Jornal Tribuna

Na cidade de Álvaro Siza, Exposição Singular chega ao último porto

Por Edição Jornal Tribuna·
Na cidade de Álvaro Siza, Exposição Singular chega ao último porto

Arquiteto homenageado pela Dell Anno vai receber o livro de presenças da mostra itinerante, com mensagens de 500 admiradores de diversas cidades do Brasil

Foi com muita emoção que a Exposição Singular, iniciativa da marca brasileira de móveis planejados Dell Anno, chegou a seu último destino, a cidade do Porto, em Portugal, onde vive o homenageado Álvaro Siza, no último dia 27 de junho. Mesmo sem a presença do arquiteto português, que acaba de completar 90 anos com uma intensa agenda de atividades, cerca de uma centena de pessoas esteve na Dell Anno Porto para prestigiá-lo. Entre elas, estavam o cineasta Augusto Custódio, que dirigiu o documentário ‘Siza’; o diretor de Marketing da Dell Anno, Edson Busin; e a responsável pela loja, Amanda Baumruck.

A mostra itinerante, que fica em cartaz na unidade até o final de julho, traz fotos da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, única obra de Siza no Brasil. As imagens foram produzidas exclusivamente para a Dell Anno, e frases do arquiteto complementam a experiência sensorial. Como, por exemplo: “O que nós designamos por poético, no fundo vem disso. Essa capacidade de relacionar tudo. A base do que vem a ser o trabalho do arquiteto está na sua capacidade e possibilidade de ver, e o treino do ver. Não é o olhar, é ver”.

Foi justamente em Porto Alegre que começou a jornada “de Porto a Porto” da Exposição Singular, que se encerra agora, após passar por diversas cidades brasileiras com presença da marca. Ao longo dessa trajetória, o livro de presenças da mostra recebeu cerca de 500 mensagens, de arquitetos, decoradores e admiradores da obra de Siza. Esse registro foi o presente da Dell Anno por seus 90 anos, celebrados no último dia 25. Representando Siza, Custódio recebeu o livro das mãos de Busin.

“É uma honra ter em nosso país um projeto de Siza, e ter registrado imagens do mobiliário Dell Anno no espetacular prédio da Fundação Iberê Camargo. O resultado é a Exposição Singular, que cruzou o Brasil, de Porto Alegre a Manaus, e o oceano, até chegar aqui, no Porto, cidade de Siza. Reforçando assim também a estreita relação entre Brasil e Portugal. Dividimos a mesma língua, costumes e a admiração pela arte e a arquitetura dos grandes mestres, o que se traduz nesta mostra”, pontuou o executivo.

Campanha Singular

A campanha Singular da Dell Anno estabeleceu um paralelo com a obra sublime de Siza, ao mesmo tempo em que homenageava seu legado de simplicidade e sofisticação, que lhe rende reconhecimento a nível mundial e o torna grande influência arquitetônica da atualidade. Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio da Fundação Iberê Camargo está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e possui obras do artista que dá nome à instituição. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em cimento, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou a sua arte. A Exposição Singular traz um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

As imagens da mostra traduzem o interesse de Siza pela escultura, marca registrada nos seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. Nesse diálogo se estabelece a sintonia da Dell Anno com os valores do trabalho do arquiteto, bem como no uso recorrente de pedras, que conecta com a própria região de origem da marca, em Bento Gonçalves (RS/Brasil), onde o solo de pedra basáltica é abundante e amplamente utilizado na arquitetura.

Indo além na homenagem, a Dell Anno traduziu em produto essa referência, apresentando a coleção Mimesis, que incorpora as superfícies Dekton, um produto carbon neutral desenvolvido pelo Grupo Cosentino. Évora Mimesis, de tonalidade branca, e Porto Mimesis, de tonalidade cinza, são as superfícies apresentadas pela campanha Singular, onde a pedra torna-se solução para o mobiliário. Os produtos estão conectados com a assinatura mais característica do trabalho de Álvaro Siza, que explora amplamente o uso desse material na conexão da arquitetura com a natureza.

Serviço:

Exposição Singular Porto

Visitação: até 31 de julho, de segundas a sextas-feiras, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h

Onde: Dell Anno Porto (R. João de Barros 86, Porto, Portugal)

Ficha Técnica

Exposição SINGULAR

Prédio: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre

Arquitetura: Álvaro Siza

Criação: Rodrigo Silva e equipe de Marketing Dell Anno

Galerista responsável: Thiago Araújo

Fotografias: Roberto Majola para Dell Anno

Vernissage/Design Talk: Beth Venzon

Assessoria de imprensa: Moglia – Comunicação Corporativa

Hotsite: www.dellanno.com.br/exposicaosingular 

Sobre Álvaro Siza

Álvaro Siza é um dos grandes nomes mundiais da arquitetura e urbanismo modernos e um dos mais importantes profissionais de Portugal. Próximo de completar 90 anos, tem sua assinatura em obras de todo o mundo, tendo entregue o seu primeiro projeto arquitetónico em 1954, antes mesmo da conclusão dos estudos na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo quatro casas em Matosinhos, a sua cidade-natal. No seu currículo, teve a oportunidade de trabalhar com o arquiteto Fernando Távora.

Arquiteto e professor apaixonado, coleciona passagens por instituições como Harvard, Universidade dos Andes, Politécnica de Lausanne e Universidade do Porto, onde leciona desde 1966 até hoje. Em 1992 alcançou o prémio máxima da arquitetura – o Prêmio Pritzker. No Brasil, a sua grande obra é o prédio da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, projeto que foi vencedor do Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e ganhou o Mies Crown Hall Americas Prize (2014).

Sobre a Dell Anno

A Dell Anno é uma das mais reconhecidas marcas de móveis  do Brasil, referência de estilo, sofisticação e bom gosto. Os seus móveis são produzidos há 37 anos pela Unicasa Móveis, num dos maiores e mais modernos parques industriais da América Latina – são mais de 50 mil m² situados na Serra Gaúcha, principal polo da indústria de mobiliário do país. A empresa é, atualmente, a única neste segmento listada na Bolsa de Valores de São Paulo, processo iniciado em 2012, que implica o máximo compromisso com o profissionalismo e transparência.

No seu DNA, a Dell Anno carrega a cultura da alta tecnologia, agregando diferenciais de fábrica e maquinário alemão de ponta, como uma linha de pintura robotizada de lacas e uma linha de produção flexível, com possibilidade de oferecer variações milimétricas nas medidas de peças e assim adequar os projetos a diferentes particularidades. Os produtos são pensados por uma equipa própria de arquitetura e design, sempre em sintonia com os principais movimentos de comportamento e design ao redor do mundo.

A Dell Anno é voltada a um público exigente. O seu posicionamento está estrategicamente identificado com a união entre a moda, arquitetura e arte, traduzida no Home Styling, o conceito de “vestir a casa”. Posicionamento que culminou, ao longo de sua trajetória, em parcerias com renomados estilistas assinando superfícies exclusivas, como Reinaldo Lourenço, Animale, Pedro Lourenço, Glória Coelho e Isabela Capeto.

Sendo uma marca diferente, ultrapassa as questões de forma e funcionalidade para “fazer com que a moradia seja a extensão do estilo de vida das pessoas”, afirma Edson Busin, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell Anno.

Sobre o Grupo Cosentino

O Grupo Cosentino é uma empresa familiar espanhola global que produz e distribui superfícies inovadoras de alto valor para o mundo da arquitetura e design. Como empresa líder, junto com os seus clientes e parceiros, imagina e antecipa soluções que proporcionem design, valor e inspirem a vida das pessoas. Este objetivo é possível graças a marcas pioneiras e líderes nos seus respectivos segmentos como Silestone®, Dekton® ou Sensa by Cosentino, superfícies inovadoras que permitem a criação de ambientes e designs únicos para o lar e espaços públicos.

O Grupo Cosentino distribui os seus produtos e marcas em mais de 110 países a partir de sua sede em Almería (Espanha). Atualmente, a multinacional está presente em 40 países, e opera através dos seus Cosentino Centers e Cities próprios em 30 deles. A multinacional possui oito fábricas de produção (sete em Almeria/Espanha e uma no Brasil), um Centro Logístico Inteligente em Espanha e mais de 140 instalações comerciais e de distribuição em todo o mundo. Em Portugal dispõe de dois centros de exposição, armazenamento e logística, situados em Lisboa e no Porto, e um showroom Cosentino City situado em Lisboa

Autora:

Letícia Heinzelmann

Comentários

Deixe um comentário