21.3 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

 Tales Ordakji lança livro em Santos após percurso inédito pelo Estado de São Paulo 

Obra teve percurso de lançamentos pelo Estado em novembro, passando por cidades como São Paulo, Itu, Campinas e Serra Negra, encerrando este ciclo em Santos, sua cidade natal

 

O ponto de partida da história é a retomada de sonhos, vocações, adversidades, amores, quedas e amizades ao longo da vida de um artista circense, o palhaço Montenegro. A obra chega ao mundo em um formato que é muito familiar a Ordakji: o livro é todo desenvolvido como uma peça de teatro, dividida em quatro atos e várias cenas, em que o público é levado a acompanhar a trajetória do artista, que passa sua velhice em uma residência para idosos, afastado da família.

 

Com o DNA de quem foi formado como ator nos tablados da Escola de Artes Cênicas “Wilson Geraldo”, em Santos, e tendo se destacado em sua estreia no filme “Sócrates”, Ordakji também tem vasto conhecimento em produção cultural e, por isso mesmo, acabou levando essa vivência para o seu début literário. “Para contar essa história, não teria como dissociá-la do palco teatral, que é um berço de criação e paixão para mim. O texto surgiu de forma natural, com alguns tópicos que gostaria de levar para uma peça de teatro, como a vivência na terceira idade, o ser artista e, principalmente, o ser palhaço”, conta o autor.

 

Com 144 páginas, a dramaturgia é uma publicação independente de Ordakji, que teve o projeto selecionado entre 164 inscritos em edital do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC-SP), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. A iniciativa visa a publicação de obras inéditas de teatro. O livro conta ainda com a coordenação de produção de Cibele Gonçalves e design gráfico de Márcia Okida, além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult).

 

Com ares de fantasia e se passando na distante cidade fictícia de Birolho, a história faz um verdadeiro mergulho na trajetória do palhaço Montenegro, o encontro dele com o amor e a devoção pelo fazer artístico, ainda que isso deixe um gosto amargo na boca. Adotando o expressivo recurso da viagem no tempo e nos fluxos de consciência, o leitor-espectador revive o caminho de Montenegro, passando a limpo sua juventude, sentindo o poder e o peso das descobertas e das decepções, acompanhado de um rol de personagens que seriam facilmente transportados para a vida de qualquer cidadão brasileiro.

 

Com o livro, Ordakji reflete sobre a luta do ser artista. “Ela é, sobretudo, não ceder ao jogo do mundo, e, sim, fazer os outros jogarem o jogo que nós constantemente criamos. Que a jornada deste palhaço sonhador possa servir, de alguma forma, como uma reflexão e, principalmente, como uma mola propulsora para se continuar sonhando acordado”, argumenta.

 

Lançamento

Ordakji já passou pela capital de São Paulo na SP Escola de Teatro, na cidade de Itu no Centro Ituano de Letras e Artes, em Campinas no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), em Serra Negra no Mercado Cultural, e agora em Santos/SP (dia 23/11) no Foyer Teatro Municipal Braz Cubas, a partir das 19h, encerrando o ciclo presencial de lançamentos.

 

Além da venda no dia do evento, quem se interessar pelo livro pode entrar em contato com o escritor pelos perfis do Instagram @talesordakji e @livromontecla para adquiri-lo. A publicação também estará disponível em algumas lojas físicas pelo estado.

 

O autor também doará parte da tiragem para órgãos públicos. As cidades onde ocorrerão os eventos de lançamento receberão livros para compor o acervo. A Secretaria de Estado da Cultura também vai ganhar 150 volumes para difusão em equipamentos públicos, como bibliotecas, escolas e espaços culturais.

 

Serviço

Livro MONTECLA! A Terrível e Inesperada Jornada de um Palhaço Sonhador

de Tales Ordakji

144 páginas / Preço sugerido: R$ 39,90 / ISBN 978-65-00-82129-1

Lançamento: quinta-feira, dia 23/11, às 19h, no Foyer do Teatro Municipal Braz Cubas.

Endereço: Centro Cultural Patricia Galvão – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos – SP, 11075-907

Sobre o autor Tales Ordakji

Formado pela Escola de Artes Cênicas “Wilson Geraldo” e em Teatro pelo Senac, em Santos, o santista Tales Ordakji tem vasto conhecimento em produção cultural na Baixada Santista, tendo participado ativamente na realização de festivais de teatro, mostras de cinema e diversos eventos artístico-culturais.

Recentemente, graduou-se em Processos Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Ator e produtor do grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas – desde 2015, participou de várias montagens do coletivo, atuando na produção e na criação da arte gráfica de diversas ações, ao longo dos anos, como a celebração dos 50 anos de atividades contínuas do grupo em 2019. Atualmente pelo grupo, está envolvido nas ações para a comemoração dos 55 anos do TEP, que ocorrerá em 2024.

No cinema, estreou como ator nas telas em 2019, com o longa-metragem “Sócrates”, do cineasta Alexandre Moratto, onde viveu o personagem Maicon. Em janeiro de 2020, recebeu o prêmio Someone to Watch (revelação), na premiação portuguesa CinEuphoria Awards. O longa-metragem teve seu maior reconhecimento ao conquistar um prêmio no Spirit Awards, considerado o Oscar do Cinema Independente.

Atuou ainda da 4ª temporada da série “Rotas do Ódio” e fez participações especiais em séries nacionais, como “Os Ausentes”, da HBO Max, e “Dois Tempos”, da Disney+, além de trabalhos de autoria própria no audiovisual, por meio de sua produtora independente, a Atado no Ato, que fundou junto com a atriz e cineasta Cibele Gonçalves. Eles produzem filmes voltados à comédia e à reflexão, assim como atividades formativas.

Atualmente, está no elenco principal do novo filme de Anna Muylaert (“Que horas ela volta?“, “Durval Discos“), o longa-metragem “O Clube das Mulheres de Negócios”, onde contracenou com Irene Ravache, André Abujamra, Grace Gianoukas, Cristina Pereira, Ítala Nandi, Louise Cardoso, entre outros. O longa tem estreia prevista para 2024 (Glaz Entretenimento/África Filmes/Globo Filmes).

Autora:

Cibele Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio