15.7 C
São Paulo
domingo, 7 de julho de 2024

Roca Brasil Cerámica expande a aplicação dos porcelanatos de Superformatos para a execução de movelaria

Com o pioneirismo da tecnologia e dos investimentos que permitiram incrementar o portfólio com as novas medidas de 160 cm x 160 cm e 160 cm x 320 cm, os grandes formatos passam a ocupar mais uma fatia na arquitetura de interiores: a produção de mobiliários

Roca Brasil Cerámica – pertencente ao Grupo Mexicano LAMOSA e detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa – segue o caminho do pioneirismo no mercado de revestimentos de Superformatos. Com um portfólio de medidas e linhas que ganharam um amplo espaço na aplicação de paredes e pisos para a criação de ambientes sofisticados, modernos e extremamente funcionais, a chegada das medidas 160 cm x 160 cm e 160 cm x 320 cm, em 2023, fortaleceu a presença da marca Roca Cerámica em mais um nicho nos projetos de arquitetura de interiores: a produção de movelaria com porcelanato. Com o tamanho e as características técnicas, os porcelanatos se destacam como uma escolha vantajosa para execução de mobiliários sob medida, oferecendo inúmeras possibilidades e benefícios que conquistam arquitetos, designers de interiores e consumidores.

Pensando em uma cadeia como um todo, são inúmeros os atributos que contribuem para o fortalecimento dos Superformatos para a produção de móveis. Com a tecnologia fabril que permite a produção com a espessura slim de 7 mm, peças mais leves se revelam mais favoráveis tanto na questão do frete, como na realização dos cortes para o assentamento. “Sem dúvidas, essa característica proporciona uma redução significativa no valor do transporte, uma vez que o peso é substancialmente menor em comparação com as opções tradicionais de materiais, como a pedra natural“, afirma Renato Santos, supervisor de vendas da Roca Brasil Cerámica que acompanha o desenvolvimento desse mercado de marmoraria e porcelanataria.

Nessa cozinha projetada pela arquiteta Ester Abraão, a área da bancada da cozinha, assim como o espaço para refeições rápidas e a ilha com cooktop a gás, foi revestida com o clássico porcelanato Mármore Paraná, da Roca Cerámica. A linha está disponível nos superformatos 120 cm x 120 cm, 120 cm x 250 cm e 160 cm x 160 cm e nos acabamentos Micro Crystal e Soft Touch. Fotos: Larissa Gregio / Divulgação F3 Cortes

Outra questão já percebida pelos profissionais de arquitetura diz respeito à acessibilidade financeira dos porcelanatos na comparação com às pedras naturais. Com um custo mais atrativo e a reprodução fidedigna da aparência de mármores e outras tipologias aclamadas nos estilos decorativos dos projetos, os Superformatos propiciam um orçamento mais ajustado, com a prerrogativa de desfrutar da mesma durabilidade, estética e acabamento longevo. “A versatilidade dos porcelanatos é notável, pois permite sua aplicação em um amplo leque de móveis e em diferentes ambientes da casa”, rechaça Fernando Gabardo, coordenador de assistência técnica da Roca Brasil Cerámica, que enumera a utilização das peças em tampos de mesa, bancadas de cozinha e banheiro, racks e painéis de TV, armários, cabeceiras, portas e escadas, entre tantas opções. “Temos certeza de que os grandes formatos favorecerão cada vez mais as grandes ideias que nascem a partir dos projetos“, complementa.

Diferentes usos dos porcelanatos da Roca Cerámica: na primeira imagem, o modelo Calacata Light (disponível em seis tamanhos – como o superformatos 120 cm x 120 cm e 120 cm x 250 cm  além de três diferentes acabamentos) reveste o piso e as portas do buffet / No segundo ambiente, o porcelanato Lincoln compõe o painel da TV e possui três diferentes superformatos – 100 cm x 200 cm, 120 cm x 120 cm e 120 cm x 250 cm e acabamentos Micro Crystal e Soft Touch / Divulgação
Portas e gavetas também: na cozinha, o porcelanato Concrete, da Roca Cerámica reveste os armários com o mesmo modelo escolhido para a bancada e o piso. O modelo está disponível nos superformatos 120 cm x 120 cm, 120 cm x 250 cm e 160 cm x 160 cm e em três diferentes cores- off white, gray e greige / Divulgação 

Estéticas que combinam entre si

Junto com o crescimento da família de lâminas de Superformatos, a Roca Brasil Cerámica também investe na produção de séries pautadas na diversidade de medidas e acabamentos que se adequam às demandas específicas de cada ambiente dos projetos. Uma mesma coleção fortalece as possibilidades em obras de larga escala e aquelas que buscam a integração de pisos e paredes com bancada dentro de um conceito mais clean, leve e moderno. À frente no domínio tecnológico e com as tendências do design, a empresa possui o maior número de estampas de Superformatos do mercado, sem contar que seu portfólio em si de porcelanatos é superior ao volume de pedras sinterizadas encontradas no mercado.

Além disso, a combinação da estética dos grandes formatos com os convencionais facilita os recortes e os detalhes de cada projeto, permitindo que o especificador considere a peça com a melhor medida para cada situação. “Esse pensamento abre espaço para a composição com as melhores combinações de medidas, simplificando o trabalho e reduzindo o desperdício em função dos cortes“, relata Santos. 

Nos banheiros e lavabos, bancadas e cubas esculpidas podem receber toda a beleza do porcelanato. Na imagem, o modelo Koronis, da Roca Cerámica – disponível em seis diferentes formatos, entre eles os novos 160 cm x 160 cm e 160 cm x 320 cm, nos acabamentos mate e micro crystal / Divulgação 

Entre as séries da marca Roca Cerámica, a Koronis exemplifica a completitude de tamanhos, uma vez que os porcelanatos são disponibilizados desde as medidas de 60 cm x 120 cm; 100 cm x 200 cm; 120 cm x 120 cm; 120 cm x 250 cm até os novos formatos de 160 cm x 160 cm e 160 cm x 320 cm. “Trata-se do mesmo visual total white, nos acabamentos esmaltado e esmaltado polido, que viabiliza a realização de uma arquitetura singular“, exemplifica o supervisor de vendas.

Nessa área de convivência, projeto da designer de interiores Val Fonseca e do arquiteto Fernando Fonseca, a lareira foi revestida pelo porcelanato Koronis, da Roca Cerámica | Crédito: Divulgação F3 Cortes

Tipologias de acabamento

Dentro do conceito global que as séries da Roca Cerámica entregam para construção dos espaços, a multiplicidade de acabamentos corrobora para a aplicação em conformidade com as características dos ambientes. Enquanto o piso de uma área varanda gourmet externa pode receber um porcelanato de acabamento ABS – com mais aderência e maior resistência ao escorregamento –, a bancada da pia e churrasqueira estão aptos para a instalação de um acabamento liso.

A formação de mão de obra especializada

A descoberta das vantagens e benefícios para a instalação Superformatos na movelaria abriu uma nova área de atuação para os profissionais do mercado da construção civil. Antes adaptados às características convencionais do porcelanato para a instalação em pisos e paredes – tanto no que diz respeito à espessura, quanto os tamanhos ofertados no mercado –, abriu-se um novo nicho focado no desenvolvimento de porcelanataria. Para a Roca Brasil Cerámica, o comprometimento com a especialização técnica da mão de obra faz-se de suma importância tanto em função das particularidades dos Superformatos, quanto aos atributos técnicos, o corte e a capacitação para trabalharem com movelaria. Por meio de parcerias, o incentivo para a aprendizagem qualifica os assentadores a atuarem em um amplo espectro e projetos, tornando possível que a instalação dos porcelanatos em pisos e paredes, como na produção do mobiliário para todos os ambientes.

Iniciamos uma série de treinamentos, em todo país, que reúne instaladores de porcelanato interessados em conhecer as técnicas para trabalharem com os grandes formatos. Além de receberem um certificado, estamos muito contentes pela participação maciça e o engajamento desses profissionais que estão em busca de aprimoramento e ávidos por desempenharem suas funções cada vez mais alinhadas às tecnologias e possibilidades de utilização do porcelanato”, relata Gabardo. Paralelamente ao presencial, empresa também está elaborando um conteúdo online que será disponibilizado, gratuitamente, nas plataformas de vídeos.

Com um planejamento estratégico de longo prazo, a empresa sabe que é uma questão de tempo e esforços contínuos para que os profissionais de arquitetura, design e decoração conheçam, em plenitude, as tantas possibilidades dos porcelanatos. “Trata-se de um mercado que crescerá exponencialmente nos próximos anos, conforme a popularidade dos grandes formatos aumentar”, reconhece Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.

Além da movelaria 

Uma tendência, também em ascensão, é o emprego dos Superformatos em piscinas, graças à sua resistência à oxidação, corrosão e maresia. A possibilidade de utilizar peças grandes no revestimento interno reduz a área de rejunte, minimiza os riscos de infiltrações e proporciona um acabamento impecável e seguro com opções de acabamentos antiderrapantes como grip, grip plus ou ABS (com resistência ao escorregamento). 

Porcelanato Terrain, da Roca Cerámica, no Superformato 120 cm x 120 cm e acabamento ABS, ideal para áreas de piscinas, mais resistente ao escorregamento / Divulgação

Tecnologias aliadas aos Superformatos

Combinado com o processo fabril de altíssima qualidade, os Superformatos da Roca Cerámica contam com o acréscimo da tecnologia Biosafe, que graças ao aditivo à base de nanopartículas de prata incorporado na produção, garante ambientes mais seguros em função da capacidade de eliminar 99% dos vírus em até 15 minutos. Desenvolvido com base nos conceitos da química verde, o Biosafe segue normativas internacionais, como o ISO 21702 e Jis Z 2801, que atestam a eficiência e qualidade de um padrão de segurança incomparável ao longo da vida útil dos porcelanatos. 

Sobre a Roca Brasil Cerámica  

A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira Supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 1,20 m x 1,20 m e 1,20 x 2,50 m – uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda Supercompactora – com o início da operação no segundo semestre de 2023 –, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de SuperFormatos com as medidas de 1,60 x 1,60 m e 1,60 m x 3,20 m, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.

Seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos: em 2019, tornou-se a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo que monitora os impactos de sua produção. Por meio de sua produção sustentável, emite menos CO2 tanto na fabricação, como no transporte.

www.rocaceramica.com.br  

www.incepa.com.br  

www.grupolamosa.com

Autora:

Karina Monteiro

1 COMENTÁRIO

  1. Em relação à primeira foto da página -Legno Rovere – Quarto/Divulgação, gostaria de saber onde foi adquirida esta foto, qual o arquiteto que fez este quarto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio