21 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Ouvidoria Fala.BR e a demora do INSS

O Fala.Br é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). O sistema permite a qualquer cidadão encaminhar pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria.

Por meio da Plataforma Fala.BR é possível fazer reclamações com relação a demora da Previdência em decidir processos de aposentadorias, pensões, dentre outros benefícios, e, também, com relação ao cumprimento, pelo INSS, das decisões do Conselho de Recursos da Previdência Social. Toda e qualquer falha ou ilegalidade da autarquia deve ser denunciada na ouvidoria.  

Após o protocolo da reclamação ou denúncia a plataforma permite acompanhar o andamento do processo, entrar com recursos e apresentar reclamações, tudo com base na Lei de Acesso à Informação e no Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, duas normas fundamentais na garantia dos direitos do cidadão. 

A espera pela aposentadoria é momento crucial na vida de qualquer pessoa. A verba do benefício serve para substituir rendimentos do trabalho e muito vezes sustenta todos os integrantes de uma família. A demora do INSS em cumprir com seu dever legal é um ato extremamente grave, que não pode ser banalizado.

Historicamente, os canais de ouvidoria da Previdência Social nunca foram eficazes. E de fato não há nenhuma garantia de que o Fala.BR, nos dias atuais, resolverá o problema. Todavia, esta nova fase por que passa os canais de ouvidoria precisa ser explorada pelo cidadão.

Muitas vezes o canal de ouvidoria não resolve o problema, mas o ato de protocolar a denúncia pode servir de etapa preparatória para medidas posteriores mais drásticas. Além disso, a formalização da reclamação auxiliará no levantamento de estatísticas e poderá subsidiar ações mais amplas por parte do Poder Público. 

Em razão disso é fundamental que o interessado no processo administrativo na Previdência Social se aproprie deste direito de fundamental relevância, que é o de ser ouvido pelo Poder Público, em face de ilegalidades cometidas pelo INSS.   

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=Q8qXDzcQEjw&t=5s&ab_channel=AlexandreTriches

Alexandre Triches

Advogado e professor universitário

astriches@gmail.com

http://www.alexandretriches.com.br/

@alexandretriches 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio