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30 dias para a Black Friday: veja como ser assertivo e ter sucesso na data 

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Relatório da Black Friday 2023 da Olist aponta que para 55% o principal objetivo é aumentar o faturamento

De acordo com o Relatório da Black Friday 2023 produzido pelo Olist – ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs – 63,3% dos lojistas pretendem vender na Black Friday e 51,3% das pessoas que não irão vender planejam fazer compras durante a campanha. Os dados reforçam a importância de uma das principais datas para o varejo nacional e mundial, onde só em 2022, a campanha movimentou R$ 6,1 bilhões no país.

A data é uma das mais aguardadas pelos lojistas e consumidores, que anseiam pela fomentação de diversidade e preço dos mais variados produtos. Os dados também apontam que a maior parte das compras realizadas atualmente é feita por e-commerce e, no último ano, 34,4% dos comerciantes afirmavam ter site próprio. Já em 2023, o número subiu para 66,3% – crescimento de 92,7%.

Os marketplaces também representam um canal estratégico de vendas na Black Friday, sendo prioridade para 73,9% dos respondentes. De acordo com Alexander Clein, Diretor Comercial do Olist, é importante também pensar na comunicação com o público final. “É primordial se conectar com seu público na pré-venda para garantir a fidelização do mesmo, capriche em mensagens-chave que passem segurança e comodidade para quem deseja aproveitar a data”, comenta. 

O especialista relaciona algumas dicas para fortalecer os seus processos e se destacar no período de Black Friday:

  1. Certifique-se que seus processos estejam automatizados: O bom desempenho de vendas da Black Friday exige agilidade. Por isso, nesse momento é imprescindível contar com ferramentas que automatizam os processos manuais. Um ERP completo, com ótimo custo-benefício e rápida implementação auxilia na organização da sua gestão a tempo da Black Friday.
  2. Capriche no marketing: A divulgação das ofertas e produtos é crucial para seus resultados. Planeje seu cronograma de publicações com antecedência e deixe os materiais agendados nas redes sociais.
  3. Conclua sua estratégia de atendimento: Você provavelmente vai ter um aumento no fluxo de contatos durante o período, então é preciso dar conta da demanda. Antes da data, revise todo o seu fluxo de atendimento, bem como os canais, para evitar qualquer problema.
  4. Revise suas ferramentas e tecnologias: Todas as plataformas usadas precisam estar preparadas para o aumento de acessos. Teste todas as tecnologias com antecedência, assim você evita problemas como seu e-commerce cair ou não processar os recebimentos.

Autora:

Amanda Alves

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