O Alê Espaço de Arte anuncia a visita guiada à exposição “Fragmentos Ressignificados” de Silvio Fischbein com o curador Federico de la Puente. O evento será neste sábado, dia 20/01, das 18h às 20h, na Rua Califórnia 706, Brooklin-SP. A conversa recebe o curador para uma análise mais profunda do trabalho do artista através de um olhar de alguém que acompanha o desenvolvimento da pesquisa poética de Sílvio há vários anos, escrevendo sobre seu trabalho como no texto “PRAXE: AÇÃO E SIGNIFICADO” presente no catálogo do artista “Silvio Fischbein – Artista Visual 2”
“A produção visual e audiovisual deste artista, em suma, coloca um diálogo múltiplo O objeto em questão expande-se, contrai-se e desaparece entre aqueles que desejam apreender a totalidade do seu significado. Este maquinário assume uma grande variedade de formatos e suportes: objetos montados, colagens, audiovisuais, instalações, têxteis, etc. A textura surge devido ao acúmulo de elementos (materiais e simbólicos). O artista constrói, enumera, justapõe, brinca com o múltiplo e o acúmulo para nos lembrar da infinidade de sentidos e do finito em nosso olhar”, afirma Federico de la Puente
O evento marcar o último dia das exposições simultâneas “Fragmentos Ressignificados” de Silvio Fischbein, uma parceria entre o Alê Espaço de Arte e a Galeria Imaginário de Buenos Aires e “Romper da carne” de Thatiana Cardoso, com curadoria de Carol Mikoszewski.
Sobre o curador
Federico de la Puente (1987). Curador e pesquisador de Arte Contemporânea. Nasceu em Buenos Aires (Argentina) e vive em São Paulo (Brasil). Desempenha seu papel por meio de uma série de gestões autônomas de arte na América Latina, trabalhando de maneira consistente com artistas em relação a exposições, desenvolvimento de textos e processos de consultoria. Já editou 8 livros e uma grande quantidade de artigos sobre arte contemporânea. É coordenador de pesquisa e logística na Uberbau_House (São Paulo, Brasil). Além disso, faz parte das equipes de coordenação da Curadoria Forense, Trabalhadores de Arte e das iniciativas associadas às suas redes. Desde 2020, dirige o programa de formação em arte Clínicas CUATROXCUATRO com o artista argentino Pablo Sinaí. De 2018 a 2022, desenvolveu protocolos de trabalho, linha editorial e conteúdos como Curador Geral de Rojo al Frente (Buenos Aires, Argentina), uma gestão autônoma na qual realizou mais de 50 exposições nesta cidade.
https://linktr.ee/fede.delapuente
https://www.instagram.com/fede.delapuente/
https://vadb.org/people/federicodp
Sobre o artista
Silvio FISCHBEIN (Buenos Aires, 1949). Artista visual e diretor de cinema. Na década de 60 treinou com os professores Juan Battle Planas e Noé Nojechowicz. Recebeu os títulos de arquiteto, ano 1974 e urbanista, ano 1980, pela UBA. É professor e consultor da Universidade de Buenos Aires. Trabalhou como roteirista e diretor audiovisual e em 1984 ganhou o Prêmio George Meliès. Em 1965 realizou sua primeira exposição individual na Galeria Lirolay e desde então realizou 41 exposições individuais na Argentina e no exterior, participando de salões e exposições coletivas. Recebeu bolsas de estudo em diversas ocasiões dos governos do Canadá e da França. Foi agraciado com a bolsa da Fundação Pollock-Krasner (2015 e 2018). Em 2021, ganhou o Primeiro Prêmio na 26ª Bienal de Arte Têxtil. Publicou também dois livros: Silvio Fischbein – Artista visual (2015) e Silvio Fischbein- Artista Visual II (2019).
Serviço
Exposição “Romper da Carne” – último dia
Exposição “Fragmentos Ressignificados” – último dia
Visita Guiada à exposição “Fragmentos Ressignificados” de Silvio Fischbein com Federico de la Puente: 20 de janeiro de 2024 (sábado), às 19h
Período expositivo: 21/11/2023 à 20/01/2024 (terça-feira a sábado, 14h-18h)
Alê Espaço de Arte
Rua Califórnia, 706 – Brooklin – São Paulo
https://alespacodearte.com/
@ale.espacodearte
créditos
Divulgação
Autor:
Erico Marmiroli