Apesar da complexidade macroeconômica e da redução da demanda, grupo aumentou suas vendas em 1,9%, alcançando um resultado líquido de 42 milhões de euros;
Grupo Roca segue no caminho do crescimento graças à sua flexibilidade, adaptabilidade e busca pela excelência em todos os seus processos;
Em termos de sustentabilidade, reduziu suas emissões de CO2 de escopo 1 e escopo 2 em 39%, desde 2018
O Grupo Roca, líder mundial no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para banheiros, fechou o exercício de 2022 com um volume de negócios de 2,092 bilhões de euros, montante que representa o percentual de 1,9% a mais que em 2021, apesar da diminuição dos níveis de procura, justificada, em grande parte, devido ao aumento do custo da energia, a elevação da inflação a nível mundial e o impacto negativo do desinvestimento na Rússia.
Em seu balanço, o Grupo obteve um resultado líquido de 42 milhões de euros, mantendo sua tendência de crescimento graças à melhoria contínua da eficiência dos seus processos produtivos, implementação de operações comerciais flexíveis e adaptáveis às diferentes necessidades locais e aplicação de políticas de redução e controle de custos de produção. O EBITDA subiu para 356 milhões de euros, equivalente a 17% do volume de negócios.
Na evolução das vendas, o Brasil e países como Índia, China e Espanha mantiveram um crescimento sustentado desde 2014, exceto pelas consequências da Covid, em 2020.
O CEO do Grupo Roca, Albert Magrans, destacou que “em ano tão complicado como este, nossos profissionais fizeram valer o seu envolvimento e esforço, prolongando o crescimento da empresa”. Ressaltou ainda que “o patrimônio líquido subiu para 1,7 bilhões de euros, refletindo a solidez financeira do grupo, que baseia o seu crescimento no autofinanciamento através do reinvestimento dos lucros“.
135 milhões de euros de investimento, 8,9% a mais comparado com 2021
A empresa aumentou o esforço de investimento para 135 milhões de euros, comparado com os 124 milhões de euros em 2021 que, por sua vez, foram maioritariamente alocados em projetos de expansão e melhoria da capacidade produtiva das fábricas localizadas Brasil e na Índia; uma nova fábrica de bases de ducha em resina e banheiras na Polônia; expansão do segmento de mobiliários de banheiro na Espanha e em Portugal, bem como os investimentos na descarbonização, circularidade e sensorização, que garantem o desenvolvimento de todos os centros produtivos em termos de digitalização, sustentabilidade e uso eficiente de recursos.
Entre os resultados, a empresa executou com sucesso a conversão para centro logístico de uma antiga fábrica situada na Croácia, transformando-a num hub que serve os principais mercados da Europa Central.
Sustentabilidade: progresso rumo à meta de neutralidade de carbono até 2045
Desde o lançamento de seu plano de descarbonização em 2018, o Grupo Roca alcançou uma redução de 39% em suas emissões de CO2 de escopo 1 e 2. Nesse panorama, também reduziu, em 47%, sua intensidade de utilização energética e, só em 2022, instalou mais de 10 mil painéis fotovoltaicos em múltiplas localidades em países como Espanha, Portugal e China, atingindo um total de 21.800 painéis em instalações do grupo em todo o mundo.
Da mesma forma, o plano de eficiência hídrica iniciado nas fábricas de Burgos (Espanha), Eskisehir (Turquia), Settat (Marrocos) e Cantanhede (Portugal) , todos realizados em em 2021, continua a avançar. Com isso, já foi possível obter uma redução de 47% no consumo de água e uma queda de 55% na intensidade do uso dos recursos hídricos nos últimos cinco anos.
Além disso, o Grupo Roca conseguiu atingir um nível de 74% de reintrodução ou reciclagem de seus resíduos e uma redução de 54,6% em sua intensidade de geração de rejeitos em igual período.
Desenvolvimento de Centros de Competência
Um dos principais marcos na adaptação das capacidades do Grupo Roca ao mercado é a extensão do modelo industrial dos Centros de Competência, que permitem à empresa responder com maior agilidade, eficiência e sustentabilidade as tendências e demandas dos usuários. Esses centros constituem-se em polos de conhecimento e tecnologia que coordenam as ações de todo o grupo em suas respectivas categorias.
A integração das unidades da Royo e da Sanit dentro rede industrial do grupo, por meio da aquisição em 2021, potencializou particularmente a consolidação deste modelo, reforçando a oferta global da empresa de soluções integrais de banheiro e incluindo todas as categorias de produtos além das louças sanitárias: torneiras, banheiros móveis, sistemas de instalação, biombos e acessórios, compósitos e banheiras de aço.
Crescimento e investimento continuam em 2023
Durante o ano de 2023, o Grupo Roca continuou a consolidar sua política de aquisições através da transação da empresa norte-americana Madeli. O grupo anunciou a compra da empresa de móveis e espelhos para banheiros, sediada na Flórida (EUA), com 500 pontos de venda nos país norte-americano, ajudando a fortalecer essa categoria de produtos e gerando um efeito cascata estratégico em um mercado onde o mobiliário assume o peso de que influencia na decisão de renovar.
Este ano também foi proveitoso, em termos de investimento em inovação, por meio da plataforma Corporate Venture Capital e CVC do Grupo Roca: Roca Group Ventures. Além da realização de um investimento inicial na Aquí Tu Reforma (ATR), plataforma digital para reformas de residências destinada à melhorar a experiência do usuário final, analisou mais de 120 startups. A plataforma também fechou várias colaborações, por meio de provas de conceito (POC), que foram baseadas em produtos de banheiro conectados, gerenciamento de falhas, novas tecnologias e reputação digital.
Sobre o Grupo Roca
O Grupo Roca é líder mundial em design, produção e comercialização de produtos de banho para arquitetura, construção e design de interiores. Fundado em Barcelona em 1917, combina tradição e conhecimento com paixão pela inovação e respeito pelo meio ambiente com o objetivo de atender às necessidades das pessoas e contribuir para a melhoria do bem-estar da sociedade.
Com o princípio da sustentabilidade no centro e na raiz de todas as suas atividades e com o objetivo de legar um planeta melhor às gerações futuras, o Grupo Roca implementa esta cultura nos 170 países em que opera e nas suas 76 fábricas através do compromisso diário de seus mais de 21.000 funcionários.
Este grupo familiar é líder de mercado na Europa, América Latina e Índia. Também tem forte presença na Ásia, Oriente Médio, Austrália e África. Como resultado, é líder mundial em seus negócios.
Autora:
Heloisa Vieira