20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de julho de 2024

Sessões Flutuantes termina 2023 em dose dupla na Galeria São Paulo Flutuante e no OCUPA Cozinha

Samba e forró são os estilos musicais da última edição do projeto do ano

O especial de encerramento do ano do projeto Sessões Flutuantes acontece gratuitamente com dois shows no dia 22 de dezembro de 2023 (sexta-feira), sendo eles: do cantor Rodrigo Campos, às 18h, na Galeria São Paulo Flutuante e do Forró Flutuante, às 20h, na OCUPA Cozinha, ambos na Barra Funda, em São Paulo.

No encalço do samba minimalista e existencial de grandes mestres, como Batatinha e Paulinho da Viola, Rodrigo apresenta seus sambas no violão e no cavaquinho, valorizando silêncios e pausas, dando o peso devido a cada acorde e palavra. O Forró Flutuante reúne os músicos Rafa Barreto, Mestre Nico, Alice Vaz e Manu Maltez.

Sobre o Sessões Flutuantes
O projeto – que é curado pelo músico Manu Maltez e pela produtora Elizabeth Araújo, busca uma nova relação com a música ao vivo através de uma experiência diferente. Os shows acontecem em meio a uma exposição de arte em um formato acústico ou semi-acústico (a galeria possui uma acústica muito favorável, ressoando como um templo). A ideia é criar uma cena intimista cujo formato cênico privilegie o encontro entre as pessoas e entre linguagens artísticas diversas.

As Sessões começaram em setembro de 2022, conectando artistas de diferentes movimentos, cenas e gerações, assim como Assucena, Alessandra Leão, Julia Abs, Victória dos Santos, Maurício Pereira, Samuca e a Selva, Arrigo Barnabé, Carlos Careqa, Mário Manga, Rodrigo Campos, Manu Maltez, Suzana Salles dentre outros que se apresentaram na galeria. Até uma noite da SIM São Paulo fez parte de uma das Sessões Flutuantes, com mais de vinte artistas se apresentando em formato de sarau.

Sobre o cantor
Compositor, cantor e instrumentista, Rodrigo Campos, começou tocando cavaquinho e percussão nas rodas de samba de São Mateus, periferia da cidade de São Paulo, lugar onde cresceu. Começou a compor aos doze anos de idade. Ele é vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2013.

Lançou 5 discos solos: Pagode Novo (2023); 9 Sambas (2019); Conversas com Toshiro (2015); Bahia Fantástica (2012) e  São Mateus Não é um Lugar Assim tão Longe (2009).

Além do seu trabalho solo, Rodrigo colabora, como compositor, arranjador e instrumentista, com vários artistas de sua geração, assim como com lendas da música brasileira: Criolo (Duas de Cinco, 2014), Juçara Marçal (Encarnado – 2014), Vicente Barreto (Cambaco – 2015), Tom Zé (Pour Elis – 2014, com participação de Milton Nascimento), Elza Soares (A Mulher do Fim do Mundo e Deus é Mulher), Emicida, dentre outros. Também é integrante do Passo Torto, projeto desenvolvido em colaboração com os compositores Kiko Dinucci e Romulo Fróes e o contrabaixista Marcelo Cabral, que já conta com três discos lançados. E Sambas do Absurdo, formado por Rodrigo, Juçara Marçal e Gui Amabis lançaram 2 discos.

Sobre a galeria
A galeria São Paulo existe desde a década de 80 e foi fundada pela marchand e estilista Regina Boni, conhecida por seu papel atuante no movimento Tropicalista e pela coragem e olhar aguçado no mercado das artes no Brasil. Artistas como Hélio Oiticica, Baravelli, Megumi Yuasa, Wesley Duke Lee, Leda Catunda, Leonilson, Lygia Clark, Cecília Canalle e José Rezende têm suas trajetórias intimamente ligadas à galeria São Paulo. A proximidade com a música foi desde sempre uma das características da galeria que sempre promoveu encontros musicais dentro de seu espaço. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Paulo Moura foram alguns dos artistas a se apresentar em seu antigo espaço, que ficava na avenida Estados Unidos, nos Jardins.

Em 2020, a galeria ganhou um novo sócio, o artista Manu Maltez – que agora é apenas um colaborador, e transferiu-se para a Barra Funda, um bairro histórico e em efervescência em São Paulo, com cada vez mais galerias de arte, espaços culturais, ateliês, bares e restaurantes.

SERVIÇO RÁPIDO
Sessões Flutuantes
curadoria: Manu Maltez e Elizabeth Araújo
show: 22 de dezembro de 2023 (sexta-feira)
quanto: gratuito

artista: Rodrigo Campos (às 18h)
local: Galeria São Paulo Flutuante
rua brigadeiro galvão, 130 – barra funda – são paulo sp – 01151-000

artista: Forró Flutuante – Rafa Barreto, Mestre Nico, Alice Vaz e Manu Maltez (às 20h)
local: OCUPA Cozinha
rua brigadeiro galvão, 102 – barra funda – são paulo sp – 01151-000

redes sociais
Sessões Flutuantes @sessoesflutuantes
Rodrigo Campos @rodrigocampos____
Rafa Barreto @rafabarretooo
Mestre Nico @mestrenico.manupoeira
Alice Vaz @alialicevaz
Manu Maltez @manumaltez
Elizabeth Araújo @apoematica
Galeria São Paulo Flutuante @sp_flutuante
OCUPA Cozinha @ocupacozinha

créditos
fotos: JFR/Divulgação
artes: Manu Maltez

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio