23.5 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Luiz Menezes da Trope participa do Mega Campinas Anime Fest pela primeira vez como convidado

Fundador da consultoria de Geração Z irá mediar um painel sobre TikTok e cultura pop

São Paulo, agosto de 2023 – No próximo dia 20 de agosto, acontece o Mega Campinas Anime Fest (MEGA CAF), o maior evento de quadrinhos, games e cultura pop da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Luiz Menezes, que é fundador da Trope, martech especializada em soluções de negócios para marcas com foco na geração Z, está com a presença confirmada.

O Mega Campinas Anime Fest acontece desde 2010 e é voltado para todas as idades e estilos. O evento traz convidados especiais para um encontro com o público por meio de painéis e interações diretas, além de contar com concursos, arena games, espaços temáticos e uma feira geek. A organização fica por conta da Avalon Eventos, empresa na qual Luiz começou seu trabalho com creator economy, há sete anos.

Menezes afirma que essa é uma oportunidade especial para sua trajetória. “Em quatro anos trabalhando com a Avalon, ajudei a organizar e produzir cerca de 50 eventos, mas essa é a primeira vez que participo como convidado. Eu gosto muito de falar que o meu primeiro emprego foi para trabalhar com creator economy quando esse nome ainda nem existia”, revela.

Na época em que começou neste universo, estava acontecendo a transição do blog para o vlog. Segundo Luiz, os eventos tradicionais de cultura pop estavam acostumados a chamar bandas e pessoas que trabalhavam com anime e dublagem. Porém, alguns youtubers maiores no momento, como Felipe Castanhari, Pathy dos Reis, Amada Foca, possuíam necessidade de altos investimentos, destoando da realidade interiorana.

Foi neste cenário que Luiz percebeu que era importante recalcular a rota. “Fizemos um estudo e concluímos que nós deveríamos convidar nomes de vlogueiros em ascensão, pessoas que estavam se destacando de forma gradual e emergente. Tínhamos que encontrar youtubers de assuntos de interesse da Geração Z, como games, k-pop, vídeos curtos, entre outras temáticas. Para que esse nicho também fosse contemplado no evento”, explica.

Ter atuado neste segmento de trabalhar com pessoas que criavam conteúdos para a internet logo no início de carreira, onde os movimentos estavam surgindo e dando seus primeiros passos, fez com que Menezes percebesse o quanto o mercado evoluiu em tão pouco tempo. Em um prazo menor do que dez anos, existem mudanças significativas para a creator economy.

Para Luiz, essas mudanças afetaram a forma de consumir conteúdos hoje em dia. “O conteúdo vertical surgiu a partir do Vine e do Snapchat, que abriram um novo portal: o short video. O Instagram fez grande sucesso quando adicionou os stories, e derrubou o Snap no Brasil. O Musical.ly foi comprado e virou TikTok. Ou seja, conteúdo curto se tornou sinônimo de hábito de consumo, trouxe uma mudança de impacto cultural”, diz.

Pelo fato de ser um assunto tão em alta e de extrema relevância, não apenas para a Geração Z, como para o público no geral, será debatido no painel ‘TikTok e cultura pop: o crescimento do conteúdo vertical e impacto na cultura pop’, no MEGA CAF, onde Luiz será o mediador. Ao lado dele, também estarão Matheus Morimura (@morimura) e Vini Fachine (@vinifachine). 

Menezes ressalta que está bastante animado para o evento. “Eu acompanhei a trajetória profissional e vi a evolução no mercado desses dois creators. É muito legal ver onde estão chegando e ter a oportunidade de estar junto com eles, no mesmo palco, para debatermos o quanto short videos afetou a economia da internet e a cultura pop de modo geral”, destaca.

De acordo com Ricardo Zanettini, que é responsável pela curadoria da Avalon Eventos, a presença da Geração Z é a peça chave para o sucesso. “Queremos ver essas pessoas vindo prestigiar o nosso evento e tendo contato com assuntos de seu interesse, mas também que estejam em posições de destaque, como em cima do palco nos painéis. Queremos dar oportunidade para a Geração Z falar e ser ouvida”, finaliza.

Sobre a Trope

Trope é uma martech especializada em soluções de negócios para marcas com foco na geração Z. Criada em 2021, a Trope tem o propósito de impulsionar o protagonismo dos nativos digitais. A empresa tornou-se especialista em cocriar projetos, prestar consultoria e fazer estudos e pesquisas que entendam os hábitos de consumo dos nativos digitais. A Trope também atua com uma aceleradora e um hub de influenciadores para talentos em ascensão. Entre os principais clientes atendidos pela Trope estão: Mondelez, Meta, P&G, Oi e mais. Mais informações no site

Autora:

Alice Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio