23.1 C
São Paulo
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Conheça 10 empreendimentos que começaram do zero e hoje contam com faturamentos multimilionários no franchising

Redes projetam expandir mais ainda suas receitas e atuação territorial em 2024

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do setor de franquias apresentou crescimento 11,4% no terceiro trimestre de 2023, em comparação a 2022. O dado encerrou o ano consolidado o franchising como opção assertiva de investimento para 2024.

Para além dos dados, o mercado conta com, cada vez mais, histórias de empreendedores que têm acumulado receitas multimilionárias. O que impressiona em suas trajetórias, é o fato de, na maioria dos casos, terem iniciado do zero, motivados pela coragem e expectativa de fazer o negócio dar certo.

Os resultados dessas jornadas têm sido promissores, uma vez que as redes conquistam gradualmente mais franqueados e ampliam sua atuação em projeção nacional. A seguir, conheça alguns casos de empreendedores que, a partir de um sonho ou insight, atingiram faturamentos significativos.

Acuidar

A partir da união do doutor Vitor Hugo de Oliveira e da fisioterapeuta Jessica Ramalho, surgiu a Acuidar que, atualmente, se consolida como maior rede de cuidadores especializados do país. O geriatra, antes de se tornar CEO, atuou como frentista de postos de combustível, enquanto a atual Diretora de Operações, iniciou com atendimentos domiciliares.

Juntos, eles iniciaram a marca em 2016, entrando para o franchising em 2020, dando espaço a um crescimento incessante até o momento atual. O ano de 2023 foi encerrado com um aumento de 145% no número de unidades e faturamento superior a R$36 milhões.

Bubble Mix Tea

A Bubble Mix Tea, fundada em 2014, tem como foco principal a expansão de suas operações nos Estados Unidos. Especializada na oferta de Bubble Tea, uma bebida versátil que pode ser apreciada em temperaturas geladas ou quentes, a marca oferece diversas combinações de sabores e acompanhamentos. Atualmente, a rede possui mais de 120 unidades distribuídas pelo Brasil, Paraguai e Estados Unidos. O planejamento estratégico para 2024 visa continuar a expansão, consolidando presença tanto no mercado brasileiro quanto nos EUA. O faturamento anual estimado no Brasil, supera os R$400 mil, enquanto alcança mais de $300.000 nos Estados Unidos.

Escova Express e Unhas Cariocas

Os empreendimentos de destaque no setor de beleza são resultado do trabalho de Mauricio Cesar e Marina Groke. Mauricio começou a trabalhar aos 13 anos, auxiliando seu irmão na copiadora de um amigo. Após fazer um curso de ciência da computação, o profissional ingressou em uma escola de inglês, local onde assumiu posições superiores, ficando por 9 anos e inaugurando 3 unidades. Lá, ele adquiriu experiência sobre o franchising.

Porém, foi na segunda gravidez de sua esposa, Marina, que houve o insight para a abertura de outro tipo de negócio. Ela tinha o sonho de empreender no setor de beleza, e assim foi feito com a Unhas Cariocas e Escova Express, em 2021. As duas lojas foram consideradas pela ABF as maiores franquias de esmalteria e escovaria do mundo, contabilizando um faturamento superior a R$42,4 milhões em 2023.

Instituto Gourmet

Foi a partir de uma receita de bem-casado que surgiu o Instituto Gourmet, rede de cursos de gastronomia e confeitaria. A noiva responsável pela produção dos doces passou a ser referência em sua cidade natal – Serra, no Espírito Santo. Logo, o negócio que iniciou na garagem de sua residência, se tornou uma rede com mais de 140 unidades comercializadas em todo o país.

O empreendimento, que se consolida como maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia, faturou R$95 milhões em 2023, transformando mais de 100 mil vidas, ensinando receitas, técnicas e introduzindo no mercado verdadeiros empreendedores de sucesso.

Itália no Box

Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com o objetivo inicial de obter uma fonte de renda. O conceito era claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis, repletas de afeto, remetendo os clientes a experiências familiares. O cardápio contava om mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. Dois anos depois, a marca entrou no mundo da franchising, tornando-se uma rede presente em 70 cidades e 18 estados no Brasil, com mais de 100 franqueados. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando 40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões.

Love Gifts

Nascido na Paraíba, aos oito anos de idade, Fábio Farias já demonstrava ser um grande empreendedor, comprava canetas, as personalizava e vendia aos seus colegas. Já na adolescência inovou vendendo CD’s, cartões telefônicos para colecionadores e até abadás para o carnaval.

Quando o seu emprego formal não deu certo, Fábio vislumbrou um novo negócio: viajava para os EUA para comprar produtos e os comercializava no Brasil, usando como referência as práticas do varejo americano, tendo a Disney como sua principal inspiração.

Em 2014, em Campina Grande, sua cidade natal nasceu a Love Gifts, uma loja de estilo próprio, com opções personalizadas e criativas de decorações e presentes em um único lugar. O sucesso foi tão grande que em 2016 a Love Gifts entrou no franchising, contando atualmente com mais de 70 unidades espalhadas por todo o Brasil e com faturamento passando da casa dos R$ 16 milhões em um único ano.

Prioridade 10

Rogerio Zorzetto e sua esposa, Angelica Leising, fundaram a loja Prioridade 10 em 2014, na cidade de Cunha Porã, Santa Catarina. A marca oferece uma ampla variedade de produtos de qualidade, abrangendo moda, acessórios e artigos para casa, todos com preço máximo de R$20,00. A rede busca expandir sua presença nas regiões de São Paulo, Paraná e Distrito Federal. Com uma estimativa de faturamento de R$200 milhões, a empresa almeja um crescimento de 21%.

Sonhagro

Romário Alves, originário de Piaçu, distrito de Muniz Freire, Espírito Santo, iniciou sua trajetória aos 15 anos, trabalhando nas lavouras de café com seu pai. Aos 18, ingressou na Agrotécnica Federal e se especializou em Cafeicultura. Em 2008, iniciou uma carreira como consultor na área agrícola em Minas Gerais. Com reconhecimento na região, firmou parceria com o Banco do Brasil, dando origem à Piaçu Consultoria Rural, posteriormente transformada em Sonhagro.

Em 2020, a rede entrou no franchising, e seu crescimento foi notável. Em 2023, a marca alcançou R$1,5 milhão de receita, chegando a 61 unidades, focando especialmente no sudeste do Brasil.

Tem Jeito

Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em Campina Grande (PB) e concebida pelo empresário Evandro de Macedo Filho. O empreendedor identificou no setor de costura uma oportunidade de investimento única, dado que nenhum serviço oferecia costura, conserto e customização de forma rápida, com qualidade e um atendimento excepcional.

Investir nesta franquia significa entrar em um negócio onde a eficiência na costura se alia à simplicidade operacional, garantindo sucesso e satisfação tanto para os clientes quanto para os empreendedores. Em 2023, a franquia um período de conquistas, testemunhando um notável aumento de quase 50% no faturamento do grupo. Com receita média mensal por unidade de R$35 mil, a rede conta com franqueados que superaram esse valor e acumularam totais milionários.

Autora:

Mariana de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio