22.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Parceria entre instituições de ensino promove atendimentos aos recuperandos da APAC no estado

Um projeto de extensão da Faseh e UniBH, cujo curso de Medicina é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, promoveu esse ano uma série de atendimentos aos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Minas Gerais. A última ação do projeto em 2023 foi realizada no sábado, 16, na unidade da Gameleira, em Belo Horizonte. Nesta última etapa, foi realizado um mutirão de atendimento odontológico e todas as mulheres da Apac passaram por uma triagem para identificação das demandas de saúde bucal.

A ação ao longo do ano foi composta por atendimento em ginecologia, psiquiatria e também foram realizados atendimentos para o grupo de tabagismo da APAC. Ocorreram oficinas de educação e saúde com abordagem LGBT tendo como pauta a saúde da mulher, mental, nutrição e atividades físicas. Mais de 60 pessoas, entre docentes e discentes participaram da atividade.

Participaram da ação o diretor da Faseh e UniBH, Pedro Coutinho, o diretor regional, Nathan Souza, a gerente regional da Inspiralli, Camila Souza e o do Chief Medical Officer (CMO), José Lúcio Machado da Inspirale.

Essa integração entre as instituições de ensino é muito importante, assim como o envolvimento de vários cursos, como educação física, medicina, odontologia e enfermagem. Educação médica e os demais cursos precisam conviver e fazer com que as atividades integradas contribuam na formação dos alunos. Esperamos que em 2024 mais cursos estarão envolvidos nos atendimentos”, revela o diretor Pedro Coutinho.

De acordo com a médica de família e comunidade, professora de medicina da Faseh e UniBH e preceptora do projeto de extensão RevolucionaMed, Neoma Mendes de Assis, durante este ano, foram feitas atividades extensionistas com a população LGBT, imigrantes e refugiados, crianças em vulnerabilidade social e recuperandos da Apac.

O projeto também realizou capacitações com profissionais de saúde, professores e preceptores. Com abordagem em saúde LGBT e métodos de avaliação como feedback, foram associadas a teoria e as capacitações, formações com a prática em comunidade”, afirma.

Já o coordenador de medicina da Faseh, Nuncio António Araújo Sol, destaca a importância da ação. “Os depoimentos demonstraram o impacto positivo que os atendimentos e as oficinas geraram. As atividades desenvolvidas na APAC são fundamentais para a tão buscada humanização da atenção à saúde tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação. O aprendizado adquirido neste dia transcende o do conhecimento acadêmico – foi um aprendizado para a vida”, afirma.

Parceria

O projeto de extensão RevolucionaMed foi realizado em parceria com o IBC Med – a educação médica continuada da Inspiralli. No início de 2023, o IBC Med convidou a professora Neoma para ser integradora do projeto Mais Saúde e Comunidade, projeto de extensão do IBC Med, que envolve pós-graduandos e graduandos de medicina.

Nessas práticas, houve envolvimento de alunos e professores de medicina, psicologia, educação física, odontologia da Faseh e UniBH. Nessas atividades, que são chamadas de grande ação em saúde, os voluntários realizaram mutirões de atendimento e oficinas de educação em saúde”, destaca Neoma.

Autora:

Júlia Medeiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio