Divididas em cinco módulos, as aulas com o artista mineiro radicado em São Paulo são uma oportunidade para compartilhar vivências e desenvolver novas formas de expressão.
Os encontros começam em fevereiro, na zona sul da capital paulista
No início de cada ano, muitas pessoas traçam novas metas e buscam vivências que permitam um melhor aproveitamento do tempo. Em meio ao excesso de informações e às pressões geradas pela internet, boa parte delas quer uma pausa para respirar e reconectar corpo e mente. Foi pensando nessas demandas que o artista Jef Castelani criou o curso Vivência em Cerâmica, que será ministrado a partir de fevereiro de 2024 em seu ateliê, na zona sul de São Paulo.
O curso tem como objetivo promover um tempo de parada, ou seja, uma pausa temporária da lógica da velocidade, do consumismo e da rolagem infinita das redes sociais para que os alunos conectem corpo e mente. Nesse sentido, a versatilidade da argila permite uma abertura para o novo e para a criatividade.
As aulas são voltadas ao relaxamento, à concentração, à respiração e ao trabalho com os sentidos, especialmente o tato. Com os ensinamentos dessa arte, os participantes vão ter mais consciência dos movimentos de mãos, dedos e quadris, focando a atenção no presente, em uma verdadeira experiência de mindfulness. “As vivências em cerâmica são perfeitas, porque constituem uma espécie de convite à pausa e ao aproveitamento mais saudável do tempo”, diz o artista.
Mineiro radicado em São Paulo, Jef Castelani passou por uma jornada de redescobertas a partir da cerâmica e deixou a área financeira para atuar no mundo das artes. Depois de passar por grandes ateliês e trocar experiências com artistas como Ivone Shirahata e Hideko Honma, Castelani agora compartilha os resultados dessa trajetória que começou em 2018.
Peças do artista mineiro
O CURSO
O curso Vivência em Cerâmica está dividido em cinco módulos, que serão ministrados entre fevereiro e dezembro de 2024. As aulas ocorrerão uma vez por semana, com duas opções de horários: de manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h.
No primeiro módulo, cada participante vai aprender a amassar o barro, utilizando para isso a força do corpo a seu favor. O segundo módulo é focado na centralização do barro no disco do torno, atividade que é desenvolvida de olhos fechados para aguçar os sentidos. Já no terceiro módulo, o foco é aprender a subir e a descer o barro no torno, o que exige o uso do quadril e das mãos.
No quarto módulo, Castelani usa seus aprendizados na residência artística na Ásia para apresentar aos alunos ferramentas orientais para dar formas às peças. Por fim, o quinto módulo é dedicado à confecção de uma peça de cerâmica.
Cada turma terá no máximo três alunos. O investimento mensal é de R$ 600 e inclui todo o material do curso, exceto as queimas da cerâmica. Mais informações em @ceramica_castelani
SERVIÇO:
Curso Vivência em Cerâmica com Jef Castelani
De fevereiro a dezembro de 2024 (férias em julho)
Uma vez por semana | até 3 alunos por turma
Manhã: 9h às 12h / Tarde: 13h às 16h
Investimento mensal: R$ 600,00
Público-alvo: acima de 18 anos, sem limites de idade
Material incluso no curso, exceto queimas.
Autora:
Raquel Carvajal