Início Famosos Gisele Bündchen, Xuxa, Aline Matulja: brasileiros elegem as celebridades e influencers mais lembrados quando...

Gisele Bündchen, Xuxa, Aline Matulja: brasileiros elegem as celebridades e influencers mais lembrados quando o assunto é sustentabilidade

0

Dados são do novo estudo da Bulbe, que buscou entender os nomes frequentemente associados à pauta sustentável no país 

Gisele Bündchen, Luciano Huck, Xuxa. Se, enquanto acompanhava algum desses artistas, você já se sentiu incentivado a adotar hábitos e posturas sustentáveis, saiba que está longe de ser o único: é que, durante um estudo recente, que analisou a relação de diferentes personalidades da mídia com o comprometimento ambiental, esses foram os três nomes brasileiros mais citados quando o assunto é representar a pauta sustentável — e quem os elegeu foram os brasileiros. 

Os dados acabam de ser divulgados pela Bulbe (confira a pesquisa na íntegra aqui), plataforma de energia solar por assinatura que, nos últimos dias, pediu que entrevistados de todas as regiões compartilhassem suas relações com artistas engajados com a causa sustentável, entre os famosos mais inspiradores, o impacto de seus posicionamentos e, ainda, o que é possível aprender com tais celebridades. 

À especialista por trás da pesquisa, cerca de 80% dos entrevistados revelaram não só acompanhar artistas e influenciadores ativos ambientalmente, mas que já aprenderam sobre consumo consciente (24,4%), reciclagem (18,1%) e proteção da fauna e flora (17%) via celebridades, além de defenderem: o engajamento de pessoas públicas é essencial para incentivar mudanças climáticas e ambientais hoje, de acordo com 7 em cada 10 participantes. 

Influenciadores conquistam notoriedade ao lado das celebridades

Em um momento no qual muito se discute o papel social dos influenciadores e artistas, algo que o levantamento da Bulbe comprova é como, ao menos no que se refere à sustentabilidade, o que não falta no Brasil são bons exemplos — sejam eles atores, músicos, apresentadores ou criadores de conteúdo. 

Conhecida por seu envolvimento constante com a natureza, a modelo Gisele Bündchen (que, aliás, já foi nomeada embaixadora da ONU para o Meio Ambiente e afirma “ter a ecologia como missão de vida”) foi, entre a maioria dos respondentes, a personalidade nacional mais associada ao assunto. Não apenas ela, vale dizer: nomes como Luciano Huck, Xuxa e Felipe Neto também apareceram na maior parte das respostas, ao lado de ativistas e “greenfluencers” conhecidos como Luiza Mell e Aline Matulja. 

Quem também aparece na lista dos ícones da sustentabilidade é a cantora Anitta, que, de uns anos para cá, tem feito declarações importantes sobre o cuidado com o planeta em eventos e palestras. Há quatro anos, por exemplo, quando questionada a respeito do tema no encontro “Dear Earth“, promovido pelo Youtube, ela foi enfática: “a natureza tem sempre cuidado de nós. Está na hora de fazermos o mesmo”. 

“Nosso levantamento mostra a influência que os famosos exercem sobre a opinião pública quando o assunto é sustentabilidade”, comenta o Diretor de Operações da Bulbe, André Mendonça. “Além disso, destaca novos nomes que vêm ganhando notoriedade na pauta verde – pessoas que estão fora do ‘showbiz’, mas que também desempenham um papel extremamente relevante na conscientização ambiental. Esse tipo de influenciador é essencial, especialmente para os jovens”.

Da reciclagem ao consumo consciente: as lições sustentáveis das celebridades 

Como as experiências do público deixam claro, se engana quem pensa que o trabalho de uma personalidade não seja capaz de gerar mudanças sociais significativas, sobretudo em um contexto de debates e discussões sobre a natureza e o futuro do planeta. Na verdade, muitas vezes, acompanhar alguém que se admira pode ser o impulso inicial para a adoção de práticas sustentáveis… mesmo aquelas que, à primeira vista, soam simples e sem grandes impactos. 

Entre os ouvidos pela Bulbe, por exemplo, acompanhar os famosos citados acima acabou se revertendo, em certos momentos, à obtenção de conhecimentos valiosos — o consumo consciente (24,4%), a reciclagem e redução do desperdício (18,1%) e a proteção da fauna e flora (17%) sendo os mais comuns. Demais assuntos específicos, como informações sobre energia renovável (11,9%), também aparecem entre aqueles com que parte dos respondentes tiveram contato através de um influencer ou artista, seja na TV ou nas redes. 

Mas, afinal, qual seria o segredo dos famosos para mobilizar questões tão importantes por meio de seus canais? Pelo menos para quem as elegeu os ícones da sustentabilidade, a resposta pode ser explicada por três pontos-chave, que supostamente os uniria: o fato de que eles parecem colocar em prática o que dizem (26,7%), a capacidade de usar a influência para atingir as pessoas positivamente (19,2%) e, por fim, o compromisso em se envolver continuamente com causa e iniciativas (18,3%). 

Metodologia 

Para identificar quais as celebridades mais sustentáveis do país, nas últimas semanas, a Bulbe entrevistou 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que exploraram os nomes mais lembrados no quesito sustentabilidade, o que faz de uma pessoa pública um bom exemplo e os aprendizados ambientais deixados por influenciadores, famosos e criadores de conteúdo. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados. 

Autor:

Helvio Caldeira

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile