18.7 C
São Paulo
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

A artista do corpo Christina Elias evoca os orixás em dupla apresentação no Galpão do Sesc Pompéia

Evento é parte integrante do projeto Projeto Lonjuras

A artista do corpo Christina Elias apresenta gratuitamente as performances “ESCREVER COM EXU” em duas ocasiões, no dia 17 de novembro de 2023 (sexta-feira), das 19h às 22h, e “ESCREVER COM IANSÔ no dia 22 de novembro de 2023 (quarta-feira), das 18h às 22h, no Galpão do Sesc Pompéia, na Água Branca, em São Paulo.

A performance faz parte do Projeto Lonjuras – organizado por Ricardo Muniz Fernandes, que acontece entre 17 e 26 de novembro de 2023 na unidade, reunindo diversos artistas e pensadores.

EXU no candomblé e no umbanda é o orixá que liga – uma ponte entre o bem e o mal, o certo e o errado, o material e o abstrato, o humano e o divino, trazendo sempre movimento e transformação, Exu é a chave que abre tudo. IANSÃ, orixá mulher, guerreira dos ventos, das chuvas e dos trovões, controla os fenômenos climáticos representando a força do Feminino. Seu nome tem origem iorubá e significa “mãe de nove filhos”. Tendo aprendido muito sobre a guerra com Ogum e Xangô, Iansã sempre acompanha os guerreiros nas batalhas – “não nasceu para ficar em casa”.

Desde 2011, com o trabalho HERE AND THERE [OR SOMEWHERE INBETWEEN] (vídeo, instalação, performance, Radialsystem Berlin, 2011) e outros que seguiram como a série de DIÁRIOS DE UM MINUTO (vídeo, Festival Verbo/Galeria Vermelho, 2015) e as performances CAIXA DE MÚSICA (Paço das Artes SP, Studio Stefania Miscetti Roma, 2017, Festival Lux de performances SP, 2022) e CORPO AUSENTE (CLAREIRA, MAC-USP, 2021), a pesquisa da artista tem abordado o texto escrito e falado sob uma perspectiva diversa de criação de sentido: o texto como imagem, o texto como som, o texto como movimento ou gesto, o texto como desenho, o texto como roupagem ou pele. O foco não é exatamente o que se escreve mas também como se escreve e o quê o escrever gera no mundo do compreensível-sensível. ESCREVER COM EXU e ESCREVER COM IANSÃ são mais uma (grande) expansão dessa prática em que uma horizontalidade estendida se desenha no espaço sugerindo a possibilidade de lugares infinitos.

Leilão de arte  e Portugal
A performer participou da 7ª edição do Leilão Anual do Iabsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo), que teve seu pregão final no último dia 13 de novembro de 2023. O evento, organizado pela Central Galeria, tem parceria do leiloeiro James Lisboa. Neste ano, o leilão contou com obras de cerca de 84 artistas, que gentilmente cederam suas obras por 70% do valor de mercado. As contribuições serão revertidas aos diversos projetos do IABsp, em especial a Bienal Internacional de Arquitetura.



Ela ainda apresenta a performance “Por um Fio”, no dia 15 de dezembro de 2023, no festival organizado pelo NOWHERE LISBOA, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Em abril passado, Elias apresentou a performance “CAIXA DE MÚSICA”, no projeto Plataforma Conexões do Museu da Língua Portuguesa, ocorrida no Saguão Central da Estação da Luz, na região central de São Paulo.

Sobre a artista
Christina Elias nasceu em 1978, em São Paulo, onde vive e trabalha. Fez Master em Estudos de Movimento na Royal Central School of Speech and Drama (Universidade de Londres, Reino Unido), em 2011-2012, Doutorado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo), em 2015-2020 e Pós-Doc PUC São Paulo Comunicação e Semiótica – Arte, Ativismo e Feminismo, em 2021.

Expôs em diversos museus e galerias no Brasil, como MAC-USP, MAM SP, MIS SP, Paço das Artes (SP), MARP (Ribeirão Preto), MUNA (Museu de Arte da Universidade Federal de Uberlândia), Casa Niemeyer (Brasília), LONA galeria (São Paulo), LUX espaço de Arte (São Paulo), e na Europa, como MAXXI (Roma), Studio Stefania Miscetti (Roma), Radyalsystem (Berlim), Ada Studio (Berlim), London Contemporary Art Fair, Venice International Art Fair, Rome International Art Fair, MUSA Arts Space (Roma) entre outros. Festival Plataforma (Berlin, 2011), Festival Verbo (Galeria Vermelho, 2015), Festival Dança em Foco (Rio de Janeiro, 2016), Festival SheDevil de videoarte de mulheres (Studio Stefania Miscetti, Roma, 2017), Festival Bump’n Grind (Toronto, Canadá, 2019 – prêmio melhor vídeo ativista), Festival LUX de performances (São Paulo), MIRADA Festival Iberoamericano de artes performativas 2022 (SESC Santos). Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais 2013. Prêmio Aldir Blanc Artes Visuais por histórico de carreira 2020. Prêmio FUNARTE Respirarte Artes Visuais 2020. Em Berlim, foi assistente-trainee de direção da coreógrafa Sash Walz e praticou Butô com artistas como Yuko Kaseki e Minako Seki. Membro do CEO Centro de Estudos Orientais – PUC/SP. https://www.christinaelias.online/

SERVIÇO RÁPIDO
performances “ESCREVER COM EXU” e “ESCREVER COM IANSÔ da artista do corpo Christina Elias
projeto Projeto Lonjuras
dia:  17 de novembro de 2023 (sexta-feira), 19h às 22h – “ESCREVER COM EXU”
      22 de novembro de 2023 (quarta-feira), 18h às 22h – “ESCREVER COM IANSÔ
local: Galpão do Sesc Pompéia
rua clélia, 93 água branca
são paulo – sp – 05042-000
site: https://www.sescsp.org.br/unidades/pompeia/
valor: gratuito
faixa etária: livre

créditos
César Meneghetti / Divulgação

redes sociais
Christina Elias: @christina_elias_art
Sesc Pompéia: @sescpompeia

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio