Franquia Zé Coxinha está presente em três estados e projeta triplicar o número de unidades até o final do ano
Apaixonada por coxinha, como todo brasileiro, uma capixaba de 22 anos teve a ideia de unir essa paixão com o seu sonho de empreendedorismo. Em 2011, fundou a Zé Coxinha, primeira rede de vendas de salgados na caixinha do país. A sua meta era ter produtos de alta qualidade, muito saborosos e com preço acessível como grandes diferenciais para a sua marca.
Com o sucesso inicial do negócio, a empresa se uniu ao grupo Nazca Co – especialista em gestão e reestruturação de negócios – em 2019, com o propósito de profissionalizar ainda mais a marca, entrando para o mundo das franquias. O objetivo era atingir um número cada vez maior de clientes, por meio da rede de distribuição e lojas franqueadas.
A fábrica foi reformada e adaptada para atender as exigências legais de uma empresa de alimentação. Alguns produtos foram retirados do catálogo e outros acrescentados para atender as necessidades e aumentar o tíquete médio. Os produtos também foram reformulados, novas receitas foram criadas para melhorar a qualidade e o sabor. Foram investidos cerca de R$2,5 milhões para que a fábrica tivesse capacidade para abastecer as franquias, que já tinham uma alta demanda pelo formato inovador.
Hoje, a fábrica do Zé Coxinha ocupa uma área superior 1.000 m², produzindo mais de 20 mil salgados por hora. Todos os dias são usados mais de uma tonelada de farinha e 600 quilos de frango. São mais de 12 milhões de mini coxinhas produzidas por mês e a empresa tem capacidade de aumentar ainda mais essa produção. O controle de qualidade é aplicado a todos os produtos e os lançamentos só ocorrem depois de passarem diversos testes que garantem o padrão e o sabor característicos da marca.
Contando hoje 40 unidades franqueadas, a rede Zé Coxinha diversificou os seus produtos e passou também a comercializar, além da coxinha, outras delícias que os brasileiros amam, como quibe, bolinha de queijo, pastéis, churros e outros salgados em miniatura. Vendidos em caixas de tamanhos e preços variados, que custam a partir de R$3,99, os salgados vendidos pela rede geram um excelente lucro para o franqueado. O segredo para que os preços dos produtos sejam os mesmos em qualquer unidade do país é o bom relacionamento com os fornecedores.
O nome Zé Coxinha veio da ideia era deixar a marca mais próxima das pessoas, como se ela fosse um nome próprio. E tem nome que seja mais a cara do Brasil do que Zé?
Para ser um franqueado do Zé Coxinha, a rede busca empreendedores que gostem de desafios, tenham foco nos resultados e consigam se dedicar na operação de sua unidade, além de disponibilidade para gestão do negócio, ser dinâmico, gostar de trabalhar em público e, acima de tudo, tenha comprometimento.
A empresa dispões de inúmeras vantagens para os seus franqueados, como fábrica própria, baixo investimento e custo operacional, implementação ágil, operação simples, mix de produtos, suporte antes e depois da inauguração. São oferecidos também treinamentos em todos os aspectos do negócio, apoio para implantação da unidade, acompanhamento da implantação por um consultor especializado, plano de marketing de inauguração, acompanhamento na inauguração e consultoria contínua ao negócio.
A empresa encerrou 2022 com 35 lojas e receita R$18,4 milhões (distribuídos em rede e fábrica). Para esse ano, objetiva a abertura de 67 novas unidades, chegando a 102 e faturamento anual de R$51 milhões.
RAIO- X da Franquia
Investimento Inicial: R$100 mil
Unidades em operação (próprias + franqueadas): 40
Taxa de Franquia: R$38 mil
Capital de Giro: R$10 mil
Fundo de publicidade: 1% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: R$48 mil
Royalties: 10% sobre as compras na fábrica do Zé Coxinha
Faturamento médio: R$500 mil/ano
Prazo de retorno: 12 meses
Duração do contrato: 5 anos
Rentabilidade: 15% a 20%
Autora:
Karol Romagnoli