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segunda-feira, 17 de junho de 2024

Gestão médica: 11 problemas que uma clínica hospitalar pode enfrentar e como resolvê-los

Organização, eficiência e qualidade no atendimento são itens que devem ter sempre a atenção por parte dos gestores; veja como softwares para gestão médica podem ajudar

Combinar qualidade e eficiência no atendimento aos pacientes com uma gestão financeira e operacional saudável é o objetivo de toda clínica ou consultório. Entretanto, nem sempre isso é possível, mesmo com todos os esforços dos profissionais envolvidos.

De acordo com dados do IBGE, 48% dos negócios encerram as atividades em no máximo três anos. Além da alta carga tributária, o segundo motivo mais citado é a falta de uma gestão eficiente. Pelo menos 25% dos empreendedores apontam a ineficiência da gestão como motivo do fechamento. Isso não é diferente na área da saúde! 

Esse é um mercado bastante dinâmico, com inovações que surgem diariamente, e um nível de concorrência cada vez mais acirrado. Assim, contar com o auxílio de softwares para gestão médica e outras soluções de tecnologia passa a ser fundamental para obter melhores resultados.

Neste artigo, falaremos sobre os principais desafios da gestão médica e quais são as principais ferramentas que podem ajudá-lo a tornar sua operação mais eficiente.

Quais são os principais desafios da gestão médica?

A lista de desafios enfrentados pelas clínicas ou consultórios é extensa. Nem todos eles se apresentam da mesma maneira para todos os negócios, mas é comum vermos estabelecimentos sofrerem pelos mesmos motivos com frequência.

1 – Restrições orçamentárias

Restrições orçamentárias podem limitar a capacidade da clínica de adquirir equipamentos modernos, contratar profissionais qualificados e fornecer serviços de qualidade. Sem capital para investimento, o estabelecimento fica para trás e perde em relação à concorrência.

2 – Falta de recursos humanos

A escassez de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, pode sobrecarregar a equipe existente. Isso prejudica a qualidade do atendimento e aumenta o risco de erros médicos. Encontrar um equilíbrio entre a quantidade de profissionais e a demanda continua sendo um grande desafio.

3 – Tecnologia desatualizada

Sistemas de tecnologia da informação obsoletos podem levar a falhas na comunicação, atrasos no atendimento e dificuldades na gestão de registros médicos. A não utilização de sistemas de gestão médica faz com que se perca tempo e dinheiro, além de tornar ineficientes as tarefas de rotina.

4 – Gestão ineficiente

Problemas na administração, como falta de coordenação entre departamentos, má gestão de recursos e processos ineficientes, podem comprometer a eficácia operacional. É justamente por isso que sistemas inteligentes podem ser úteis para identificar problemas.

5 – Satisfação do paciente

Questões relacionadas à experiência do paciente, como tempos de espera longos, atendimento inadequado e falta de comunicação, podem resultar em baixa satisfação e reputação prejudicada. Consultas online e acesso remoto simplificado a laudos e exames são um diferencial.

6 – Conformidade regulatória

O não cumprimento de normas e regulamentações pode levar a penalidades legais, além de comprometer a segurança e qualidade dos serviços prestados. Os estabelecimentos de saúde devem estar atentos às mudanças nas normas e à gestão de documentos.

7 – Falhas na segurança de dados

A falta de medidas adequadas de segurança de dados pode resultar em violações de privacidade e comprometimento da integridade das informações médicas dos pacientes. Além de comprometer a reputação da clínica, com a LGPD há punições financeiras para problemas como esses.

8 – Resistência à adoção de novas práticas

A relutância da equipe em adotar novas tecnologias ou práticas médicas inovadoras pode limitar a capacidade da clínica de acompanhar os avanços na área da saúde. Lembre-se: o que funcionou sempre não é, necessariamente, o melhor hoje. É preciso inovar sempre que possível.

9 – Fluxo de pacientes ineficiente

Problemas no agendamento, triagem e gerenciamento de pacientes podem levar a longos tempos de espera, congestionamento e insatisfação. A ausência de sistemas de gestão pode levar a gargalos nesse fluxo.

10 – Riscos de infecções hospitalares

A falta de protocolos eficazes de controle de infecções pode aumentar o risco de disseminação de doenças dentro do hospital. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com relação ao tema e não negligenciar vistorias e checklists de rotina.

11 – Escassez de equipamentos e suprimentos

A falta de equipamentos médicos essenciais e suprimentos pode impactar diretamente a capacidade da clínica de oferecer tratamentos adequados e de qualidade. Os sistemas de gestão de compras devem estar atentos às demandas dos profissionais de saúde.

Como implantar uma gestão médica eficiente?

A implantação de um software para gestão médica tem se tornado cada vez mais essencial para a saúde das clínicas particulares no Brasil. Integrar sistemas financeiros com estoque é o primeiro passo para reduzir ou automatizar tarefas burocráticas de rotina.

No que diz respeito ao atendimento, a implantação de prontuários eletrônicos, integrados a sistemas online que exibam laudos de exames, simplifica a vida do paciente e do profissional de saúde.

Por fim, considerar a possibilidade de realizar consultas online pode ajudar não só a desafogar a agenda do consultório, como também pode se constituir em uma oportunidade de ampliar o número de pacientes atendidos.

Use a tecnologia a seu favor

Sistemas de gestão médica são uma ferramenta essencial para lidar com os principais desafios que os estabelecimentos de saúde enfrentam todos os dias. Clínicas hospitalares e consultórios devem estar preparados para uma concorrência cada vez mais acirrada, com consumidores cada vez mais exigentes.

Uma gestão organizada e equilibrada garante maior eficiência nos processos. Dessa forma, sobra mais tempo para os profissionais de saúde investirem em qualificação, seja ela técnica ou voltada para o melhor atendimento dos pacientes.

Autor:

Alcindo Batista

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