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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Receita recorrente com baixo investimento: o que o Microsaas pode gerar para o negócio?

Primeiramente é importante explicar que o SaaS (Software As A Service) é um tipo de solução digital que oferece serviços por meio de uma plataforma, que cresce na medida em que seus usuários determinam novas funcionalidades. Essas plataformas atuam por meio do modelo de negócios de assinaturas mensais, semestrais ou anuais e podem ser utilizadas tecnologias emergentes de acordo com as necessidades dos clientes.

Elas proporcionam algumas vantagens como redução de custos; escalabilidade e maior flexibilidade na escolha dos recursos e funcionalidades; manutenção e atualização dos softwares; maior segurança e acesso aos dados em tempo real. Dessa maneira, de acordo com um estudo feito pelo IDC, mais da metade dos investimentos em software no Brasil serão em SaaS em 2023.

Esses dados evidenciam o quanto esse modelo tem se tornado tendência no ambiente corporativo e o quanto as startups que atuam nesse segmento tem crescido de forma significativa, mesmo tendo um alto custo de investimento para implementar esse formato, principalmente no quesito experiência do cliente. 

Para tanto, é fundamental analisar o mercado que está inserido e estudar maneiras de oferecer para seu público-alvo serviços adicionais para atender um nicho específico. É justamente diante deste cenário que o MicroSaaS vem ganhando destaque no ambiente corporativo, pois garante resultados importantes e impactos positivos a curto prazo e valor mais acessível. 

Isso acontece porque os serviços MicroSaaS são aplicações baseadas em assinaturas que resolvem um problema muito específico de um nicho de mercado e segue o modelo de serviços Software as a Service. São também costumeiramente desenvolvidos por uma micro equipe, sem dinheiro externo, uma vez que eles se sustentam com os resultados alcançados pelo próprio crescimento da sua base de clientes, que são conquistados de acordo com o incremento de receitas recorrentes mensais, sem a necessidade de alto investimento em custo inicial. 

Dessa forma, por meio dessa estratégia, é possível lançar novos produtos e soluções simples sem precisar aplicar valores elevados. Assim, as empresas podem utilizar o modelo de assinaturas mensais para incentivar que seus clientes se inscrevam em serviços e recursos adicionais, o que vai permitir o acesso a uma receita recorrente. 

Nesse caso há alguns modelos de monetização que podem ser aplicados, como Per-User Model (modelo de pagamento baseado em usuário, em assinatura mensal ou anual); Tiered Model (modelo de preço hierárquico proporcional ao número de licenças ou usuários); Payment proportional to usage (valor que aumenta proporcionalmente ao uso); e Flat Price (recursos premium disponíveis a um preço único e fixo). 

A partir desses insights, concluo que o MicroSaaS será o futuro dos negócios e por isso os empreendedores devem estudar e entender como aplicá-lo ao seu negócio, principalmente porque esse novo modelo pode ser altamente rentável e sustentável a curto prazo por um baixo investimento, proporcionando assim uma receita recorrente e sustentabilidade das empresas.

Autor:

Dario Perez é CEO da Hyper Group, grupo de soluções, com a premissa de auxiliar empresas de diversos segmentos em seus processos de escala, por meio de melhores práticas de gestão, tecnologia e marketing. 

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