20da%20l%C3%ADngua. Acesso em: 5 mar. 2023
Autor:
Rodrigo Barbosa de Souza