Ouça o single: https://orcd.co/dindi
Quinta-feira, 25 de março, chega às plataformas “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira ), o mais novo single do grupo Equale, via gravadora Biscoito Fino. Com arranjo inédito e virtuoso de André Protásio e participação especial da cantora Valéria Lobão, o lançamento acontece na data em que Tom Jobim completaria 98 anos.
Contando com a expertise de seus cantores – mais de 12 vozes somadas -, o arranjo passeia pela bossa de “Dindi” e flerta com a estética jazzística, na qual destaca-se a presença de Valéria Lobão como solista. Indicada ao Grammy Latino em 2015 com o álbum “Noel Rosa – Preto e Branco”, Valéria gravou sua participação em Portugal. As demais vozes foram gravadas no estúdio Tenda da Raposa (RJ).
O single antecede o próximo álbum do grupo Equale, uma homenagem ao compositor Aldir Blanc que tem previsão de lançamento ainda este ano.
Formado na década de 1990, o Equale é um importante grupo vocal carioca que reverencia a MPB em arranjos originais, contemplando em seu repertório músicas de novos e consagrados compositores, como Tom Jobim, João Bosco, Lenine, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Dorival Caymmi.
Em sua discografia possui os álbuns Expresso Gil (estreia fonográfica elogiada pela crítica), Um Gosto de Sol (homenagem à música mineira de Milton Nascimento) e Na Praia de Caymmi (vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2018, na categoria de melhor grupo de MPB). Com direção musical e regência de André Protásio, o grupo é conhecido pela originalidade nas performances e por seus arranjos vocais personalizados, já tendo se apresentado em importantes palcos no Brasil e no mundo.
DINDI – Ficha Técnica:
Arranjo, Direção Musical e Regência: André Protasio
Solo: Valéria Lobão
Sopranos: Alice Sales, Ana Calvente e Letícia Dias
Contraltos: Débora Braga e Muiza Adnet
Tenores: André Protasio, Dalton Coelho, Flávio Mendes e Tom Andrade
Baixos: Leandro Vasques, Murilo Sierra e Pedro Sabino
Arte Gráfica: Katarina Assef
Gravação, mixagem e masterização: Carlos Fuchs
Estúdios: Tenda da Raposa (RJ) e Arda Recorders (Porto-Portugal)
Autora:
Belinha Almendra